Há 9 anos atrás eu pisei no ringue para meu primeiro sparring. Foi um momento de nervosismo e pura adrenalina. A emoção tomou conta de mim e me senti o Rocky Balboa.
Eu estava exausto muito antes do final da luta. Eu não podia andar em linha reta porque meus pés pareciam estar presos na lama e minhas pernas estavam moles. As luvas de 14oz pareciam aquelas algemas presas em bolas de aço. Os espectadores riram quando eu não consegui levantar minha perna para pular as cordas. Minha camiseta pingava como se eu tivesse saído da piscina. Eu quase vomitei quando fui tentar beber água.
Você não saberia disto pela maneira que eu parecia… mas eu venci.
Eu posso até ter sido o vencedor mas com certeza não me sentia daquela forma. E este é o milagre da fadiga. Fadiga é uma deficiência arruinando sua performance física justo quando você mais precisa.
Todos nós seríamos melhores lutadores se tivéssemos mais resistência!
Os Aspectos Físicos da Resistência na Luta
1. Cardio
O primeiro passo para melhorar sua resistência é trabalhar seu cardio, o que significa aumentar a taxa de absorção de oxigênio do seu corpo (entrada de oxigênio). Boxe é uma atividade de muitos movimentos físicos. Movimentos físicos requerem o uso de seus músculos. E músculos precisam de oxigênio para quebrar a glicose (açúcar) na sua corrente sanguínea para criar energia.
Quanto mais alto a entrada de oxigênio, mais oxigênio seus músculos poderão absorver e maior capacidade de tirar vantagem da glicose. Em termos leigos, ter uma boa cardio significa poder fazer mais exercícios físicos sem perder o fôlego. Você não terá apenas mais energia, mas também irá melhorar sua performance. Ter músculos fortes não adianta nada se seu corpo não puder absorver oxigênio rápido o suficiente para abastecê-los.
Aumentando sua resistência cardiovascular
A maioria dos exercícios que aumentam sua frequência cardíaca, quando feitos por um período de tempo em um passo suficientemente rápido, pode ser considerado exercício para a cardio. Correr, nadar, pedalar, pular corda, todos são exemplos de exercícios para a cardio dos lutadores.
A regra geral é aumentar a frequência cardíaca. Você tem que se esforçar um pouco. Ser capaz de correr 8 quilômetros em um dia não significa nada se você está totalmente relaxado durante todo o exercício. O próprio boxe é um excelente exercício para a cardio. Golpear o saco, sparring, e movimentar seu corpo frequentemente é ótimo para desenvolver a cardio.
Aumente sua frequência cardíaca
para aumentar sua cardio (entrada de oxigênio)
2. Condicionamento Muscular
O próximo passo para obter resistência nas lutas está relacionado ao condicionamento muscular. Seus músculos devem estar bem condicionados para suportar o estresse repetitivo de uma luta. Você precisa de pernas fortes para movimentá-lo pelo ringue. Você precisa de um core forte para gerar força. Você precisa de ombros e braços muito bem condicionados para lançar centenas de golpes em alta velocidade. Cada músculo usado no boxe deve estar bem condicionado ou então você terá fadiga muscular que vai dificultar a luta.
Um link fraco no seu corpo irá mostrar como uma parte do corpo evita que as outras possam trabalhar com potência máxima. Boxe é um exercício para todo o corpo então você precisa de pernas fortes, core forte, braços e ombros fortes. Para ser mais preciso, você precisará focar em energia, velocidade e resistência ao invés de apenas força..
Aumentando seu condicionamento físico
Exercite os músculos que você irá usar na luta, o que é praticamente todo seu corpo. Comece a correr, pular corda, agachamento para as pernas. Exercite no saco de pancadas, no punch ball, faça sombra, flexões para os braços. Abdominais para o core. Estou generalizando; existem MUITOS outros exercícios que você precisará fazer para ser um lutador bem condicionado.
Minha dica número 1 para condicionamento muscular:
faça treinamentos intercalados
Tenha certeza de equilibrar seus músculos. (Como exercitar os bíceps para equilibrar os tríceps. Focar nas costas para equilibrar o peito e abdômen.) Músculos desequilibrados contribuem para limitar a performance física, limitam a movimentação, etc.
