Muitos lutadores não sabem (ou não admitem) que eles estão desperdiçando energia. Eles dão desculpas tolas como “ah, eu só preciso relaxar mais.” ou “eu preciso treinar meu sistema cardíaco.”. Não, cara… você está ficando cansado porque sua técnica é ruim. Você não está perdendo lutas por causa do seu sistema cardíaco mas por causa da forma como você luta.
Você está cansado de ficar cansado?!
…se sim, então PARE DE FAZER UMA COISA…
PARE DE EMPURRAR!
Empurrar é uma técnica ruim.
Sim, PARE DE EMPURRAR @%$&#* ! Isto limita sua habilidade de lutar de forma eficaz e eficiente. Empurrar é uma técnica ruim. É lenta, acusa seu movimento, limita seu controle e desperdiça energia. Certo, você pode se sentir poderoso quando empurra mas você perderá para pugilistas que relaxam ao se movimentar, não EMPURRE para se movimentar.
Sabe de outra coisa? Empurrar acaba com seu equilíbrio. Sempre que você tenta empurrar alguma coisa e invadir o espaço de alguém, você está sacrificando seu próprio eixo de geração de energia. A força de queda criada por um eixo é apenas isto… QUEDA. É fraco e não te dá muito controle. E você não consegue gerar mais nenhum tipo de força até que seu eixo esteja levantado novamente, o que requer mais energia. Não imagine você perfurando seu oponente em cada golpe. Ao invés disto, imagine você como uma bomba e que seu oponente está simplesmente na área da explosão quando você explodir DIRETAMENTE no chão e não fora do chão.
Força não é gerada através da colisão/explosão
no seu oponente (empurrando).
Força é gerada transferindo
o momento que seu corpo cai para baixo, em um golpe direto (relaxando).
O “Empurrador”
Um empurrador é um pugilista que está SEMPRE se empurrando pelo ringue. O empurrador se move empurrando o peso do seu corpo e ataca empurrando seus golpes. O empurrador é conhecido por gastar energia mesmo quando ele não está fazendo nada.
“Empurrar” significa exercer força em alguma coisa. Mas o que é essa coisa?
A não ser que seu oponente esteja literalmente tocando em você, a única “coisa” na qual você está exercendo força é VOCÊ MESMO! Deixe-me explicar melhor. Para empurrar alguma coisa, você deve primeiramente ter um PESO. Para criar esse pelo, você precisa “carregar” um peso e então CRIAR UMA TENSÃO DESNECESSÁRIA que não estava lá pra começar. Este peso que você cria para você mesmo, agora precisa ser descarregado, gastando ainda mais energia. Parece estúpido, certo? Primeiro você usa energia para CARREGAR um peso, e depois você usa energia para EMPURRÁ-LO para fora de você. Isto não parece ilógico?
Vamos para os dois problemas óbvios com pugilistas que “empurram”.
Mover-Empurrando
O empurrador se move EMPURRANDO seu peso pelo ringue. Quando ele quer se mover para frente, ele se empurra com a perna de trás. Quando ele quer se mover para trás, ele se empurra com a perna da frente. Se ele quer se mover mais rápido, ele empurra mais forte. Se ele quer se mover mais longe, ele empurra mais forte. Mudar de direção requer que ele exploda para trás e para frente com ambas as pernas. Ele está desperdiçando energia porque suas pernas estão constantemente lutando entre si para previní-lo de perder o equilíbrio.
Agora adivinha o que acontece quando ele fica cansado? Ele se move devagar e perde o equilíbrio porque suas pernas não tem energia para EMPURRÁ-LO de volta para cima.E por estar desequilibrado, ele gastará muito mais energia para se mover!
Golpe-Empurrado
As pessoas que golpeiam empurrando carregam seus golpes puxando de volta seus braços ou enrijecendo os mesmos para senti-los pesados e poderosos. Então eles usam uma força tremenda para empurrar o peso (que eles criaram) em seu oponente. A luta inteira é com eles carregando e descarregando seus golpes. Primeiro tensionando seus músculos, então tirando a tensão de seus músculos.
