Geralmente eu não escrevo este tipo de artigo aleatório mas eu aprendi tanto com uma lição particular ontem que eu tive que compartilhar isto com meus leitores. Este é o tipo de pensamento que muda o modo como você vê as coisas e muda o modo como você luta para sempre.
Eu fiquei tão empolgado com o que eu aprendi, que precisei escrever sobre isso.
Eu gostaria muito que todos vocês pudessem estar comigo naquele dia.
Uma pequena introdução
Alguns de vocês podem ou não saber, mas eu tenho alguns hobbies fora do boxe, um deles é o tango. Meu irmão foi campeão de tango por 2 vezes nos Estados Unidos e 3º lugar no campeonato mundial em 2011. Ele me recomendou que tivesse uma aula particular com um de seus professores e então eu a tive.
Este cara dança há 40 anos. E também pratica artes marciais por quase tanto tempo quanto a dança. Ele aparenta ter cerca de 55 anos, cabelos brancos com um sorriso calmo e tranquilo. Ele fica completamente relaxado mas anda tão suave como um gato. E quando ele vira, é tão rápido quanto uma cobra. Você se sente como se tivesse conhecido um ninja real.
Infelizmente, eu não vou contar o nome dele a vocês.
A Lição Particular
Relaxe para MAXIMIZAR O CONTATO COM O CHÃO
Ele me perguntou, “E então, qual seu problema? O que você quer melhorar?”
Eu disse à ele, “Eu danço há um ano e meio e também luto boxe há quase 10 anos. Eu quero me tornar mais pesado, quero mais equilíbrio, mais força, mais base.”
E então ele me perguntou, “E como você está tentando se manter equilibrado?”
Eu respondi, “Através do posicionamento correto do corpo, alinhamento da espinha, e então forçar o core para manter a tensão e o contato com o chão através das pernas.”
Ele sorriu e disse “venha aqui”. Ele se ajoelhou no chão e pôs a palma da mão no chão. E explicou “Viu que quando minha mão está relaxada, a palma fica assentada ao chão? Completamente espalhada e com o maior contato ao chão quanto é possível. Se eu tentar agarrar o chão para criar tensão através dos meus dedos, parte da minha mão se levanta do chão, levanta o peso do meu corpo, levanta meu centro de gravidade, e diminui minha conexão com o chão.”
Eu assenti concordando e ele continuou.
“…você não pode criar equilíbrio com tensão. Porque toda tensão vai para cima.” Eu concordei novamente com a cabeça mas ele ainda não acreditava que eu tinha entendido completamente.
“Você já tentou carregar uma pessoa que está dormindo?”
- Tive que pensar na última vez que fiz isso.
“Você já tentou carregar uma pessoa bêbada?”
- Eu assenti com a cabeça rindo.
Uma pessoa dormindo ou bêbada é TÃO pesada porque elas estão completamente relaxadas. Você tem que estar relaxado como uma pessoa dormindo. Como quando você vai dormir e deita na sua cama, você se larga sobre a cama. Você deve largar toda a tensão para estar completamente conectado ao solo. Gravidade é natural. Equilíbrio é natural. Tensão não é natural. Uma vez que você aprende como ficar relaxado, você nunca mais ficará tenso novamente.
Os melhores dançarinos são os mais relaxados,
não os mais tensos.
Fique relaxado para ter LIBERDADE
“Deixe-me te mostrar 3 posições.”
“Isto é tenso.”
- Ele se manteve ereto e estufou o peito. Braços e joelhos completamente rígidos.
“Isto é relaxado.”
- Ainda se mantendo ereto mas desta vez seus braços e seus joelhos relaxaram mesmo assim ele parecia reto.
“Isto é frouxo.”
- Ele deixou seus ombros caírem enquanto seu peito ficou para dentro e abaixou um pouco sua cabeça.
“A razão pela qual queremos estar relaxados é que isto nos dá LIBERDADE. Nós temos o melhor equilíbrio, a maior força, e também mais liberdade para mover para onde quisermos.” Ele balançou seus braços para trás e para frente enquanto seu corpo permanecia grudado ao chão.
“Se você está tenso e tenta manter uma postura, você limita sua liberdade. Talvez você mantenha uma certa postura ou posição para mais equilíbrio ou para mais força. Mas então você não pode se mover dessa postura porque se o fizer você perde seu equilíbrio. Isto não é liberdade. Você está preso e a tensão que você está carregando facilita para que seu oponente possa te empurrar.”