3. Neurológico (Memória Muscular)
O aspecto neurológico da resistência na luta tem haver com entender como a memória muscular funciona. De um modo geral, quanto mais tempo você passar praticando um movimento, mais fácil e natural ele se torna. Sua “memória muscular” é uma parte do seu cérebro que armazena informações sobre movimentos repetitivos.
Esse é o motivo de ser tão importante praticar movimentos reais que simulam uma luta real. Isto significa muitos golpes, sombra, e claro, o ato de lutar em si. Esta pratica não apenas trabalha a memória muscular mas também a confiança em seus movimentos.
Aumentando sua memória muscular
Sombra é o melhor exercício para trabalhar a memória muscular. Jabs, diretos, cruzados, esquivas, pêndulos, movimentar e correr pelo ringue. Passos largos, passos curtos, pivôs rápidos, pivôs grandes, mudanças súbitas de movimento. TUDO. Todo tipo de movimentação imaginável do boxe deve ser praticada várias e várias vezes.
Sombra é o melhor exercício
para desenvolver a memória muscular.
Sparring também é um excelente exercício para memória muscular mas tem suas limitações. Para começar, você só pode fazer sparring por alguns rounds, talvez 10 rounds no máximo. Sombra, por outro lado, pode ser feito por horas. No mínimo, sombra pode ser seu aquecimento e seu exercício final. Outro problema com o sparring é que te deixa limitado a fazer certos movimentos enquanto sombra permite que você tenha um estilo livre e trabalhe qualquer movimento que você queira. O ideal é que você use sparring para descobrir que tipo de movimento você precisa trabalhar, e então usar sombra para ajudá-lo a desenvolver esses movimentos.
4. Técnica
Técnicas de luta efetivas e eficientes permitem a você atingir o mesmo objetivo com menos energia e esforço. É por isso que técnicas corretas são tão importantes! Não importa o quão maravilhosamente atlético você é; seu físico é inútil se você não souber como aplicá-lo nos movimentos do boxe.
Técnicas boas de golpe permitem a você atingir com mais força, mais rápido, e com mais precisão. Técnicas defensivas boas permite a você uma esquiva mais suave sem comprometer sua posição. Bons movimentos permite que você deslize sem esforço dentro e fora do alcance como quiser.
Preste atenção nos melhores lutadores e você verá que uma boa técnica de luta pode fazer todo o trabalho por você. Você não precisa ser um Hulk de 100kg se você souber como utilizar todos os 60kg do seu peso. Mesmo que você seja grande, isto não significa que você será capaz de escapar de todos os golpes. Ser forte não significa que você saberá como escapar de uma combinação e acertar seu oponente com um cruzado de esquerda por cima.
Você já viu alguma vez um lutador experiente acabar com um oponente mais jovem, mais forte e fisicamente mais robusto? Um lutador experiente faz isso sem esforço?! Isto meu amigo, é a mágica da técnica. Força e potência e todos os benefícios da fisicalidade… sem fazer muito esforço.
Os níveis superiores do boxe
só podem ser alcançados com técnica.
Alguns níveis do boxe são impossível de serem alcançados sem técnica. E isto é uma parte do porque o boxe é tão bonito: por mais brutal e sangrento que possa ser, pode se atingir um nível onde a genialidade da mente é expressada por si. Nunca antes você viu a fisicalidade do corpo expressar a mente em tamanha beleza. Alguns vão dizer que essa é a arte do boxe.
Melhorando sua técnica de luta
Tenha um técnico, tenha um treinador. Alguém mais experiente, mais sábio e maduro que você. Aprenda com os outros. Não conte apenas com sua própria “inteligência”. É verdade o que dizem, “a experiência é a melhor professora”. E é melhor aprender de alguém com muito mais experiência que você.
Faça perguntas inteligentes e então escute as respostas. Abra sua mente, experimente, tente entender. Se não funcionar, deixe de lado e tente alguma outra coisa. MAS SEMPRE TENTE ALGO NOVO.
Sua técnica de luta não vai melhorar
se você não tentar nada novo.