Os empurradores carregam seus golpes porque eles não sabem como (apropriadamente) gerar energia. Eles tem uma técnica ruim e não sentem nenhum poder em seus golpes. Então procuram novos meios (técnicas ruins) para aumentar o SENTIMENTO DE PODER em seus golpes. Felizmente para eles, técnicas ruins podem realmente ajudar você a bater mais forte. O problema é que eles ainda não não estarão lançando com o máximo de força. Se pelo menos eles soubessem como usar o peso do corpo, eles não precisariam criar um peso para carregar seus golpes. Fazendo isso eles conseguiriam bater mais forte usando menos energia.
Outro problema ao carregar seus golpes é que você demonstra a intenção do seu golpe. Seu oponente sempre poderá sentir quando você irá dar um golpe porque ele sente você se tornando pesado repentinamente. Veja um boxeador profissional PESSOALMENTE e veja como ele se move. Ele está sempre 100% relaxado e seus golpes sempre se iniciam de um estado completamente relaxado. Você nunca consegue dizer quando ele vai bater PORQUE ELE NÃO CARREGA! Então, para todos os caras que ficam lendo guias de como esconder seus golpes, vocês não precisam aprender isso.
Pugilistas relaxados não precisam esconder seus golpes
porque eles não estão carregando nada!
Por que Boxeadores Empurram?
Muitos boxeadores empurram porque o sentimento é incrível! É como, “AH ISSO! EU SOU TÃO FORTE! OLHE COMO EU EXPLUDO POR TODO LADO! IUHUUUUUUU!!!!”
Infelizmente, esta é a atitude de muitos lutadores. Treinar pesado faz com que se sintam como homens. Faz quem que eles se sintam mais produtivos.
Carregar o peso leva tempo porque você tem que carregar antes de descarregar. Alguns boxeadores inteligentemente (mas de forma imprópria) remediaram esse problema ficando SEMPRE CARREGADO. Eu vejo isso o tempo todo; peça a um boxeador para ficar em sua posição de luta e seu braço parecerá tensionado prontamente. Seus punhos e pernas vão parecer que estão a ponto de explodir! Não é a toa que os empurradores ficam cansados tão rápido… eles estão sempre carregando um peso invisível (tensão) mesmo quando eles não estão fazendo nada.
Agora, o que acontece quando empurradores ficam cansados? Seus golpes ficam mais lentos, seus trabalhos de pernas mais desleixados, seus movimentos desmoronam. Mas claro, eles não veem isso como um sinal para melhorar sua técnica. Eles acusam um condicionamento ruim, ou que não estão se esforçando o suficiente. A próxima coisa que eles fazem é treinar ainda mais pesado para ter mais energia para DESPERDIÇAR! A realidade é que o condicionamento nunca irá compensar a técnica ruim, somente irá prolongar o inevitável. Por fim, você ficará cansado por causa do modo como você move.
Condicionamento não previne o cansaço,
Condicionamento atrasa o cansaço.
Isto é sobre técnica e não condicionamento. Mesmo eu não correndo todos os dias, eu ainda consigo bater 8 km ou mais se eu quiser. Eu posso fazer isso sem estar em forma de corredor por causa da forma como eu corro. De qualquer forma, eu só precisaria de condicionamento físico para correr mais rápido, mas o condicionamento em si não vai evitar que eu fique cansado.
Considerações finais sobre empurrar:
- Empurrar significa carregar.
- Carregar significa criar uma tensão desnecessária e adicionar tempo.
- Tensão desnecessária e adição de tempo significa desperdício de energia e resposta mais lenta.
Então a próxima pergunta é:
“Johnny, como eu vou gerar força
sem (EMPURRAR) exercer força?!”
APENAS RELAXE!
Relaxar é liberar a tensão. Um boxeador que relaxa não precisa se empurrar pelo ringue. Ele não precisa desperdiçar energia para criar uma tensão e perder mais energia para contra-atacar aquela tensão. Ele reconhece a tensão que JÁ EXISTE entre seu corpo e o chão. Ele não está apenas relaxado, ele usa sua energia apenas para relaxar novamente depois de auxiliar a DESCARGA de uma força em seu oponente.
