Você está se esforçando demais ou está indo muito devagar nos treinos? Aprenda como treinar na velocidade correta, assim você poderá cansar seu adversário em um ritmo que ele não poderá acompanhar.
Quão Rápido Devo Treinar?
A questão é:
- Quão rápido ou quão intenso seu treino deve ser?
Alguns treinadores de boxe acreditam que você deve treinar até morrer enquanto outros acreditam que você deve ir com calma. Alguns acham que o ritmo de treino perfeito está em entre dar o sangue nos treinos e dormir em cima da bicicleta ergométrica. Os boxeadores espertos acham que o ritmo perfeito é atingindo ao balancear sua energia para que você fique cansado logo após o final da luta.
Na realidade o ritmo de treino perfeito…
…não existe.
Ritmo Máximo e Ritmo de Descanso
Não existe essas coisas como o ritmo de treino perfeito. Treine em qualquer ritmo que você queira e eu garanto que sua próxima luta será mais lenta ou mais rápida do que você treinou. E então eu te apresento o conceito de treinar em duas velocidades diferentes.
Ritmo de Descanso
Seu ritmo de descanso é o ritmo que você pode manter eternamente. Todo mundo deveria ter um ritmo de descanso. Na verdade, deixe me refazer essa frase. Todo mundo DEVE ter um ritmo de descanso. Este é o ritmo que você consegue manter sem ficar cansado. Para algumas pessoas, um ritmo de descanso pode ser 3 golpes a cada 10 segundos e muita caminhada. Para atletas melhores, um ritmo de descanso pode ser 5 golpes leves e 2 golpes fortes a cada 10 segundos. Pense nisso como “ritmo para cooper” (mas para golpear ao invés de correr). Você deve estabelecer um ritmo de descanso para que não venha a parar completamente quando estiver cansado.
Estabelecendo um ritmo de descanso,
permite a você lutar mesmo quando estiver completamente exausto.
Usando seu Ritmo de Descanso
Você luta no seu ritmo de descanso quando você não está ativamente atacando seu oponente. Seu ritmo de luta não será mais lento que isso. Talvez você esteja tomando fôlego ou talvez vocês dois estejam se conhecendo. Ou talvez você esteja apenas querendo se aquecer. Em qualquer um dos casos, você utiliza seu ritmo de descanso sempre que não estiver lutando ativamente. Você não pode se permitir ficar cansado e parar, use seu ritmo de descanso!
Ritmo Máximo
Seu ritmo máximo é seu ritmo veloz. A velocidade na qual você tem 100% de intensidade. Alguns podem lançar 15 golpes em 10 segundos, enquanto outros podem lançar 25 golpes em 10 segundos. Em qualquer um dos casos, você usará 100% do seu esforço, dando tudo que você tem. É seu ritmo MÁXIMO. Você deve se desafiar e empurrar seu ritmo máximo regularmente na academia. Isto irá aumentar completamente seu fôlego e sua performance para um novo nível. Tendo esta melhora no desempenho permitirá a você sobrepor seu oponente durante trocações críticas.
Aumentando seu ritmo máximo,
você aumenta sua velocidade para vencer trocações de golpes.
Usando Seu Ritmo Máximo
Qualquer hora que você atacar seriamente seu oponente é quando você deve ligar seu ritmo máximo. Talvez você veja uma abertura e queira aproveitar o momento. Talvez a defesa do seu oponente é tão fechada que você só conseguirá passar com uma combinação extremamente rápida. Ou talvez você está levando golpes nas cordas. Ou talvez vocês dois estão trocando golpes próximo ao final de um round. Treinar com 100% de intensidade permitirá a você vencer nessas trocações essenciais.
Treine no seu ritmo máximo,
e também AUMENTE seu ritmo de descanso!
Existe mais uma coisa sobre aumentar regularmente seu ritmo máximo. Ter um ritmo máximo mais rápido significa que você terá um ritmo de descanso mais rápido. Pense sobre isso. Se seu ritmo de descanso é 50% do seu ritmo máximo, e você aumenta seu ritmo máximo para um novo nível – adivinhe, você também aumenta seu ritmo de descanso!
