- Quer ter golpes nocauteadores?
- Quer ter golpes mortais?
- Quer ter combinações rápidas?
Todo lutador PRECISA treinar no teto-solo!
Mas por algum motivo, somente os lutadores mais avançados treinam.
Vou dizer para vocês como os profissionais fazem e ensinarei COMO treinar no teto-solo.
O que é um teto-solo?
O teto-solo, (também conhecido como “bola maluca”), é uma pequena bolsa de ar suspensa por duas cordas elásticas, presas no teto e no solo. Teto-solos podem variar em tamanho, formato, e elasticidade, para oferecer diferentes tipos e diferentes níveis de treinamentos.
Normalmente, esses são os tipos de equipamentos que temos:
Saco de pancadas – ótimo para treinar força e condicionamento. Esse equipamento balança livremente para que você use suas pernas e o acompanhe. Ele tem suas limitações, como por exemplo ser um alvo fácil e não oferecer nenhum tipo de ataque para você reagir. Talvez seja por isso que boxeadores iniciantes se divirtam tanto nele, porque é fácil acertá-lo, além de ser divertido.
Punching ball – excelente para treinar ritmo, reação, velocidade das mãos e resistência. É um grande equipamento para treinar a musculatura dos ombros e braços, para que você seja capaz de lançar vários golpes sem ficar cansado. As limitações do punching ball é que ele é bastante previsível e não oferece muitos desafios para que você tenha precisão ou se movimente. Você pode utilizar o mesmo movimento eternamente para treinar nele.
Teto-solo – é um misto de saco de pancadas com punching ball, dependendo do ponto de vista. É parecido com um saco de pancadas porque você pode acertá-lo com técnica adequada e pode se movimentar ao redor dele. E também é parecido com um punching ball porque você precisa de ritmo e precisão para acertá-lo.
Os benefícios do treino com o teto-solo
O teto-solo é um equipamento perfeito para desenvolver a técnica dos seus golpes e habilidades como um todo! Muitos lutadores experientes adoram treinar no teto-solo porque conseguem desenvolver habilidades de alto nível nele.
Tempo de Reação – o teto-solo não é estático como o saco de pancadas, ele se movimenta para todos os lados rapidamente (de forma semelhante à cabeça de um oponente) e isso o faz ser difícil de acertar. Não apenas você deve acertar o teto-solo, mas também deve acertá-lo no momento correto para que seu golpe seja efetivo.
Precisão – o teto-solo é um pequeno alvo que se movimenta por todos os lados e requer que você fique atento para ter precisão. Não é como o saco de pancadas que fica parado para ser atingido. O teto-solo irá aumentar sua precisão especialmente se você conseguir atingí-lo com golpes em sequência.
Ritmo – o teto-solo se movimenta constantemente para todos os lados e por isso você deve ter um certo ritmo nos seus golpes, e não simplesmente golpear sem acertar o alvo. Desenvolver ritmo no seu corpo faz com que você lute de maneira mais eficiente e gaste menos energia.
Reflexos – isso é o que mais gosto no teto-solo. Ele força você a usar seus olhos e a estar 100% consciente da posição dele. Diferente do saco de pancadas, você terá olhos rápidos e reflexos apurados, e isso permitirá que você golpeie com precisão mesmo se estiver com preguiça, cansado ou parcialmente consciente. Oponentes habilidosos se movimentam como teto-solos e não como sacos de pancadas.
Velocidade das Mãos – o teto-solo se movimenta rapidamente, e isso exige que você use golpes rápidos para atingí-lo. É um treinamento importante porque muitos lutadores se acostumam a golpear lentamente no saco de pancadas e acabam sendo muito lentos em uma luta real.
Resistência – o teto-solo não rebate seu punho para sua guarda como o saco de pancadas, isso significa que você terá que fazer força para recuperar a guarda, especialmente quando errar os golpes.
Força – a força dos golpes não é a mesma coisa que a habilidade dos golpes. Boa técnica e um bom condicionamento podem deixar você com golpes mais fortes, mas você ainda precisará de habilidades (tempo de reação & precisão) para que possa transferir sua força nos golpes. É por isso que lutadores de alto nível treinam no teto-solo. O saco de pancadas também é dispensável para lutadores experientes porque as mãos deles estão normalmente desgastadas pelos anos de treinamento. Eles confiam mais nas habilidades e na técnica do que na força que possuem.
