Aprenda os segredos dos anciões de como ter sua bunda chutada. Brincadeiras à parte, eu estou falando sobre como perder uma sem apanhar.
Todo mundo parece pensar que conseguem te treiná-lo durante uma luta perdida. Todo metido a treinador acha que eles tem um conselho mágico que vai te ajudar a volta e ganhar. Vão falar “Mais jabs” entre os rounds, ou talvez até o sempre popular “mantenha a guarda alta!”
Claro que isso é mais fácil de falar que fazer. Você está machucado e cansado. Você mal consegue ver os socos vindo em você e você não consegue sair do caminho rápido o suficiente! Tudo que você faz, seu oponente contraria. O instinto natural é jogar socos as cegas no ar quem fazem você se cansar mais rápido ainda. Agora que seus braços estão cansados, seu oponente esquiva de todos os seus socos facilmente e então você bate mais forte ainda–gastando mais energia. Quanto mais você tenta, mais você apanha.
Então agora você está em choque e desesperadamente tentando fugir. Você pula com suas pernas cansadas enquanto seu oponente só precisa caminhar um pouco. Você está preso nas cordas e tomando golpe após golpe. Você até se agacha mas come um grande gancho no processo. Você está cansado, sangrando, perdendo, e sem esperanças. Apenas não jogue a toalha ainda. Eu prometo, TEM um caminho melhor…
“O caminho melhor”, por mais engraçado que soe, é oque eu chamo de “a arte de ter sua bunda chutada”. Então do que essa “arte” se trata? É sobre aprender a perder lutas graciosamente. Uma habilidade crucial quando se trata de lutar! TODO lutador precisa aprender isso. Essa habilidade talvez seja tão importante quanto aprender como ganhar lutas. Não é sobre como aprender a virar uma luta a seu favor, é sobre como tirar o melhor de uma situação ruim.
Não importante quão bom você é. Uma hora ou outra, você VAI acabar perdendo uma luta.
Você vai ser superado em atleticismo, habilidade, ou tática e você VAI ter de decidir entre 2 opções:
- Vá como um guerreiro e morre em seu escudo. Isso mesmo, vá e lute até ser nocauteado.
- Reforce sua defesa, continue relaxado, e evite quantos golpes você conseguir até acabar a luta.
Por algum motivo, muitos lutadores não acreditam na opção #2. Eles acham que a #2 não é masculino o suficiente ou que é pra maricas. É algum papo machista ou realmente tem uma verdade nisso ?
Sem ter que pensar demais, a #2 soa como uma escolha lógica. Você vai estar treinando e lutando por um longo tempo. Colocando seu ego de lado e preservando seu corpo é uma ideia esperta para manter seu corpo capaz para lutar lutas maiores mais tarde. É mais importante aprender então do que apanhar. Porque apanhar se não tem nenhum benefício além de te fazer sentir durão ?
Então isso faz da #2 uma opção vencedora para todas as ocasiões ? Depende…
Indo para Quebrar VS Minimizando Dano
#1 (Fazendo de tudo) é para competições reais. Quando você está perdendo uma grande luta. Uma derrota é uma derrota. Essa derrota pode significar uma eliminação nos amadores ou uma perda de cinturão nos ranques profissionais. Você pode ir para quebrar, e no mínimo entreter a torcida. Quem sabe, você até ganhe! Isso é muito melhor que aceitar uma derrota. Fazer de tudo vale totalmente a pena quando tem uma recompensa por ganhar!
#2 (Indo para o modo defensivo) é para treinos. Sempre que você estiver perdendo uma luta no treino. Aprenda a perder a luta graciosamente. Não tem recompensa por ganhar uma luta no treino. Ganhando ou perdendo é frequentemente sobre testar sua tolerância física mais do que testar sua tolerância habilidosa. (Afinal, se você tivesse habilidades melhores em primeiro lugar, você estaria ganhando.) Mesmo que você ganhe uma sessão de sparring no treino, todo mundo sabe que é apenas treino.