Ritmo de Luta Verdadeiro
Que tal um ritmo de luta verdadeiro? O ritmo de luta verdadeiro irá mudar como você já sabe, e você estará preparado se você treinou no seu ritmo de descanso assim como no seu ritmo máximo. Você será capaz de mudar o ritmo durante a luta e ajustá-lo confortavelmente independente do que acontecer. Melhor que isso, você será capaz de mudar o ritmo prematuramente para cansar seu oponente.
Vencer Por Mudança de Ritmo
Muitos lutadores não possuem ambos ritmo máximo e ritmo de descanso porque eles treinam atitudes. Você pode fazer esse teste aplicando seu ritmo máximo e seu ritmo de descanso durante uma luta. No momento em que você encontrar a fraqueza de seu oponente, aplique a estratégia correta para cansá-lo.
Derrotando Lutadores com Ritmo Máximo
Muitos lutadores treinam com alta intensidade, então eles não tem um ritmo de descanso. Eles foram incentivamos a treinar no 100% O TEMPO TODO. É todo que eles sabem fazer e todo trabalho é focado em ir o mais rápido possível. Por um lado, eles estão melhorando a força, a energia e o condicionamento geral. O problema, no entanto, é que eles só estão aprendendo a gastar energia o mais rápido possível.
Explorar o lutador de ritmo máximo é fácil,
você precisa apenas ficar fora do caminho.
Você irá reconhecer um lutador de ritmo máximo quando ver um, ele está sempre lançando com 100% de força. Eu chamo esses caras de ratoeiras. Digo “ratoeira” porque ele está sempre preparado e pronto para se lançar em você com 100% de força. Você o vence usando seu ritmo de descanso. Mova-se para dentro e para fora e acerte-os com golpes leves. Você vai querer ser o ratinho esperto que mordisca o queijo e sai antes que a armadilha desarme. Use seu ritmo de descanso para ir e vir, fique calmo, enquanto você se esquiva dos golpes mais pesados um após o outro. Não vai demorar muito para ele ficar cansado; depois disto, ele ESTARÁ batendo um pouco mais pesado do que você está. A maneira mas fácil de dizer se um lutador de ritmo máximo está cansado é quando ele não está fazendo mais nada. (Ele não tem um ritmo de descanso, se lembra?) E, uma vez que ele esteja cansado, você vem com seu ritmo máximo e manda ele pra lona.
Derrotando Lutadores com Ritmo de Descanso
Estes são boxeadores relaxados e muitas vezes lentos na academia. Eles nunca vão a 100% porque eles pensam que nunca irão ficar cansados contanto que eles fiquem relaxados e vão apenas a 50%… sempre. Embora seja inteligente conservar sua energia, eu acredito que seja necessário desafiar meu ritmo máximo de vez em quando. É inteligente ser um corredor de longa distância, mas seu corpo também deve ser capaz de “dar arrancadas” ocasionalmente no ringue. Os caras que não treinam seu ritmo máximo sempre vão perder trocações ou ficar cansados rapidamente quando forçados a lançar golpes fortes.
Os caras relaxados são fáceis de se identificar no ringue. Eles se movem muito e lutam com um ritmo constante que até parece música. É algo como jab-jab-direto, dois passos, dois deslizamentos, repete. Você pode SENTIR o ritmo deles. Derrotar esses caras também é fácil. Apenas parta para cima.
Para derrotar o lutador de ritmo de descanso,
acerte-o com alguns golpes fortes e então troque golpes com ele.
