O QUE É punho em rotação?
COMO você lança um golpe assim?
POR QUE devemos girar o punho quando golpeamos?
E… QUANDO devemos girar o punho?
O golpe com punho em rotação não é novidade entre os boxeadores mais bem treinados. Para eles é uma técnica comum. Mas para a maioria dos lutadores iniciantes e até mesmo artistas marciais, essa técnica é vista como algum tipo de técnica secreta mágica.
Essa é minha explicação para desmitificar definitivamente o “segredo” da técnica de rotação do punho.
O que é um golpe com rotação de punho?
*** Imagem de BoxRec.com
Um golpe com rotação de punho é feito através da rotação do punho adicionada ao final do golpe.
- O punho gira para o lado de dentro do golpe conforme o braço vai se estendendo, assim a palma da mão deve estar posicionada para baixo no momento do impacto do golpe.
Acredita-se que essa técnica tenha sido inventada por um famoso boxeador chamado Charles “Kid” McCoy que (lutou de 1891 até 1916) criou a técnica após ver um gato atacar uma bola de lã.
McCoy imitou o movimento em espiral da pata do gato, para adicionar força aos seus golpes e cortar a pele dos oponentes (naquela época, as lutas eram feitas com pouca ou nenhuma proteção nas mãos). Ele foi um lutador muito bem sucedido e é conhecido até hoje como um dos maiores golpeadores do boxe, por isso a técnica dele se tornou famosa através dos anos.
Com o tempo, muitos outros lutadores e praticantes de diferentes artes marciais chegaram à mesma conclusão e surgiram várias técnicas similares do soco com rotação do punho.
BENEFÍCIOS IMAGINADOS da técnica de rotação do punho
Não concordo com todos os benefícios listados, mas aqui está aquilo que ouvi ao longo dos anos a respeito dessa técnica. Também incluí algumas observações pessoais em cada uma.
- aumento de força – POSSÍVEL, mas depende de como você ataca
- aumento de velocidade – POSSÍVEL, mas depende da sua base
- corta a pele – NÃO, no boxe moderno temos maior proteção nas mãos e cortar a pele do oponente tem mais a ver com o ângulo e momento do golpe
- pulsos mais protegidos – SIM, um golpe lançado dessa maneira diminui as chances de lesões no pulso
- ajuda o golpe a passar pela guarda – SIM, é mais fácil lançar alguns golpes com punho na posição horizontal do que na vertical
- protege seu queixo – SIM, é um grande benefício especialmente em trocações de golpes
Por que boxeadores utilizam essa técnica?
1. Aumento de força & proteção do pulso – um punho na horizontal estabiliza seu braço e ajuda na transferência da força para o golpe
2. Melhor tempo de reação – para sair de uma posição defensiva e atacar
3. Vantagens na execução de overhands – boxeadores utilizam muito os overhands (golpes por cima do braço do oponente, contragolpes), mais do que qualquer outra arte marcial ou luta que normalmente se concentram em ataques diretos
Como eu disse antes, a técnica de rotação do punho é algo padrão e comum para boxeadores. Eles fazem isso o tempo todo, de modo automático. Você pode até ouvir os treinadores mais velhos na academia se referindo a essa técnica quando eles gritam:
- “Gire as mãos!”
- or “Gire seus punhos!”
Como eu disse, se você é boxeador, provavelmente já sabe utilizar essa técnica. Mas se você gostaria de ter mais algumas dicas para aumentar a força dela, continue lendo! 🙂
Como Lançar Um Golpe Com Rotação De Punho
Técnica de rotação de punhos para golpes diretos – (JAB ou DIRETO DE DIREITA)
- Rotacione o braço todo (ombro, cotovelo, punho) conforme seu golpe avança, assim seu punho deve estar com a palma da mão para baixo no momento do impacto.
Técnica de rotação de punhos para cruzados na cabeça – cruzado de esquerda ou overhand de direita
- Rotacione o braço todo (ombro, cotovelo, punho) conforme seu cruzado se curva, assim seu cotovelo deve estar no mesmo nível do seu punho (cruzado) ou então deve estar mais alto que seu punho (overhand).