Movimento-Relaxado
Um bom boxeador não precisa empurrar seu peso para se mover. Confie em mim, você também não. Seu corpo já quer se mover. Suas pernas estão sempre prevenindo que a gravidade puxe seu corpo em uma direção. Então se você pensar nisso: você pode se mover apenas LIBERANDO uma perna! E ver a gravidade carregar seu corpo na direção que sua perna foi liberada!
Tente isto agora e veja você mesmo. Ao invés de se empurrar para frente com a perna de trás, tente liberar a perna da frente levando-a mais para frente (permitindo que seu corpo relaxe em direção a perna da frente). Viu como a gravidade te leva naturalmente para frente? Agora você só tem que soltar a perna de trás permitindo que ela relaxe e venha para frente. Isto incorpora o mesmo princípio da técnica “passo caído” de Jack Dempsey (usando gravidade para gerar força).
Para se mover para trás e para frente, você relaxa uma perna e depois a outra. Você terá menos necessidade de empurrar com a perna de trás quando sua perna da frente libera seu corpo para iniciar seu movimento para frente. Você usa menos energia e tem mais controle do quão longe você irá! Agora tente esse método de movimentos relaxados conforme você vai para frente e para trás. Faça isto devagar e veja o quão mais fácil é apenas relaxar suas pernas para trás e para frente do que empurrar (se você se sentir devagar em uma direção, isto significa que seu corpo está desequilibrado!). Este tipo de movimento relaxado mantém meu corpo próximo ao chão, resultando em maior equilíbrio, controle e habilidade para mudar direções!
Movimentos relaxados mantém seu centro de gravidade firme, resultado em mais eficiência, equilíbrio e controle!
Golpe-Relaxado
Certo, agora é quando a maioria dos iniciantes me pergunta, “Como raios eu vou conseguir bater forte sem criar força?”. Boa pergunta. Muitas pessoas não percebem que APENAS SE MANTENDO, você já está “carregado”. O “peso do seu golpe” é o peso do seu corpo. JÁ EXISTE uma tensão que está “carregando seu peso”, que se chama GRAVIDADE! A única coisa que evita que a gravidade puxe seu peso são suas pernas.
Então, para liberar esse peso em seus oponentes, você só precisa retirar o peso das suas pernas para bater com muita força em seu oponente. Mas claro, você não pode apenas relaxar suas pernas e deixar seu peso cair no chão, você tem que ROTACIONAR seus quadris assim que você relaxar suas pernas. Portanto, rotacionar o peso da queda do seu corpo no seu oponente.
É por isso que eu relaxo em meus golpes, porque eu estou liberando meu peso no meu oponente. Eu não preciso criar um novo peso (através de tensão desnecessária nos músculos) para lançá-lo em meu oponente. Eu posso exercitar minhas pernas e empurrar tão forte quanto eu quiser. O “peso” que eu crio através de contrações musculares NUNCA será igual ao peso do meu corpo. Mais importante, o peso imaginário que eu crio usa minha própria energia para ser criado e não pode ser sustentado por toda luta. Todo lutador que golpeia com menos força conforme a luta segue provavelmente está contando com seu próprio “peso criado”. Eu sou na verdade, o oposto, eu bato mais forte quando estou cansado (mas tenho menos controle e menos velocidade).
O golpeador-relaxado golpeia
COM a força da gravidade, não contra ela.
Relaxar vs Empurrar
Relaxe seu corpo para se mover.
Relaxe seu corpo para golpear.
Os empurradores estão desperdiçando energia. Tudo que eles fazem é um empurrão. Carregar, empurrar, carregar, empurrar. Eles simplesmente não conseguem empurrar forte o suficiente, certo?
Eu sou um lutador relaxado, então eu nunca tenho que empurrar. Meu corpo está SEMPRE CARREGADO COM FORÇA MÁXIMA. Porque meu peso é meu corpo inteiro. Este peso nunca muda, eu sempre vou pesar 65 kg durante toda a luta. Sabendo como usar a carga da gravidade do peso do meu corpo permite me mover com poder máximo e mais velocidade. Eu guardo energia porque eu não tenho que criar uma carga.