Boxe é um esporte brutal. Mesmo o “vencedor” apanha. Eu não sei de muitos esportes em que o vencedor leva tanta porrada para “ganhar”. Então não faça isso–não apanhe para vencer uma sessão de sparring. Se poupe. A sua missão número um nos treinos é aperfeiçoar suas habilidades, NÃO ganhar. Salve essa “mentalidade vencedora” ou “mentalidade guerreira” para competições em que isso importa mais.
No treino, se proteja para que você possa treinar outro dia. Ir no modo guerreiro o tempo todo é uma rápida maneira de apanhar e ser destruído. Não apenas vai te cansar rápido e possivelmente ainda perder a luta, você vai aprender menos porque você estava mais ocupado tentando sobrepujar as vantagens inegáveis de habilidade/força/tamanho do seu oponente invés de ficar calmo e tentar fazer o melhor de uma situação de derrota.
Como Perder Uma Luta
Perder uma luta graciosamente pode as vezes ser a linha de prata quando perder a luta. Mesmo que você não tenha ganho a luta, tem muito do que orgulhar sobre saber que você não foi nocauteado e também que você ainda foi capaz de contestar a luta habilidosamente apesar de ter sido completamente superado.
As 2 metas de perder graciosamente são: 1) minimizar o dano e 2) de lutar com habilidade. Ambas metas contribuem uma com a outra em uma relação circular. Minimizando o dano que você toma, você vai ser mais capaz de concentrar em lutar com habilidade. E lutando com habilidade invés de agressão física, você vai ter uma chance maior de minimizar a quantidade de dano que você leva!
Toda técnica que você usar em uma luta perdida
deve contribuir para minimizar o dano ou usando habilidades.
Esquece sobre o soco de sorte. Esqueça seus truques exuberantes. Você já tomou golpes massivos, e você provavelmente vai levar mais alguns antes do sino tocar. É hora de se protejer inteligentemente! Não apenas levante a guarda, exale suas habilidades defensivas no boxe. A maioria das habilidades que você aprendeu para fins ofensivos na verdade podem ser usados para fins defensivos.
Minimizar o dano requer muito mais que aperfeiçoar a guarda. Sua defesa deve ser mais que apenas uma posição estática. Você pode usar jogo de pés, ritmo, e outras habilidades do boxe para melhorar sua defesa assim como você fez previamente para ofensa.
Então aqui vamos nós… Algumas dicas para te ajudar a maximizar a não-tão-rara oportunidade de perder uma luta:
1) Olhos no Oponente
Sério. Não saia. Preste atenção no seu oponente e foque o olho nele. Não tem nada que um oponente agressivo goste mais do que atacar um homem cego. Para um lobo, é como um cordeiro cego.
“A morte começa nos olhos.
Você pode ver o momento em que alguém desiste”
– Dereck Joubert
Quando um lutador dá as costas ao seu oponente, ele está comunicando que não quer mais lutar. Quando um lutador desvia o olhar, isso comunica que ele quer estar em algum outro lugar e não quer mais encarar o oponente. É um instinto natural na luta.
NÃO seja esse cara. Não desista e não desvie o olhar do seu oponente. Se segure ao seu espirito lutador por apenas um pouco mais de tempo. Se não no seu corpo, pelo menos nos seus olhos. Manter os olhos em seu oponente te permite ver os socos vindo e psicologicamente mantém seu oponente em controle.
2) Desvie do Segundo Soco
O segundo soco em todas as combinações normalmente é o mais perigoso. O segundo soco vai ser o mais bem mirado e que contem a maior força. O segundo soco é o que tem mais intenção mortal. Pense em um boxeador se movendo com jabs. Ele vai continuar se movendo com múltiplos jabs mas não é até que ele decide jogar um grande direto (o segundo soco). Então você percebe que o jab era apenas ele testando seu primeiro soco (pra encontrar o alcance) de novo e de novo e então a continuação, o direto (o segundo soco) é normalmente seguida pelo resto das combinações (os outros socos fortes).
Desviar do primeiro soco não acaba com a combinação dele, o direto dele ainda pode te acertar efetivamente e te deixar vulnerável para outros socos.