Técnica de rotação de punhos para uppercuts – uppercut de esquerda ou uppercut de direita
- Use o movimento inverso da rotação. Rotacione seu braço para dentro conforme você curva o uppercut, então no momento do impacto seu cotovelo deve estar embaixo do seu punho, para dar suporte ao golpe.
- Esse tipo de técnica não serve exatamente para todos os uppercuts (por razões estratégicas principalmente), mas é EXTREMAMENTE eficiente para uppercuts lançados a distâncias muito curtas.
Princípios da técnica de rotação do punho
1. O punho precisa da força do antebraço para conduzir toda a força do golpe.
TODOS os golpes devem receber apoio do antebraço! É por isso que o cotovelo sempre segue a trajetória do punho. Tente lançar qualquer golpe sem o apoio do cotovelo (e antebraço) por trás do golpe e você irá notar a grande perda de força e poderá até mesmo machucar seu punho. É por isso que seu pulso dói quando você lança um golpe com o punho curvado incorretamente (pois seu antebraço não está exatamente atrás do seu golpe).
- Quando você lança um golpe reto, o cotovelo deve impulsionar o golpe para frente (não para os lados).
- Quando você lança um cruzado de esquerda, o cotovelo deve seguir a mesma trajetória do punho (não ficar para baixo de modo preguiçoso).
- Quando você lança um uppercut, o cotovelo deve estar literamente embaixo do antebraço para apoiar o punho que realizará o ataque para cima.
Quando você passa a ver a rotação do punho como um movimento natural, ela deixa de ser uma técnica. Ou seja, onde quer que seu punho vá, seu cotovelo irá sempre seguir a trajetória do punho. Assim sendo, a palma da mão irá se posicionar do modo mais natural e correto (para baixo nos diretos ou cruzados, lateralmente nos cruzados no corpo e uppercuts).
2. O movimento correto de rotação consiste em girar o braço todo e elevar o COTOVELO rapidamente.
O objetivo da técnica de rotação
é elevar o cotovelo rapidamente.
Tente realizar esses movimentos a partir de sua base de luta — com o cotovelo para baixo.
Segure seu punho em uma posição vertical (palma da mão para o lado) e dê um golpe reto. Você perceberá que o fato do seu cotovelo estar para baixo faz com que seu antebraço não suporte seu golpe corretamente até que seu braço esteja totalmente estendido.
Agora mantenha seu punho em uma posição horizontal (palma da mão para baixo) e dê um golpe reto. Você perceberá que o movimento é mais natural e que o antebraço irá girar, fazendo com que o cotovelo tenha uma leve saída lateral antes mesmo do golpe ser concluído.
Se você comparar esses dois métodos (punho na horizontal vs punho na vertical), você perceberá que o punho horizontal faz com que o braço todo faça um movimento de rotação e assim o cotovelo executa a saída do golpe rapidamente. Devido a isso, seu golpe tende a ser muito mais forte e mais rápido, especialmente se você atingir o alvo antes de esticar totalmente seu braço. Essa é a principal diferença entre os golpes com o punho na horizontal em relação aos golpes com o punho na vertical.
Algumas pessoas discutem sobre “golpes de boxe vs golpes de karate” ou “golpes com punho horizontal vs golpes com punho vertical” e a resposta é SÃO GOLPES DIFERENTES. Não me importo sobre qual é melhor, o porquê ou como, etc. A coisa mais importante para mim é utilizar o golpe correto para minha estratégia. E como estamos falando da estratégia do boxe, a técnica de rotação é mais aplicável (e também é a técnica padrão). Boxeadores são com toda certeza, os mais habilidosos, mais técnicos e mais versáteis quando o assunto é combate com as mãos, do que quaisquer outros artistas marciais.
3. A técnica de rotação é um movimento, não uma posição.
Por que boxeadores rotacionam seus golpes? Não seria melhor apenas posicionar o punho e o cotovelo já na posição final do golpe? A resposta óbvia é não, porque manter seu punho posicionado horizontalmente o tempo todo forçará seu cotovelo a permanecer lateralizado e assim seria muito mais difícil defender seu corpo dos golpes do oponente.