O teto-solo desenvolve seu tempo de reação, precisão, ritmo, velocidade das mãos, resistência e força.
Diferentes tipos de teto-solo
Teto-solo recomendado para iniciantes:
- bola única ou formato de pêra (não use a de bola dupla ou formato de amendoim)
- que não seja maior do que 25 centímetros (diâmetro)
- posicionado na altura dos seus ombros
- as cordas devem ser elásticas o suficiente para fazer o teto-solo se movimentar por cerca de 70cm a 100cm quando atingido
- use luvas mais leves (12oz até 14oz)
Se não tiver escolhas, utilize o equipamento disponível na sua academia.
Variáveis diferentes na configuração do teto-solo:
- tamanho (precisão) – obviamente uma bola menor será mais difícil de acertar e será mais rápida.
- formato (precisão/ângulo dos golpes) – o formato do teto-solo pode obrigar você a ter mais precisão nos golpes. O formato também pode permitir ou facilitar alguns ângulos de golpes. Alguns formatos (pêra) permitem somente golpes diretos e cruzados, enquanto outros formatos (bola) permitem uppercuts. Não faz muita diferença porque esse treinamento é para tempo de reação, precisão e velocidade, não técnica de golpes.
- formatos de 1-bola vs 2-bolas (golpes na cabeça vs golpes no corpo) – alguns teto-solo vem com uma bola “superior” e outra “inferior” para que você treine golpes na cabeça e no corpo. Se você tem somente o teto-solo de uma bola, você ainda pode treinar os golpes no corpo acertando a corda.
- elasticidade da corda (ritmo de defesa/ataque) – essa é provavelmente a maior variação. Nenhuma academia irá jamais ter uma corda com elasticidade idêntica a outra, então todo teto-solo forçará você a treinar em um ritmo diferente. Falando de uma maneira geral, usar cordas muito esticadas irá impedir que o teto-solo se movimente muito. Assim a bola irá se movimentar rapidamente e obrigar você a golpear rápido (com golpes mais leves). Cordas pouco esticadas farão com que o teto-solo se movimente muito por todos os lados, e isso fará com que você tenha que ser mais preciso nos golpes, porém mais lento já que a movimentação da bola será mais lenta. Um teto-solo com uma corda muito frouxa também pode te obrigar a esquivar já que a bola poderá te atingir. Algumas academias possuem tanto o “teto-solo com corda esticada” quanto o “teto-solo com corda frouxa”.
Os teto-solos variam em tamanho, formato, e elasticidade da corda, oferecendo a você diferentes tipos de treinamento.
Como Treinar no Teto-Solo
***Assista meu vídeo e veja como treino no teto-solo!
1. Comece com pequenas combinações (EED ou DDE)
Use combinações rápidas e curtas
Isso é fundamental, mas sempre vejo iniciantes fazendo da forma incorreta. Não acerte o teto-solo muito forte para que ele vá longe. Isso dificulta para você acertar uma combinação e torna impossível manter o ritmo. Use pequenos golpes que impeçam o teto-solo de ir muito longe. É mais fácil manter o controle dessa forma e deixar as combinações fluírem. Comece com combinações, ao invés de golpes únicos e fortes!
O teto-solo é mais parecido com um punching ball do que com um saco de pancadas.
Acerte com consistência, não força.
Mantenha o ritmo com ESQUERDA-ESQUERDA-DIREITA ou DIREITA-DIREITA-ESQUERDA
Essa é uma daquelas coisas que mudaram minha vida, mas ninguém nunca me ensinou. Ninguém, até que Pepper Roach (irmão de Freddie Roach) veio e me disse como fazer. É ótimo começar a treinar com ritmo e isso ensina iniciantes a como entender o ritmo dos golpes no boxe.
O motivo para usar o ritmo esquerda-esquerda-DIREITA ou direita-direita-ESQUERDA é que isso ensina você a unir seus golpes fortes logo depois dos seus golpes menos fortes sem perder o ritmo. Os primeiros dois golpes servem para ajudar você a encontrar seu alvo (o saco) e depois disso você lança seu “golpe forte”. O problema com os iniciantes é que sempre treinam com uma mentalidade voltada para força e utilizam um ritmo de esquerda-direita-esquerda-direita, que é um ritmo lento e que não permite um preparo de um golpe mais colocado.
Novamente, lance 2 golpes parar mirar no alvo, e somente após medir a distância e encontrar o alvo lance o golpe forte. (Quando digo “forte”, quero dizer 50% da sua força ou menos… não acerte com sua força total ou você perderá o controle e quebrará seu ritmo novamente.)