Um boxeador inexperiente é um que desvia do jab,
mas é acertado pelo direto.
Não tente deslizar dos jabs! Quando você toma um jab, você seduz ele a jogar um direto forte. Mante um olho nesse grande direto. Yes, bloqueie um jab depois do outro mas tenha certeza de tirar sua cabeça do caminho quando ver aquele direto vindo. NÃO se distraia com os jabs–olhe através deles enquanto você observa os socos maiores! Agora, eu não estou sugerindo que você com jabs–com certeza não. Eu estou sugerindo que você bloqueie os jabs com uma defesa simples para salvar sua energia para esquivar dos socos grandes. Se você esquivar do jab dele, ele não vai ter seguimento. Ele só vai se mover mais perto e jogar outro jab–que vai acabar cansando você se tentar esquivar de cada jab.
Desviar desse segundo soco vai quebrar toda a combinação dele. Com um pouco de sorte, ele vai ter se cometido demais nesse soco e se jogou completamente em cima de você, te dando a preciosa oportunidade de clinchar ou esquivar pra fora do perigo.
3) Pare e Vá
Não corra o tempo todo. Você vai ficar cansado e sem espaço mais rápido. Invés disso, você deveria parar, dar um passo, parar, dar um passo, repetir. Isso vai forçar seu oponente a ter de ficar parando e andando. Com cada parada que você deu, você ganhou preciosos segundos em que seu oponente teve de pensar invés de jogar socos.
Vamos imaginar os cenários:
a) Você recua incessantemente até dar de costas no corner e cansado. ele te persegue, prende você contra as cordas, e te bate. você não tem onde se esconder, nem para onde fugir, e nenhum energia para tirar ele de você. (essa opção é horrível, então não faça essa)
b) Você fica e faz ele jogar socos. Ele entra com um 1-2 enquanto você dá um passo para fora. O jab dele pode entrar mas o cruzado dele vai errar porque você deu um passo pra trás. Agora porque você tentou pular fora completamente, você tem mais energia e espaço atrás para repetir isso de novo e de novo até o final do round. Claro que você pode ser acertado por uma tonelada de jabs, mas pelo menos você saiu do caminho quando os golpes grandes vieram. Isso não é tão ruim! (opção muito melhor, faça essa)
4) Dentro e Fora
Essa é versão avançada do tática “pare e vá”. Se você quer manter seu espaço para se mover, você vai ter de lutar por ele. Não apenas andar pra trás até não ter pra onde ir.
A tática essa vez é ficar na ponta do alcance (essa é a distância onde você está levemente fora do alcance dele). Dessa vez o plano é se pôr em risco e então se tirar da zona de risco assim que os golpes começarem a vir. É assustador mas é muito melhor andar para os socos e recuar do que ter socos te perseguindo pelo ringue. Pense nisso. Se você sair do alcance, seu oponente pode não se importar em dar um passo até você, ele vai te socar de onde ele estiver, oque te permite controlar a distância!
A tática “Dentro e Fora” não é limitada apenas para o jogo dos pés. Você pode fazer a mesma coisa com sua cabeça. Apenas fique na beira do alcance e incline sua cabeça pra dentro. Quando ele mirar sua cabeça, apenas puxe para trás. MAS TENHA CERTEZA DE BOTÁ-LA DENTRO DE NOVO. Se você puxar a cabeça pra trás e deixar ele vai avançar de lugar para chegar mais perto da sua cabeça. Seja jogo dos pés ou movimento da cabeça, apenas lembre de continuar DENTRO E FORA!
5) Cabeça ou Pés
Defesa constante requer movimento constante.
Para manter você mesmo (o alvo) se movendo, você só precisa ou mover seus pés ou mover sua cabeça. É só isso. Um ou outro– MAS NÃO OS DOIS AO MESMO TEMPO! Por que? Porque você vai ficar cansado se você estiver constantemente movendo seu corpo todo ao mesmo tempo. Seja simples e se mantenha relaxado. Quando você estiver sendo perseguido, só dê um passo pra trás, duas esquivas, outro passo, uma esquiva, que seja…repita. Mova sua cabeça e então sua cabeça, e faça tudo isso de novo. Sem necessidade de estar balançando sua cabeça o tempo todo enquanto você tenta pular por aí. É uma perda total de energia. Você ou move sua cabeça ou move seus pés–apenas tenha certeza de estar constantemente se movendo. Eu aprendi isso na segundo semana de boxe.