LEMBRE-SE: a posição básica de boxe consiste em manter seu cotovelo junto ao seu corpo para defesa. Portanto, se seus cotovelos estão junto ao seu corpo, para baixo, significa que será muito mais natural ter as palmas da suas mãos posicionadas lateralmente ou até mesmo para dentro (na direção do seu rosto).
Assim sendo, a técnica de rotação dos punhos também permite que você golpeie a partir de uma posição de defesa. A técnica de rotação facilitará o movimento do seu cotovelo a partir da posição baixa (de defesa) para uma posição alta (de ataque), rotacionando seu braço e dando a você um ataque mais forte.
NOTA: outro benefício da técnica de rotação é que ela ativa seu ombro, fazendo com que ele também gire e proteja seu queixo no momento do seu ataque. Tente lançar um golpe com o punho verticalizado e depois compare com o punho horizontalizado. Você verá que o ombro irá proteger seu queixo de melhor forma se você usar a segunda opção. Nos golpes com punho na vertical seu queixo ficará exposto e esse é o principal motivo pelo qual golpes assim não são utilizados no boxe.
4. Alguns ângulos de ataque só podem ser obtidos com cotovelo elevado.
Além do aumento de força e da proteção do queixo, golpes com rotação muitas vezes são a única forma de passar pela guarda do oponente. Veja por exemplo, o típico overhand de direita. Se esse golpe fosse executado com o punho na posição vertical e com o cotovelo apontando para baixo, seria impossível flexionar o cotovelo para que o golpe passasse por cima da guarda do oponente. Nesses casos, usar a técnica de rotação do punho permite que você flexione o cotovelo lateralmente de modo que seja possível para seu punho passar sobre a guarda do oponente, atingindo o rosto do mesmo com uma trajetória descendente.
No boxe, utilizamos todo tipo de golpes – diretos, por cima, por baixo, em volta. Sempre que o cotovelo precisa ser flexionado, nós flexionamos. E em muitos casos, deixar o cotovelo se flexionar lateralmente nos dá ângulos de ataque mais eficientes.
Segredos da técnica de rotação de punho
Segredo #1:
Rotacione o braço todo! Ombro, cotovelo, punho!
Não pense somente no punho! Pense no braço todo, especialmente cotovelo e ombro. Tente sentir a rotação rápida e chicoteadora do seu cotovelo e ombro. Isso irá exigir um braço relaxado para que CHICOTEIE o alvo utilizando a técnica de rotação.
Quando fizer do modo correto, você sentirá seu cotovelo flexionando rapidamente ao mesmo tempo em que seu antebraço todo serve de suporte para o punho. Recomendo que pratique a rotação inicialmente com os golpes retos (jab e direto). Uma boa dica: você precisa manter seu braço relaxado para rotacioná-lo corretamente.
Se você gosta de BATER EMPURRANDO ou gosta de “penetrar” o alvo com seus golpes, a técnica de rotação irá deixá-lo mais lento e dará a sensação de que está desperdiçando energia. Ao invés disso, procure a sensação de que seu cotovelo funciona como uma borracha, flexionando rapidamente da posição de defesa para a posição de ataque.
Segredo #2:
Contraia rapidamente sua musculatura dorsal e seu ombro para rotacionar o punho.
Novamente, não se concentre no punho. Tente iniciar o efeito de rotação utilizando seus músculos maiores e mais fortes, ou seja, os músculos das costas e ombro. Tudo que você precisa fazer é rotacionar o cotovelo e o punho irá seguir o movimento.
Relaxe seu braço todo e então exploda a musculatura dorsal e dos ombros. Quando conseguir isso, tudo que precisará é movimentar o punho e antebraço para lançar um GOLPE COM ROTAÇÃO DE PUNHO MUITO PODEROSO!
leonardo ribeiro
Perfeita explanação! Obrigado por dividir conhecimentos específicos como estes.