Sua postura de boxeador e a posição dos seus pés determinam a eficiência do seu ataque, defesa e trabalho de pernas. Aprenda a postura correta para o boxe; o que ela é e, mais importante o que ela faz.
O Que é a Postura Perfeita para o Boxe?
Está é uma pergunta complicada já que existem tantas posturas diferentes por aí e muitas irão funcionar perfeitamente bem em diferentes situações. A ideia por trás da postura “perfeita” para o boxe não é uma única postura em particular, mas é uma que maximiza suas forças no ringue enquanto minimiza suas fraquezas tanto quanto possível. A postura perfeita será aquela que se encaixa melhor no seu estilo, suas habilidades e suas capacidades e, talvez não seja a mesma do seu boxeador favorito.
Qual postura será boa para você?
A melhor postura no boxe para você será o equilíbrio entre múltiplos atributos importantes para lutar. A postura perfeita te dará:
- Força de Ataque e Defesa
- Alcance e Equilíbrio
- Flexibilidade e Segurança
- Estabilidade e Mobilidade
A postura correta lhe dará força sólida em cada mão e ainda permitirá a você se defender com eficiência se você for contra-atacado. A postura correta no boxe dará a você um bom alcance com ambas as mãos sem que você precise avançar muito para deferir o golpe ou ficar vulnerável e ser levado a perder o equilíbrio. A postura correta permitirá a você lançar uma grande variedade de golpes sem deixá-lo totalmente exposto. Por último, a postura correta para você permitirá que você fique firme no chão mas ainda tenha habilidade de se mover fora do alcance se for necessário. Novamente, a postura perfeita é equilibrada — ela dá a você força sem te deixar exposto.
Posição dos Pés
A posição dos seus pés é provavelmente o aspecto mais importante da sua postura no boxe. A posição dos seus pés determina suas vantagens e desvantagens no ataque, na defesa ou na mobilidade. Porque tudo começa pelo chão, é crucial que você aprenda a posição correta dos pés antes de outros aspectos (posição das mãos) da posição para o boxe.
Alinhamento Dedo-Calcanhar
A primeira coisa que qualquer boxeador deve aprender quando se fala sobre posição básica é o alinhamento dedo-calcanhar. Simplesmente separe seus pés na mesma distância dos seus ombros (ou talvez alguns centímetros a mais) e os coloque alinhando na linha dedo-calcanhar. Abaixo eu mostro algumas (simples) ilustrações de diferentes formas de posicionar seus pés ao longo do alinhamento dedo-calcanhar e como essas posições afetam sua habilidade de boxear. O alinhamento dedo-calcanhar servirá como um excelente guia para boxeadores iniciantes que queiram aprender como posicionar seus pés corretamente.
ILUSTRAÇÕES SOBRE AS POSIÇÕES DOS PÉS
Um bom posicionamento dos pés dá a você um sólido equilíbrio sem sacrificar sua mobilidade. Você tem boa força e alcance com ambas as mãos e ainda posiciona seu corpo em um ângulo que facilita a defesa.
Este posicionamento te deixa com facilidade para ser agressivo e perseguir seu oponente com grandes ganchos com qualquer uma das mãos. Seu corpo está virado muito para frente então sua mão direita não conseguirá um bom giro, te deixando com menos força nos diretos de direita e esquerda. Seu corpo estará bem exposto facilitando o acerto de golpes do seu oponente. Você também terá dificuldade de se mover para trás e perderá o equilíbrio facilmente se seu oponente avançar para cima de você.
Esta posição tem os mesmos problemas de estar com o pé de trás muito para frente. Sua posição ainda é muito quadrada, facilitando os golpes que seu oponente lança no centro. Pode ser difícil defender ou contra-atacar os golpes se ele lançá-los em cima ou embaixo, na sua cabeça e no corpo. Você ainda estará vulnerável a quedas para trás e seu jab terá um alcance menor.
Está posição geralmente é utilizada por boxeadores que tem como base as artes marciais. O primeiro problema é que a mão mais forte, o direto, está muito longe, tornando difícil acertar uma combinação 1-2 em seu oponente. Outro problema é que você perde o equilíbrio sempre que ele lançar um cruzado de esquerda; você perderá o equilíbrio para a esquerda mesmo que você consiga bloquear. Esta posição também te deixa vulnerável para seu oponente sair de lado e passar pelo seu jab. Se ele colocar o pé direito fora do seu pé da frente, ele conseguirá acertar você com as duas mãos enquanto seu jab estará muito perto para causar qualquer dano e sua mão direita estará muito longe para fazer toda a rotação até chegar ao oponente. Você estará levando golpes constantemente ou será forçado a correr (que é a única vantagem dessa posição).