6) Abaixe Suas Mãos
Sim, eu sei que é loucura mas me escute. Se você mostrar um pouco do seu rosto, pelo menos você vai saber que ele está mirando na sua cabeça. Se você cobrir sua cabeça completamente, ele vai jogar todo tipo de soco em todas direções fazendo que seja impossível você saber onde ele vai jogar o próximo. Abaixe um pouco suas mãos, descanse esses ombros, mas esteja pronto para defender. Oque você não quer fazer é baixar completamente suas mãos. Isso é apenas burro e você vai ser pego de primeira.
A vantagem de iscar com a sua cabeça é que você pode desviar dos socos na cabeça usando quantidades mínimas de energia. Uma rápida esquiva ou empurrar com a mão facilmente desvia socos na cabeça. Oque você não quer fazer é tomar qualquer soco no corpo. Socos no corpo enfraquecem sua força. Tiram suas pernas, e te impossibilitam de se mover pelo ringue.
7) Faça algumas esquivas
Sim, nós sabemos que você está cansado demais para jogar socos de verdade. Entretanto, você ainda pode botar seu oponente na defensiva fingindo alguns socos e comprando pra você mesmo alguns preciosos segundos. Fingir é mais efetivo se você realmente jogar alguns socos de vez em quando. Fingir pode ser qualquer coisa, um rápido inclinar do braço, um rápido passo pra frente com seu pé da frente, ou talvez uma respirada afiada como se você fosse socar. Uma boa hora pra fingir é logo após você acertar um grande contra. Bote a cabeça pra frente como se você fosse continuar com grandes golpes. Ele vai se apavorar e pular fora oque vai comprar pra você algum tempo pra andar e recuperar o folego.
8) Trabalhe em Novas Habilidades
Lembra daqueles socos manhosos ou jogo de pés extravagante que você praticou no saco? Bem aqui está sua chance de testá-las. Você já está perdendo a luta. Pode muito bem se divertir e tentar algo novo. Quem sabe, pode funcionar, especialmente se seu oponente pensa que você está sem ideias por agora.
Coisas que você não deve fazer quando estiver perdendo a luta:
Envolver-se em uma Briga
Eu acho que isso é óbvio mas de qualquer forma, vou lembra-lo novamente. NÃO LUTE DE VOLTA! Não combata fogo com fogo. Isso vai cair bem nas mãos dele. Ele sabe que você está cansado. Ele QUER que você bata junto com ele pra te cansar completamente, que é quando ele vai bater ainda mais forte.
Se sua ofensa não estava funcionando quando você tinha energia, tem menos chance de funcionar agora que você está cansado. A menos que você veja alguma grande abertura, não vá!
Procurando pelo soco “Home Run”
Quanto mais você tenta nocauteá-lo, mais fácil pra ele vai ser te nocautear. Para fins demonstrativos, aqui está um Ricky Hatton cansado perseguindo o Floyd Mayweather pelo ringue. Não tão bom, né? O soco de sorte é para os filmes. Não acontece muito nos treinos, e acontece ainda menos se você estiver usando proteção pra cabeça no treino. Não faça isso.
Mesmo que funcione, você não está provando nada. É só um soco de sorte e não tira o fato de que você estava perdendo a luta toda. Todo mundo sabe quem foi o melhor lutador.
Correr Diretamente no Seu Oponente
Alguns caras pensam que isso é esperto ou estilo-guerreiro. Eles se gabam para mim sobre como eles vão em frente quando estão cansados e machucados. Pense em uma ovelha lesionada correndo em direção ao lobo. Se isso soa idiota, é porque é.