Os Aspectos Mentais da Resistência na Luta
1. Relaxamento Mental
Quanto mais nervoso você está, mais energia você gasta e mais cansado você fica. O medo lança uma grande sombra sobre problemas pequenos. Eu não sei como falar isso de forma clara mas aqui vai: APRENDA A RELAXAR durante uma surra.
Da próxima vez que você estiver perdendo uma luta, tente ficar CALMO. Relaxe! Bloqueie o que você puder, mas relaxe quando você é acertado. Respire, não entre em pânico. Mantenha sua mente calma e faça contagem regressiva se precisar. *Apenas ___ segundos e a luta termina*. Você pode relaxar, se divertir durante a luta, e aprender alguma coisa. Ou pode entrar em pânico, ficar ainda mais cansado, e fazer com que a surra pareça muito maior do que realmente é. Isto é com você.
Aumentando seu relaxamento mental
É difícil ficar mentalmente relaxado no boxe devido a sua natureza física e cheia de adrenalina. Mas não é impossível. Relaxamento mental tem haver com respeito próprio. Você precisa conhecer seu nível e aceitar e se manter dentro de seus limites. Se esforce mas seja razoável. Não se coloque em situações desagradáveis no sparring que você claramente não poderá controlar. Estar 100% aterrorizado e preocupado com sua segurança não é a maneira correta de treinar. E certamente não é a maneira que os profissionais treinam!
Ser capaz de relaxar durante situações estressantes permite a você tomar melhores decisões para a situação. Acalme-se e olhe em volta para absorver tudo. Se você está sempre se esforçando além do limite, você acabará se atrapalhando e esta atitude irá mostrar tudo que você faz. Você é seu pior inimigo. Na verdade essa é uma ótima lição para se aplicar na sua vida.
Colocar as coisas em perspectiva irá relaxar sua mente. Deixe suas expectativas inspirarem você mas então se aceite como é. Você está aqui para aprender e ser o melhor que puder. Aprenda a aceitar que você está sempre trabalhando para progredir. Ninguém é perfeito!
Tente se divertir durante a luta,
porque qualquer coisa se torna chata se você não se diverte.
2. Atitude
De certa forma, ficar cansado tem a ver com a maneira como você pensa. Muitos lutadores ficam cansados facilmente porque eles usam a abordagem errada na luta.
Eles estão sempre pensando,
“Se eu ficar sem energia, estou morto.”
Quando uma boa alternativa seria pensar,
“Estas são as coisas que eu quero fazer com a energia que eu tenho.”
Ao invés de ficar pensando em sua energia e sempre dizendo a si mesmo que você tem uma quantidade limitada de energia, tente focar em ser mais efetivo com aquela energia. Não é má ideia lançar menos golpes e se movimentar menos mas você deve ver além disso.
Pergunte a você mesmo:
- Como posso causar o mais dano em meu oponente?
- Como posso tornar meus golpes mais efetivos?
- Qual a maneira mais fácil de esquivar dos golpes do meu oponente?
- Quais são as coisas que posso fazer para vencer essa luta?
Você deveria estar tentando fazer MAIS, enquanto usa menos energia. Novamente, o objetivo é fazer mais com menos, e não menos com menos. Usar sua energia de maneira eficiente irá PREVENI-LO de ficar cansado. Porque cada golpe causará mais dano. Cada movimento que você fizer será mais efetivo. A luta SERÁ MAIS FÁCIL. A energia que você usa irá drenar a energia do seu oponente ainda mais rápido.
Mas se tudo que você consegue pensar é em guardar energia e tentar não ficar cansado, isto é exatamente o que irá acontecer. Você sentirá seu oponente continuar drenando sua energia e não há nada que você possa fazer para impedi-lo. Uma boa defesa pode diminuir a perda de energia mas você ainda ficará cansado por causa da sua atitude.
Foque na resistência, não na conservação de energia.
Ainda fica cansado?
Gill Silva
Muito bom!
Gostei de ler tudo isso aí!
Eu me canso em demasia
quando luto ‘meu’ boxe’ e
estou procurando melhorar o fôlego!
“Tá difícil!