Acerte-o FORTE algumas vezes, faça-o entrar em pânico. Faça o ficar atipicamente violento. Deixe-o sair de sua proteção e tentar te acertar com um combo gigante. Então deixe o ritmo se estabelecer novamente. Deixe-o se sentir confortável, então avance novamente e force-o a trocar golpes novamente. Você está sendo esperto em não gastar toda sua energia em um cara que não está gastando nenhuma. Você também está guardando energia mas está alternando com algumas trocações intensas aqui e ali. Faça-o lutar em um ritmo mais alto do que ele está acostumado a treinar. Ele se cansará rápido porque ele não está acostumado a lutar em um ritmo mais forte, o ritmo de descanso dele se torna muito lento que se torna ineficiente e você pode ir pra cima dele para nocauteá-lo com facilidade (você não precisa vencê-lo nos pontos, você só precisa aumentar seu ritmo de luta para cansá-lo).
Derrotando Lutadores com Ritmo Alternado
AH PORCARIA! Você encontrou alguém que pode lutar em ambos os ritmos. Ele pode lutar rápido com golpes fortes mas também pode ficar dançando e trocando golpes com você devagar. Ele luta quando você luta e descansa quando você descansa. Ele não é apenas atlético mas também esperto o suficiente para igualar seu ritmo. Ok, AGORA você pegou uma luta difícil.
Acerte-o no Ritmo MÁXIMO;
Guarde energia no Ritmo de DESCANSO.
A forma de controlar a velocidade (e assim, a luta) é ficar alternando o ritmo. Claro que você deve fazer isso para que seu oponente fique cansado enquanto você guarda energia, e seu oponente se machuca enquanto você lança golpes pesados. Se vocês dois estão indo rápido, você muda primeiro para o ritmo de descanso e sai do alcance enquanto ele acerta alguns últimos golpes no ar. Se vocês dois estão devagar, surpreenda-o mudando para um passo rápido primeiro e acertando com golpes fortes. No momento que ele aumentar sua velocidade, você volta para seu ritmo de descanso novamente e se esquiva. É um jogo interminável de gato e rato com vocês dois tentando fazer com que o outro se entregue primeiro. Ahhh… a beleza do boxe. Eu adoro esse esporte!
Controlando a Velocidade da Luta
Para ser melhor lutador que você eventualmente pode ser, você precisa de ambos, um ritmo máximo de alta performance e também um ritmo de descanso de alta performance. Ambos são importantes e ambos irão salvar sua pele quando você estiver bem encrencado. Você deve alternar entre os dois ritmos de luta para encontrar o ritmo certo para derrotar seu oponente.
Os melhores lutadores do mundo não tem somente golpes fortes,
eles podem ferir seus oponentes enquanto lutam no ritmo de descanso.
Alguns dos maiores lutadores do mundo tem um ritmo de descanso incrível. Manny Pacquiao, Paul Williams, and Antonio Margarito pode lançar mais de 100 golpes por round. Ou você pode assistir Bernard Hopkins derrotando seus oponentes mais jovens. Veja-o lançar enormes golpes ou fazer alguma coisa maluca para manter o oponente no canto, e então ele irá andar em volta para ganhar tempo.
Muitos dos melhores lutadores tem vencido porque um boxeador sabe como usar o ritmo contra o outro boxeador. Na próxima vez que você assistir uma luta, tente ver não somente quem está indo mais rápido ou mais devagar, mas quem está mais confortável durante a mudança de ritmo. Veja qual lutador está se esforçando demais e perdendo energia durante a mudança de ritmo.
Torne-se um lutador resistente, com capacidade de explosão.
Treine pesado em ambos os ritmos e acostume-se a mudar entre eles durante os sparrings. Geralmente não é o ritmo que deixa as pessoas cansadas, é a mudança que acaba com os lutadores. Mudar o ritmo é punir o corpo e a mente. Você pode praticar a mudança de ritmo em vários aspectos do seu treino de boxe. Adicione alguns sprints à sua corrida ou algumas explosões de golpes rápidos no saco de pancadas. Aumentar a intensidade apenas alguns segundos durante seu treino pode fazer toda diferença (é por isso que treinos com intervalos são tão eficientes para aumentar a performance).
Cedo ou tarde, você encontrará alguém que não será capaz de manter seu ritmo ou sua mudança de ritmo. E quando acontecer, você irá derrotá-lo não porque você é mais rápido ou está mais relaxado… mas por ambos 😉 .
Deixe um Comentário