Alguns boxeadores fazem isso como um estratagema psicológico de como se eles não estivessem machucado, ou não estão com medo. Bem, você não vai estar enganando ninguém–eu posso te afirmar. Alguns boxeadores ainda fazem tudo errado. Eles inclinam a cabeça oque os deixa aberto para contras. Ou eles abandonam o jab e a defesa básica oque os deixas aberto para qualquer coisa. Sim, ir pra cima PODE ser uma tática boa se você estiver fazendo isso para abafar o soco. Mas quando você está cansado, não funciona tão bem. Confie em mim.
A única ocasião que eu recomendaria essa tática é se você for o cara maior. Caso contrário, faça ele trabalhar e faça ele ir á você!
Agachamento Constante
Tem uma diferença entre agachar (flexionar até a cintura) e fazer squats (flexionar até os joelhos). Quando você está tentando desviar socos indo por baixo deles, agachar não é a melhor opção. Flexionar até a cintura permite que eles te segurem pra baixo pela cabeça oque te cansa ainda mais e mais rápido e também jogar socos que você não pode ver porque você está olhando pra baixo. Você vai ser atingido por ganchos, cruzados, ou qualquer coisa que ele decida jogar em você. Apenas mantenha as mãos em cima, cotovelos pra baixo, e continue se movendo. Claro claro, você pode se agachar de um soco ou dois aqui e ali mas não faça “abdominais de pé” no corner!
Clinch
Clinch é uma tática tendenciosa e incompreendida. Todo mundo pensa que você pode “simplesmente clinchar” quando estiver cansado mas não é tão fácil. Se você está muito cansado para manter a guarda alta para bloquear socos, oque te faz pensar que “AGARRAR” os braços do oponente vai ser fácil? Pode ser possível se ele estiver sendo agressivo demais e se inclincando em você ou se eles são menor que você. Mas não vai ser sempre o caso.
Clinchar requer alguma habilidade. Pelo que eu vi no clinch, é muito raro um lutador inferior conseguir clinchar lutadores superiores. Eu normalmente vejo o clinch ser mais usado pelo melhor boxeadores durante as lutas. Ou eles estão clinchando pra evitar lutar dentro (Ali/Klitschko), ou eles foram momentaneamente atordoado por um grande golpe (Mayweather/Cotto). Raramente eu vejo um lutador inferior suceder em clinchar um lutador melhor.
Já que clinchar é uma tática você usa cedo para estabelecer a luta e impedir oponente de entrar dentro. Depender do clinch quando você está machucado é arriscado já que precisa que você entre nos socos do seu oponente. Claro que pode funcionar, mas pense o quão você está cansado comparado ao seu oponente. Quantos socos você está disposto a levar só pra se inclinar sobre seu oponente por alguns segundos?
(Se você decidir clinchar, visualize ser grande e alto. Não pense “fora”, Clinches geralmente são ganhos pelo cara do lado de FORA do clinch.)
Considerações Finais na Arte de Perder (hahaha)
Perder uma luta é inevitável, mas não tem que ser doloroso ou humilhante. Você pode não ser sempre capaz de vencer, mas você certamente pode se defender inteligentemente e se salvar pra outro dia. Aprender como perder lutas sem sofrer muito dano vai te permitir fazer sparring com oponentes mais habilidosos. E em breve, as derrotas viram vitórias. Apenas não fique arrogante, ok? Boa sorte.
Eu espero que eu não tenha inspirado uma legião de boxeadores à ter sua bunda chutada. Não esteja orgulhoso demais para desistir. Uma derrota é uma derrota. I hope I didn’t inspire legions of boxers to go get an ass-beating. Don’t be too proud to quit. A loss is a loss. Você não deve nada á sua masculinidade ou ás expectativas de alguém para tomar punições desnecessárias. “Aqueles que lutam e escapam, vivem para lutar outro dia.” Um desistente é um boxeador que sai do ringue e nunca mais volta. Proteja você mesmo, sua paixão, e seu futuro no esporte. Faça oque é certo para você. Se você ainda insistir em sair “como um homem”, pelo menos respeite você mesmo. Não seja nocauteado por algum gorila brigão.
Deixe um Comentário