Esta posição parece boa, exceto pelo problema que as pessoas não percebem que está muito afastado – o que significa pouco equilíbrio e baixa mobilidade. Muitos boxeadores acreditam que alargar a posição dá a eles mais equilíbrio, mas na verdade estão errados. Uma posição mais fechada de dá mais equilíbrio, e não uma posição mais aberta. Uma posição mais aberta pode te deixar mais vulnerável a ser desequilibrado. Esta posição também tem o problema de ser muito longa para a mão direita alcançar o oponente. Pior de tudo, a posição afastada te dá pouca mobilidade. Porque seu pé já está esticado, ele não será capaz de dar grandes passos quando você quiser se mover. A maioria das pessoas com posições abertas acabam tendo que pular sempre que eles querem se mover porque seus pés estão presos ao chão. Isto queima energia e torna difícil manter seu pé no chão, o que por sua vez reduz o poder de seus golpes.
Princípios Gerais da Posição para o Boxe
PARTE INFERIOR DO CORPO
O calcanhar do pé de trás está sempre ligeiramente levantado. Manter-se no peito do seu pé traseiro te dá mais mobilidade. O calcanhar do pé da frente pode ficar no chão, mas tente manter mais peso na parte da frente do seu pé. Seus pés estão separados na distância dos seus ombros ou um pouco mais afastados.
Seus joelhos sempre estarão flexionados. Isto te dá mais força, mais equilíbrio e mais mobilidade. Seu quadril sempre estará relaxado e pesado, o que te dará ainda mais equilíbrio e força. Boxeadores que contraem a parte de cima de seu corpo geralmente sobem seu quadril o que fazem com que percam o equilíbrio facilmente e também queimem energia mais rápido.
Seu peso está distribuído aproximadamente 50/50 entre sua perda dianteira e a perna traseira. Você também pode distribuir em 55/45, dando a perna traseira um pouco mais de peso. O erro mais comum é colocar muito peso no pé dianteiro, o que torna difícil para você se afastar rápido e também tira um pouco de força do seu direto.
PARTE SUPERIOR DO CORPO
Ombros e braços devem estar relaxados. Cotovelos para baixo e para dentro, mãos para cima e queixo para baixo. Seus ombros devem estar levemente posicionados em direção ao seu oponente. Eles não deve estar muito abertos para não expor seu estômago. Seu braço frontal deve estar cobrindo a maior parte do seu corpo. Sua mão traseira deve estar alinhada a sua bochecha ou sobrancelha em um ângulo diagonal ao seu queixo. Sua mão de trás é responsável por proteger dos jabs de esquerda bem como dos cruzado de esquerda que vem pela lateral. Sua mão esquerda fica no ar aproximadamente a 30cm do seu queixo. A mão esquerda estará alta suficiente para cobrir seu queixo mas baixa o suficiente para permitir que você veja por cima dela. Fica próximo ao queixo para defender diretos na sua cabeça mas também está distante o suficiente para que você possa lançar seu jab com rapidez, dando pouco tempo para seu oponente se defender ou contra-atacar.
Diferentes Posições no Boxe
Todas as diferentes posições no boxe geralmente utilizam os mesmos princípios mencionados acima. A única diferença é que eles variam nas posições das mãos, dos pés e ângulos do corpo. Onde você coloca a mão fica determinado pela sua necessidade de atacar ou defender durante a luta. A posição dos seus pés determina como você deverá posicionar o resto do seu corpo. Por exemplo: se você está usando uma posição dos pés que não permite muita mobilidade, você não deveria utilizar uma posição nas mãos que te deixe com uma defesa fraca. Da mesma forma, se você usa uma posição ofensiva nas mãos para derrubar seu oponente, você provavelmente não irá querer usar uma posição nos pés que não permita a você se mover para frente muito bem. Finalmente, a posição perfeita para o boxe é aquela que se encaixa melhor no seu estilo e na sua situação.
Quer aprender mais sobre posições para o boxe?
- Largura para a Posição Perfeita no Boxe (em inglês) – aprenda como posicionar seus pés e a largura ideia entre eles.
João
Muito bom, um guia perfeito para principiantes como eu. Tudo explicado de maneira extremamente simples.
PS: Acho que há um erro de digitação no último parágrafo do trecho “Parte inferior do corpo”, onde diz “perda” ao invés de “perna”.
Fábio Conrado Ortolan
João, realmente era um erro de digitação, acabei de corrigir, muito obrigado!
George Alexandre
Eu estou tendo uma dúvida cruel ultimamente… Vejo que em muitos sparrings e lutas profissionais os lutadores deixam suas mãos separadas do rosto, mas sempre mantendo a guarda. Gostaria de saber por que eles não deixam as mãos encostando no rosto? E se caso eu tentar utilizar esse método devo procurar tocar o rosto sempre que eu lançar um golpe?
Spider
e normal, anderson silva sempredisse