Você está treinando no saco de pancads? Ou o saco de pancadas está treinando em você?
Treinar no saco de pancadas é mais do que simplesmente atacar até que você desmaie. Acredite ou não, o treino no saco de pancadas não tem a ver com força.
Para aqueles que INSISTEM em não treinar corretamente no saco de pancadas, essa é para vocês.
Como Treinar no Saco de Pancadas
1. Bons Golpes
Antes de mais nada, o saco de pancadas serve para você desenvolver sua técnica. Boa técnica, significa que seus golpes terão efeito chicote e que serão fluídos.
Efeito Chicote
Você já deve ter escutado treinadores dizerem “bata no saco de pancadas sem empurrar”. Golpes que empurram são aqueles golpes que tentam atravessar o alvo, no caso, o saco de pancadas. Um golpe com efeito chicote é aquele que toca o alvo e retorna para a guarda logo após o impacto. Ele retorna não porque você puxa o punho, mas sim porque você deixa o impacto do golpe rebater seu punho para sua guarda.
Golpes com efeito chicote normalmente são melhores do que golpes que empurram! Lutadores experientes utilizam somente golpes com efeito chicote. Leva tempo para aprender da forma correta, mas isso é fundamental se você deseja aprender a golpear corretamente. Isso permite que você golpeie mais rápido e mais forte, gastando menos energia. Escrevi um guia sobre golpes com efeito chicote há algum tempo atrás: Como Golpear Com Efeito Chicote (video do Youtube)
Golpes Fluídos
Golpes fluídos são aqueles que acertam o alvo em sequência. Não tem a ver com quais golpes você lança, mas sim COMO os lança. Os golpes fluídos aparecem quando você consegue se movimentar de maneira relaxada, lançando combinações de golpes. Golpes NÃO FLUÍDOS são aqueles que você precisa posicionar sua base e fazer força para lançá-los.
Para lanças golpes fluídos você deve deixar seus punhos atacarem repetidamente, e o som da combinação será como “rat-ta-tat”, com PEQUENAS pausas entre as combinações, para esquivas ou movimentações. A pausa NUNCA é maior do que 3 segundos, e mesmo assim essa pausa ainda é grande. O desafio é fazer com que os golpes sejam naturais. Alguns golpes da combinação serão fortes, mas a maioria deve utilizar de 50% a 70% da sua força, com ênfase na velocidade e no efeito chicote. Você deve estar calmo e olhando no alvo enquanto se movimenta. Não ataque como um maluco.
Bons golpes tem efeito chicote e fluidez,
NÃO empurrões e pausas longas.
2. Bom Trabalho de Pernas
Um bom trabalho de pernas é um requisito básico, mas muitos iniciantes tem trabalhos de pernas horríveis porque treinam demais no saco de pancadas. Aqui estão algumas coisas que você deve considerar para evitar o desenvolvimento de vícios e maus hábitos.
Base
Mantenha seus pés firmes e e guarda encaixada. Não apoie-se no saco de pancadas ou empurre com o ombro como se estivesse fazendo um clinch. Apoiar os ombros no saco de pancadas (especialmente para iniciantes) fará com que você perca o equilíbrio quando for lutar. Um oponente mais esperto poderá facilmente te desequilibrar e contragolpear você. Lutadores iniciantes devem aprender como manter o equilíbrio para atacar e defender ao mesmo tempo.
Caminhando
A caminhada não significa abaixar a guarda e caminhar ao redor do saco de pancadas, significa manter a base enquanto você se desloca ao redor do saco de pancadas. Não cruze as pernas, tente visualizar seu trabalho de pernas como se fosse uma caminhada, ao invés de pulos. O erro mais comum dos iniciantes é ficar pulando desnecessariamente. Esse mau hábito faz com que você perca a noção da distância de ataque, desperdice energia, e tenha uma base mais fraca, limitando o movimento do seu corpo.
Um bom trabalho de pernas
significa manter a postura e caminhar,
NÃO se curvar e ficar pulando.
Explicação de como bater em um saco de pancadas.
Vídeo rápido. Atacando o saco de pancadas!
O problema #1: Se concentrar muito na força
O treino no saco de pancadas nada mais é do que lançar bons golpes e uní-los a um bom movimento corporal. É tão simples, mas poucos fazem corretamente. A causa disso é a tendência natural de querer golpear o mais forte possível. Bater forte é legal e dá uma sensação ótima. O som de *crack* após cada pancada é gratificante. E quanto mais forte você bate, melhor você se sente.
O problema é: oponentes de verdade não são como o saco de pancadas. Eles não vão ficar te esperando. Eles se movimentam e contragolpeiam. Quanto mais descuidado você for com sua guarda, mais forte eles irão te contragolpear. Quanto mais forte você acertar eles, mais forte eles vão te acertar.
Por fim, você deve lembrar que lutar contra oponentes vivos tem mais a ver com habilidade e velocidade do que simplesmente força pura. Talvez você até perceba que os outros lutadores que treinam no punching ball ou teto-solo estarão mais capacitados e com um boxe de nível superior. Esqueça sua ambição por força e novas portas se abrirão para você.
Golpes fortes surgem de uma boa técnica, precisão, e coordenação,
ao invés de força muscular.
Leia meus outros guias sobre treinamento no saco de pancadas:
Marcos Cruz
Boa tarde,
Em relação ao jogo de pernas, quando você utiliza os passos e quando se faz necessários os pulos, avançando e retrocedendo?
Kauan
Encontrei um erro de digitação no site: “Você está treinando no saco de *pancads*? Ou o saco de pancadas está treinando em você?” Espero ter ajudado.