“Por outro lado, se você está frouxo e envergado você também limita sua liberdade. Você não pode se mover livremente se seu corpo está inclinado em um ângulo e não pode se mover porque você está sem equilíbrio de um lado ou está com pressão extra em suas articulações. Se mover de uma posição frouxa é difícil porque você precisa criar tensão para se mover.”
Se seguiu me mostrando como “relaxar” minhas costas e como “relaxar” minhas pernas. Foi engraçado ser ensinado precisamente como dobrar meus joelhos, mas cara, foi muito eficaz!
“Basicamente existem 3 versões para todas as posições: tenso, relaxado e frouxo. Você tem que encontrar a POSIÇÃO RELAXADA. Isto dará a você a maior liberdade para se mover.”
Sempre existe 3 posições: tenso, relaxado, frouxo.
A posição RELAXADA te dá mais liberdade.
Mantendo o equilíbrio em movimento
“Me mostre como você anda com equilíbrio.”
- Eu comecei a andar suavemente mas com cautela com meus braços para fora como asas. Imediatamente ele gritou para mim.
“Coloque seus braços para baixo. Porque você levanta seus braços dessa forma? Isto é tensão. Tensão em suas costas, em seus ombros, em seus braços. Um braço coloca facilmente um pouco de tensão em um lado. E então você tem que equilibrar com o outro lado. E então seu foco vai para seu braço e você se esquece do core. E uma vez que o core é fraco, você irá cair de qualquer forma, mesmo que seus braços estejam equilibrados.”
“Livre-se da tensão. Coloque os braços para baixo. Você não pode cair para o lado se você não tem nenhuma tensão te empurrando para o lado. Mantenha seus braços para dentro e o único sentido que você poderá cair será para baixo.”
Quando seu corpo está relaxado, ele cairá para baixo. Se você cai para o lado (SEM EQUILÍBRIO), é porque alguma coisa ou alguma tensão em algum lugar não deixou você cair para baixo. Quando a tensão impede que seu corpo caia para baixo, então ele cai para o lado.
Relaxe e deixe seu corpo cair para baixo. Seu corpo precisa se soltar para cair, talvez tenha que se flexionar em algum lugar, ou relaxar uma certa área de tensão. Você tem que estar mais atento da tensão no seu corpo para poder liberá-la.
A razão pela qual você cai para o lado é porque
a tensão impede que seu corpo caia para baixo.
Presença de equilíbrio
TORNE-SE relaxado com consciência, NÃO foque na tensão
“Você de ter a presença forte. E presença significa que você deve estar consciente e ser focado, em não estar tensionado. Para estar consciente de algum local, você deve relaxar este local, não se tornar mais tenso. Muitas pessoas tem problemas de quanto mais eles focam em um local, mais tenso se tornam neste local. Você tem que fazer o oposto. Se tornar mais consciente e mais focado e então você poderá relaxar aquela área e se tornar mais presente, não mais tenso.”
Presença começa no core
“Você tem que estar consciente do seu tórax. Tudo, 100% da atenção vai para o tórax. Não para as pernas, não para os braços, não para os ombros ou as costas. Relaxe e esteja consciente do seu tórax e então o tórax pode conectar ao chão. Se o topo do seu corpo não está conectado ao chão, você não está equilibrado e você está trabalhando contra a gravidade, e não a favor dela.”
Ele me fez caminhar novamente. Desta vez ele me seguiu e comentou toda vez que via tensão.
“RELAXE OS BRAÇOS!”
“RELAXE SEU OMBRO ESQUERDO!”
“A PARTE INFERIOR DIREITA DAS COSTAS!”
Sempre que notava uma área, ele tocava com seu dedo e por isso eu podia sentir seu toque e me tornar consciente, eu era capaz de relaxar aquela área imediatamente. É incrível o preciso ele era apenas olhando para mim. Tenho certeza que ele ganharia muito dinheiro como massagista.
Confie no chão
“Aqui, sinta como eu caminho”. Ele fez eu colocar as mãos em seu tórax enquanto ele caminhava na minha direção. E com certeza, ele estava muito MUITO mais pesado do que parecia. Eu me senti como se estivesse sendo empurrado por um carro em neutra.
De repente, ele me surpreende girando para um lado e eu imediatamente me tensionei para manter o equilíbrio. Eu sorri já sabendo o que ele iria dizer.
“Muitas pessoas se tornam mais tensas quando perdem o equilíbrio. Isto as deixa mais propícias a queda. Se você está perdendo o equilíbrio, você precisa se relaxar mais para se conectar ao chão, não se tornar mais tenso e se lançar para fora do chão.”
Eu assenti concordando mas ele não acreditou que eu entendi o conceito.
- “Venha aqui, sente-se na cadeira.” Nós dois nos sentamos enquanto ele olhou e perguntou, “Como se sente?”