Ritmo do teto-solo para iniciantes:
esquerda-esquerda-DIREITA ou direita-direita-ESQUERDA
Lance qualquer golpe que quiser
O teto-solo requer ritmo, tempo de reação, e precisão, mais do que técnica e estratégia. Isso significa que você pode utilizar qualquer golpe que queira, de uma forma relaxada. Claro, você também pode simular combinações realistas como sempre, começando com o jab, mas eu considero o treino no teto-solo mais eficiente (e criativo) quando começo a lançar combinações experimentais.
Por exemplo, se eu usar a combinação ESQUERDA-ESQUERDA-DIREITA, irei testá-la com todos os tipos de golpes:
- jab-jab-direto
- jab-cruzado-direto
- cruzado-jab-direto
- uppercut-jab-direto
- uppercut-cruzado-direto
- uppercut-jab-uppercut
- etc
Assim como, se eu utilizar a combinação DIREITA-DIREITA-ESQUERDA:
- uppercut-direto-jab
- uppercut-direto-cruzado
- direto-uppercut-cruzado
- direto-direto-cruzado
- etc, você entendeu
Liberte suas mãos (liberte sua mente), fique com uma base aberta se quiser, esqueça um pouco da “base perfeita de boxe” e relaxe os ombros. Comece a desenvolver ritmo para todos os angulos de ataque e todos os golpes.
2. Continue golpeando (NÃO ESPERE)
Não espere o teto-solo
Aqui está outro erro que os iniciantes sempre cometem. Eles não conseguem acertar o teto-solo (talvez por usarem muita força) e então eles esperam ele parar de se mover antes de lançar outro golpe. Se você esperar o teto-solo, você estará matando o sentido do treinamento com o teto-solo — que é justamente treinar o tempo de reação, ritmo e precisão dos golpes. Resumindo, você deve lançar outra combinação no máximo após 3 segundos do final da sua combinação anterior.
Não espere o teto-solo parar antes
de lançar a próxima combinação.
Confie no ritmo EED ou DDE
Novamente, esse ritmo será muito útil. Vamos supor que o teto-solo esteja se movimentando muito e que você não consegue vê-lo, muito menos acertá-lo… A pior coisa a fazer nesse caso seria usar o ritmo ESQUERDA-DIREITA-ESQUERDA-DIREITA porque você erraria todos os golpes.
A melhor coisa a fazer é lançar golpes curtos e rápidos, de uma mesma mão, para ajudar você a controlar e a “encontrar” o teto-solo, para somente então atacar com a outra mão. Por exemplo: se você lançar vários jabs, você vai perceber que é mais fácil acertar o teto-solo, e mesmo que você erre, o teto-solo se movimentará para perto da sua mão… E isso favorece seu próximo golpe, que é o direto de direita, forte.
O ritmo ESQUERDA-ESQUERDA-DIREITA ou DIREITA-ESQUERDA-ESQUERDAé bom com alvos móveis.
Misture suas combinações
Lance EED, depois DDE, depois EED, então EED novamente, e depois EEEEED (porque o teto-solo estava se movimentando muito), depois DDE, outro DDE, DDDDDE. Como desejar. Use o ritmo como base e então misture suas combinações. Quando você estiver dominando o teto-solo, você pode sair do ritmo padrão EED/DDE e utilizar as combinações que você normalmente utiliza no saco de pancadas.
3. Movimente-se durante as combinações
Dê um passo depois de cada combinação
Isso é uma das coisas que meu técnico reforçava sempre. Sempre dê um passo depois de cada combinação. Pode ser em qualquer direção. Pode ser um passo reto ou um pivô. Pode ser um passo grande ou pequeno (de preferência apenas alguns centímetros) desde que você desenvolva seu ritmo, que seja capaz de sempre atacar e se movimentar. Mesmo que você lance uma combinação e apenas se movimente um pouquinho, isso fará uma grande diferença no ringue.
Depois de um tempo, você poderá movimentar seus pés com maior frequência sem sentir que você está golpeando com o pé levantado. Por exemplo, eu daria pequenos passos com meus jabs, então lançaria um direto forte, daria um passo para o lado, então voltaria com outra combinação. Em outra situação, eu ficaria no mesmo lugar e usaria o [saltito de boxeador] em todos os golpes. Você pode assistir meu vídeo acima para ver como eu me movimento durante as combinações.
