P: Johnny, por que eu tenho medo ser golpeado e o que eu posso fazer?
O medo de ser atingido apavora até o melhor de nós. Eu vi dúzias de atletas surpreendentes… todos talentosos, inteligentes, rápidos, fortes… todos reduzidos a sacos de pancadas facilmente fatigados no ringue por causa deste medo.
E este é um problema comum ESPECIALMENTE entre iniciantes que estão aprendendo como boxear. Quero dizer… como você espera que alguém lute bem se ele está com medo de ser atingido? É praticamente impossível.
Felizmente, EXISTE uma solução e QUALQUER UM pode superar este medo…
Entendendo seu medo de ser golpeado
A primeira coisa é… você tem que saber porque está com medo dos golpes. Na minha opinião, isto se resume em dois motivos:
- porque o golpe machuca
- porque você não consegue vê-lo
Ser golpeado não é um sentimento bom. Golpes machucam! Não é sorvete, não é uma massagem nas costas, não é um presente de aniversário. É DOLOROSO! Você não tem que gostar disso, ok? Logo de cara, se você está tomando golpes que sejam muito duros e muito doloridos, você ficará com medo. Não há como contornar isso. Qualquer coisa que te machuque, irá te assustar. Na realidade… qualquer coisa que POSSA te machucar, irá assustá-lo.
Segundo, existe uma grande chance de você não ver os golpes. Imagine ouvir um som assustador no canto da parede mas você não consegue ver o que é. É arrepiante pra caramba! Imagine tentar lutar com seus olhos fechados. Quando você não sabe o que esperar, esta ambiguidade pode acabar com a sua confiança.
Perdendo o medo de ser golpeado
Primeiro… você deve boxear no seu nível
Não vá mais rápido ou pesado do que você consegue lidar. Não lute com um cara com muito mais experiência, tamanho, velocidade e força que você (a menos que, ele pegue leve com você). Com tempo e prática, seu corpo reagirá melhor e será capaz de levar golpes mais fortes sem sentir dor. Não é uma questão de ser durão, mas reflexos naturais e instantâneos desenvolvidos com o tempo que permitirão a você fazer isso. Não é diferente de conseguir reagir rápido em outros esportes.
Segundo… faça sparring lento
Ir devagar no sparring é algo que venho defendendo a muito, muuuuiiiitttto tempo. Você provavelmente tem me ouvido repetir isso através de inúmeros vídeos no YouTube e outros artigos. E eu acho que as pessoas confundem o POR QUE eu recomendo tanto sparring lento.
Fazer sparring lento não é sobre você lutar em uma velocidade lenta e “pegar leve” com você. Fazer sparring lento irá te AJUDAR A VER MAIS DETALHES. O problema com muitos iniciantes é que eles realmente não tem habilidade suficiente para ver os golpes. Eles não são capazes de diferenciar os tipos de golpes até que seja tarde demais. É um jab ou um cruzado de esquerda? É um cruzado na cabeça ou no corpo? É um direto ou um overhand de direita? Alguns iniciantes não conseguem nem mesmo ver o golpe vindo até que já esteja na metade do caminho… e neste ponto já é tarde demais.
E então eu recomendo fazer sparring devagar para ajudá-lo a pegar dicas visuais e detalhes de como diferentes lutadores se movem. Às vezes eles giram certas partes do corpo e demonstram seus movimentos bem suavemente. Não é importante que você perceba isto conscientemente e seja capaz de me dizer como cada um lança certo golpe (apesar de não ser uma má ideia)… mas é importante que você fique confortável com estes movimentos pouco a pouco, seu corpo aprenderá como reagir NATURALMENTE a esses movimentos súbitos sem que você precise pensar nisso.
Fazer sparring devagar ajuda você a ver mais detalhes sutis
e ver a intenção do golpe do seu oponente.
Então, sparring lento não é realmente “pouca intensidade” ou “pensamento lento”. Você ainda terá q fazer um monte de raciocínio e processar tantas informações quanto você puder. Enquanto em um sparring com velocidade alta, iniciantes tipicamente dependerão de instintos brutos e memória muscular (o que resulta em terríveis resultados para lutadores destreinados)… sparring lento oferece aos iniciantes a chance de realmente pensar e fazer. Há tempo para os iniciantes processarem as informações e colocarem os padrões e movimentos de seus oponentes na memória. Eles não apenas não estão se machucando, eles também estão aprendendo.