- Eu me sinto relaxado.
- E porque você se sente relaxado?
- Porque estou sentando e não preciso me segurar em pé.
- Mas você ainda pode escolher ter tensão em seu corpo mesmo quando você está sentado, correto?
- Sim mas eu não preciso ter tensão porque eu sei que a cadeira vai me segurar.
Seus olhos brilharam e um grande sorriso apareceu em seu rosto. Eu não estava certo do que era aquilo, mas eu tinha dito a coisa certa.
“É porque você confia na cadeira!”
“Este é o problema com muitas pessoas. Eles não confiam que o chão irá segurá-los. Eles se tornam mais tensos quando perdem o equilíbrio porque eles não confiam no chão. Se você conseguir relaxar no chão da mesma maneira que na cadeira, o chão irá te segurar.”
Você tem que confiar que o chão irá te segurar.
O chão é seu amigo
“O chão é seu amigo. Se você souber como se conectar ao chão, você terá um amigo extra nas lutas. O chão irá te segurar, te dar força, e liberdade para se mover. Se você não deixar o chão te segurar, você terá que se segurar. E se você estiver muito ocupado se segurando, você não estará livre para se mover, e não terá equilíbrio. Não lute contra o chão, deixe o chão te segurar.”
O chão te dá equilíbrio, força e liberdade.
Muitos atletas confiam na tensão, não no relaxamento
“O problema com muitos atletas é que eles tem muito músculo e aprenderam ao longo dos anos como usar a tensão. Eles confiam na tensão em seus músculos porque eles tem feito dessa forma por muito tempo. Quando você sabe que seus músculos são mais fortes que do outro cara, a tendência é que você confie em seus músculos. Agora você deve aprender como confiar no relaxamento. E aprender como relaxar para se conectar ao chão.”
“Eu prometo que uma vez que você aprender como relaxar e conectar-se ao chão, você nunca mais fará diferente. Porque esta é a maneira mais simples. Esta é a maneira natural.”
Acredite no relaxamento, não na tensão.
Usando a tensão
Não é que força muscular seja inútil, mas você precisa saber aplicar a tensão na MELHOR hora. E a melhor hora é quando você está mais pesado e mais conectado ao chão. Uma vez totalmente relaxado e firme, tudo que você precisa é um pouco de tensão para obter muita força. Por outro lado, se você não está totalmente relaxado e firme, você pode usar muita tensão e muito pouco será transferido.
*** Eu imagino que isso seja similar em como os boxeadores são ensinados ficarem relaxados durante o golpe e tensionar o corpo todo e o punho apenas no último momento.
Sempre relaxe primeiro, e então tensione. Muitas pessoas usam a tensão primeiro. De imediato, a coisa mais rápida que fazem é tensionar e isto nunca funciona. Você sempre se torna um tijolo, e cai. Tem que relaxar primeiro e se conectar com o chão… e ENTÃO, se você precisar, TENSIONE.
O final da lição
Ele me mostrou exercícios simples mas eficazes para manter o equilíbrio, e então nosso tempo acabou. Eu gostaria de contar para vocês mais sobre o que ele fez e como ele fez, mas alguns sentimentos não podem ser entendidos com palavras. Você tem que estar lá e sentir e ver pessoalmente para entender. Ele estava mais que apenas relaxado, ele estava calculado, ele estava preciso, correto, tão consciente e tão atento a tudo que estava acontecendo. Ele sabia como ajustar seu corpo imediatamente para qualquer situação.
Eu me sinto tão aliviado de tê-lo conhecido neste ponto da minha vida. Foram necessários 10 anos de boxe para me deparar com conhecimento neste nível definido desta maneira. Mas me sinto orgulhoso. Se isto fosse a única coisa que eu iria aprender esse ano, eu diria que eu aprendi muito.
Como essa sessão serviu para abrir meus olhos, eu também tive lições particulares com professores de dança incríveis que me disseram exatamente o oposto. Eles acreditam em manter o equilíbrio através de tensão e que manter uma posição perfeita exige uma tremenda quantidade de músculos e esforço constante. O artigo que você acabou de ler represente apenas uma peça do quebra-cabeças. Com o tempo, eu vou compartilhar as outras lições.
Manassés
Massa!
Parecia uma lição de tai chi!
Lu
Hello Johnny! Found your page while googling about muscles/tango. Nice article but… Why won’t you tell us the name of that tango teacher? Please tell us his name! 🙂
Lu
Hello Johnny! Found your page while googling about muscles/tango. Nice article but… Why won’t you tell us the name of that tango teacher? Please tell us his name! 🙂