Treine no teto-solo com um colega
Uma das melhores ideias é treinar com um colega. Revezem atacando o teto-solo e então quando sua vez acabar, o outro começa imediatamente. Dessa forma, vocês forçarão um ao outro a aumentar o ritmo e a estar sempre preparados para atacar. É uma excelente forma de motivar o outro a ser mais rápido, mais agressivo, e mais preciso. (Iniciantes podem praticar esse exercício no saco de pancadas.)
Então, se possível, movimente-se enquanto seu colega está golpeando. Quando seu colega estiver golpeando, você se movimenta (apenas 1 ou 2 passos). Em seguida, seu colega se movimenta. Rapidamente você irá desenvolver suas habilidades de atacar e movimentar. Novamente, não se concentre em força, mas sim no ritmo, no tempo de reação e na precisão!
Treine no teto-solo com um colega para ter mais motivação.
O Objetivo Supremo do Treinamento com Teto-Solo
Técnica e condicionamento te dão força.
Tempo de reação e precisão permitem que você use essa força.
Lançar golpes fortes é fácil. (TÉCNICA)
Acertar golpes fortes em um alvo em movimento é difícil. (HABILIDADE)
Treinar no teto-solo fez com que minhas habilidades e minha técnica evoluíssem para um nível diferente. Sou mais rápido, mais preciso, e uso minha energia de um jeito mais eficiente. Consigo ter o tempo certo dos golpes e posso lançar golpes com efeito chicote que causam mais dano do que golpes comuns. Não sou somente um boxeador melhor, mas aprendi a ter um ritmo melhor no meu corpo (desenvolvido com muito treinamento de corda e de teto-solo).
Não há equipamento substituto para o teto-solo. E esqueça, o saco de reflexo é péssimo. Eu detesto, parece muito com um teto-solo, mas é diferente. Há motivos pelos quais boxeadores profissionais preferem o teto-solo!
A próxima vez que você estiver esperando pelo saco de pancadas na academia, vá treinar no teto-solo que provavelmente não estará sendo usado. Pode ser humilhante no começo porque você não conseguirá aplicar sua força masculina nesse equipamento, mas seja paciente. Aprenda relaxar e você perceberá suas habilidades evoluindo mais rápido do que nunca.
Treinar no teto-solo é agora um dos meus “exercícios de descanso” preferidos. Estou sempre golpeando o teto-solo, mesmo quando estou conversando com as pessoas na academia ou assistindo um sparring de colegas. É um equipamento fundamental e você estará perdendo muito se não treinar nele.
Em breve:
Gus
Ótimo artigo. Com ele eu percebi que uso o teto-solo de forma errada.
Obrigado por traduzir, cara.
Dagoberto
Excelente!!! Comprei um teto solo há um ano… chegou a estragar… agora, comprei outro e, depois deste artigo, no primeiro dia, já consegui acertar algumas combinações! Muito bom!
Fábio
Johnny, parabéns pelo artigo, excelente!
Gostaria de deixar minha contribuição para o pessoal que vai começar a treinar no teto-solo, quando comprei o meu, demorei alguns “treinos” para conseguir ajustar a rigidez das cordas, no meu caso o teto é baixo e a corda de baixo acabou ficando mais frouxa do que a de cima, para resolver coloquei metade do tamanho em corda normal e a outra metade com a corda elástica, agora ficou perfeito!
Outro problema que tive no início foi acertar combinações no teto-solo, como é difícil no começo, mas com as dicas do artigo e um pouco de paciência hoje estou muito melhor, o importante é não desistir e não desanimar porque no início é bem complicado, mas estou adorando treinar no teto-solo, na minha opinião é melhor do que o saco de pancadas, pelo menos no meu caso que tive que escolher entre um e outro, não me arrependi de ter comprado o teto-solo.
Juliano Pitombo
Na primeira vez que li esse artigo há principio não de relevância ao artigo porque na academia náo tinha o aparelho citado, o dono da academia colocou dois e depois comecei a treinar sem saber direito . agora estou utilizando o artigo como fonte de treinamento e tem sido muito om.
Bárbara
Que conteúdo! Muito bom!
Fabiano S
Acabei montando meu teto solo de forma barata e pratica com bola de futebol, rede de basquete para sustentar a bola e tenho usado corda e elástico para trabalhos movimentos. Realmente o teto solo é uma forma de preparo, combinação e esquivas.