Se for o caso eu LIMITO meu golpe e LIMITO meu movimento. Se eu não tenho controle, meu corpo irá golpear com 100% e mover com 100% o tempo todo mas eu não permito isso. Eu ajeito as coisas com passos menores e golpes menores. Eu me seguro por razões estratégicas e na hora certa, eu apenas LIBERO meu poder.
É realmente simples. A luta inteira, eu estou relaxando meus golpes e meus movimentos. Eu posso golpear tão rápido e tão forte no 20º round quanto no 1º round. A única energia que eu uso é para me relaxar depois… trabalhando COM a tensão que a gravidade já coloca em meu corpo e não contra ela.
Grandes pugilistas geram força
através do relaxamento, não do esforço.
Como você relaxa?
Relaxar significa diminuir a tensão, não diminuir o controle.
Muitas pessoas confundem o significado de “relaxar”. Eles pensam que “relaxar” significa sentar e assistir TV com uma cerveja e ficar sossegado a tarde toda. Relaxar não significa pegar leve e guardar energia para mais tarde! Relaxar não significa ir mais devagar ou fazer menos. No boxe, significa gerar força enquanto você LIBERA a tensão (o oposto de gerar força criando tensão).
Você pode BATER MAIS FORTE e LANÇAR MAIS GOLPES relaxando!
Não é um conceito tão difícil. As pessoas precisam simplesmente esquecer antigas técnicas antes de aprender novas técnicas. Eu não quero entrar nas técnicas agora porque isto é apenas um guia teórico para colocar sua cabeça no lugar. Aqui estão algumas dicas finais sobre boxe para você pensar a respeito…
Pare de Empurrar
Este deveria ser o nome deste guia. Pare de empurrar e pare de criar energia. Saiba que você já tem força em seu corpo e encontre uma forma de transferir isto para seus movimentos no boxe. Em vez de tentar criar força, foque em direcionar a força que você já possui. Veja se você consegue direcionar a força da gravidade no seu golpe. Apenas seguir esse passo é a primeira coisa para colocá-lo na direção correta.
Fique Equilibrado
A primeira coisa que você deve fazer é encontrar seu equilíbrio na posição. Se você se mover enquanto está desequilibrado, significa que todos os seus movimentos em uma direção será uma “queda” (sem controle), e todos os seus movimentos na outra direção será um “empurrão” (menor alcance e eficiência energética). Ambos resultam em desperdício de energia e menor força. Estar perfeitamente equilibrado permite a você mover (e exercer força) em qualquer direção e mudar a direção tanto quanto você precisar. Se você não está equilibrado, você provavelmente está utilizando energia para ficar em pé.
Primeiro Relaxe
Qualquer movimento que você faça, ANTES DE SE MOVER, a primeira coisa que você deve fazer é relaxar de alguma forma. Libere algo primeiro. Não carregue! Se você vai se mover, relaxe uma perna primeiro! Se você vai golpear, relaxe o braço primeiro! Antes mesmo de PENSAR em empurrar qualquer coisa, veja se você pode relaxar algum lugar para ajudar a empurrar. Para manter esse artigo pequeno (ha!), eu não irei entrar em técnicas mas pelo menos você pode começar a pensar nisso.
Eu não relaxo para economizar energia.
Eu relaxo para poder bater mais forte e me mover melhor.
- Ok, então eu menti. Este artigo não é sobre economizar energia, é sobre lutar melhor. Relaxar é sobre ser capaz de fazer mais, não sobre evitar fadiga. Isto é boxe, se lembra?
- Futuramente eu irei explorar mais profundamente como relaxar e como REALMENTE usar seu corpo. Por enquanto, POR FAVVVOOOORRRR PARE DE EMPURRAR! Pare com isso agora ou você jamais irá melhorar como lutador.
Daniel
Excelente! Treino há 3 meses e percebi que estava fazendo isso mesmo: empurrando e tensionando muito na hora de golpear, bem o contrário do que o artigo diz. Obrigado pelas dicas, vou coloca-las em prática!