Sparring lento te dá a chance de ver mais, e quanto mais você vê, mais informação você tem para ajudá-lo a decidir como reagir propriamente.
O verdadeiro problema por trás desse medo
Eu sinto realmente que o problema vem dos iniciantes se esforçarem demais. Todos eles tem essa expectativa surreal que assistem na TV, filmes e vídeos do YouTube que eles realmente podem canalizar o espírito do Mike Tyson depois de uma semana de treino. É impossível. Imagine um surfista iniciante tentando pegar uma onda de 4 metros no seu primeiro dia. Pode apostar que ele será dizimado rapidamente.
Agora, não estou dizendo que iniciantes NÃO DEVEM se desafiar, mas eu acho que isto deve ser feito com moderação. Claro… você sempre encontrará caras aqui e ali que autenticamente crescem com uma mente forte e não tem medo e, claro, ESTES caras podem fazer isso. Mas se você não é como eles, então você precisa pegar leve ou então você irá se machucar – fisicamente e emocionalmente. E ser destruído emocionalmente leva uma eternidade para se recuperar.
Apanhar não faz de você um lutador melhor
Claro, isto TORNA você mais resistente. Mas também TORNA você um lutador mais machucado psicologicamente. Seu ego consegue suportar muito abuso antes da sua auto estima ficar machucada. Eu aposto com você agora que os lutadores mais confiantes que você vê na academia não serão os que mais apanharam.
Frequentemente, a razão pela qual os lutadores ficam com medo de serem atingidos é porque eles se submeteram a pancadas muito fortes. Eles de alguma forma colocaram em suas cabeças que eles precisariam tomar golpes fortes para aprender como lutar.
weverton dias
A tempos venho esquadrinhando a internet em busca de um site tão informativo quanto este. Tenho pouco mais de 07 meses praticando e gosto de sempre buscar por dicas para aprimoramento. Já recomendei a outras pessoas.
Parabéns.
Glauco
Sou um lutador de kickboxing já faz alguns anos, já competi, gosto de chutar e tal, mas o boxe sempre foi minha paixão! sempre confiei mais em minhas mãos que nos meus pés, apesar de ter nocautes em meu carteu por chutes. Gosto muito desse site, é excelente. Mas confesso que tenho o oposto desse problema, eu gosto de ser golpeado, me sinto bem, me dar prazer em receber um forte golpe, sei que é perigoso e rerrado e estou buscando melhorar isso.
Igor
Finalmente vejo alguem recomendamdo sparring lento!!! Parabens!!!
Gabriel
Eu tenho 17 anos e, quando eu tinha 15 no começo de 2017 eu lembro que estava brincando de pique esconde. Eu pedi informação pra um garoto e ele me tratou mal ,eu meio que nao deixei barato e tratei ele mal só que logo depois meio q surgiu uma discussão entre eu e ele ,daí ele me deu um soco e eu meio que fiquei paralisado ,não consegui reagir. e fui embora e eu fico pensando ate hoje o porquê de eu ter ficado assim. Logo esse ano aconteceu quase a mesma coisa um rapaz me ameaçou e eu não consegui reagir. Eu li a sua publicação nesse site e meio q me senti bem pq eu quero resolver esse problema ,eu tenho uma namorada e tenho medo de não conseguir proteger ela por causa desse medo. pensei em ir pra uma academia de luta pra ver se eu supero isso. Porque eu nao posso viver a minha vida como um covarde. Se vc puder me responder ou conversar comigo sobre isso eu agradeço muito.
Leonardo
eu também tenho 17 com o mesmo medo, iniciei o muay thai agora e já praticava jiu jitsu, o medo esta ligado a emoções muito forte, o que esta me ajudando é o seguinte, você tem que visualizar o sucesso por mais que esteja tremendo, um lutador disse o seguinte uma vez ” eu não me vejo perdendo para ninguém. o sucesso é uma questão mental” sempre fale assim para sua mente ” Eu sou seu dono, eu vou ser o melhor, eu irei alcançar aquilo que desejo” parece bobo, mais eu li em um livro de auto ajuda estudado por psicólogos o nome é ” O poder do subconsciente” , se vc comprar vai ajudar muito você, e lembra a luta não serve para se mostrar, mais para dominar o medo e manter disciplina. Ultima coisa, caso alguém queira te bater deixe-o chegar perto e acerto o joelho empurrando para trás e assim ira quebrar, vc não deve ter medo e nem piedade. sempre visualize aquilo que vá fazer vc ganhar e deixar o adversario oimobilizado