Como Golpear Mais Rápido

17 setembro, 2010 17 setembro, 2010 por Johnny N Técnicas de Golpes, Técnicas do Boxe 7 Comentários

Como Golpear Mais Rápido

Está cansado de guias ruins sobre como melhorar a velocidade das mãos escritos por pessoas sem experiência no boxe? Aqui o negócio é sério!

Ok, golpear mais rápido, velocidade nas mãos, reflexos rápidos. Essas coisas estão todas interligadas. Não é difícil fazer ou difícil treinar, mas com certeza é difícil aprender. Pelo que tenho visto, muitas pessoas golpeiam com lentidão porque tem a atitude ou treinamento incorreto. Os lutadores mais rápidos que vejo na academia não fazem nenhum exercício específico para melhorar a velocidade das mãos.
Não preciso nem dizer o quanto a velocidade é importante no boxe. Veja o Muhammad Ali. Veja o Roy Jones. Veja o Pernell Whitaker. Veja o Floyd Mayweather Jr. Eles não somente são campeões, como também ninguém consegue tocá-los. Há poucas coisas que possam superar a velocidade em uma luta. Independente da sua força, se o golpe do oponente te atinge primeiro sempre, ele irá te derrotar facilmente!

Pronto Para Começar A Treinar Golpes Mais Rápidos?

Siga os métodos abaixo para melhorar a velocidade das suas mãos!

Treinando A Velocidade De Raciocínio Para Golpear Com Velocidade

Tudo que você faz começa com a mente. Antes que você culpe a genética como causa da sua lentidão, músculos mau treinados, ou técnicas secretas que você não conhece, você precisa analisar sua situação mental. A primeira pergunta é, “Eu estou conscientemente fazendo alguma coisa para melhorar minha velocidade quando golpeio?” Se você nunca se perguntou isso antes, a resposta provavelmente é “NÃO”.
A coisa mais importante que você deve ter na sua mente para golpear rápido é a concentração. Seus olhos devem estar treinados para rapidamente reconhecerem um alvo e assim seu cérebro enviará o comando para seu braço, dizendo a ele para soltar o golpe. Esqueça sobre a velocidade das mãos por enquanto, estou falando sobre a velocidade de raciocínio. Uma pessoa que consegue detectar uma oportunidade de golpear primeiro irá golpear mais rápido e terá grande vantagem nos golpes.
Então agora que você entendeu que o primeiro passo para golpear mais rápido é lançar o golpe primeiro, vamos trabalhar na velocidade de raciocínio. Como fazer isso, você se pergunta. Muito fácil eu respondo, treinei seus golpes diariamente em alvos móveis e rápidos. O Punching Ball e o Teto-Solo serão seus novos amigos. Eles treinarão seus olhos para seguir alvos móveis e para lançar golpes quando os espaços surgirem. Quando você acertar o teto-solo, não se preocupe em lançar sequências de golpes. Ao invés disso, tente observar o teto-solo se movimentando e lance 1 ou 2 golpes com sua velocidade máxima e com precisão. Mesmo quando você não estiver golpeando, continue observando o teto-solo atentamente. Não tire os olhos dele! Novamente, o primeiro passo para ter golpes mais rápidos é ter uma mente mais rápida!

A Atitude Correta Para Golpear Mais Rápido

Ter a atitude correta é essencial para conseguir golpear rapidamente. Vejo o tempo todo lutadores tentando destruir o punching ball quando digo a eles para atacar com velocidade. Quando eu digo mais rápido, não necessariamente quero dizer mais forte. Carregar seus golpes para ter mais força e para causar mais dano provavelmente não fará eles serem mais rápidos. Frequentemente, essa atitude só faz você golpear com pouca técnica, com golpes longos e com mais esforço do corpo.
Golpear com velocidade não significa colocar mais esforço ou mais força no golpe. Não significa que você deve tensionar seu punho com mais força e que deve tentar machucar mais seu oponente. Ter a atitude correta para golpear com velocidade significa que você deve se concentrar na velocidade e nada mais. Não se concentre na força ou na precisão. Apenas na velocidade.
Ao invés de imaginar que está golpeando um oponente, imagine que esteja tocando o oponente sem que ele veja. Imagine seu golpe atingindo ele de forma tão rápida que ele não possa ver o golpe. Você não está tentando machucá-lo, mas sim surpreendê-lo! Tenha essa atitude quando estiver treinando sombra e quando estiver treinando no saco de pancadas. Você perceberá que essa mudança de atitude irá aumentar a velocidade dos seus golpes. Você não estará mais tentando quebrar o queixo do seu oponente — você estará tentando roubar o protetor bucal dele!

Relaxando O Golpe Veloz

Isso é algo que compreendi por muito tempo. Esse princípio é verdadeiro para qualquer esporte ou atividade física que você pratique. A ÚNICA forma de se mover com sua velocidade máxima é estando RELAXADO! Os músculos mais relaxados tem mais potencial para se movimentar na velocidade máxima. Em todos os esportes que você observar, você verá que os atletas mais relaxados são aqueles que se destacam sobre seus oponentes. Eu costumo praticar corridas curtas e tiros com sprint, e garanto que os melhores corredores são aqueles com a musculatura mais relaxada.
Lembre-se, que há uma linha tênue entre movimento relaxado e movimento preguiçoso. Estar RELAXADO durante o movimento quer dizer que você irá se movimentar com fluidez permitindo que seu corpo se expresse livremente sem tensão e sem estresse, enquanto movimentar-se de maneira PREGUIÇOSA significa que você irá se movimentar sem controle e sem propósito.
Então como “relaxar” para golpear com velocidade? Inicialmente, não fique com os punhos fechados o tempo todo. Ao invés disso mantenha as mãos relaxadas e feche o punho somente no momento do impacto. Se estiver em dúvida, relaxe as mãos mais ainda. Mantenha seus ombros soltos ao invés de tensionados. Não force seus bíceps ou tensione qualquer outra parte do seu corpo antes do golpe. Um corpo relaxado irá golpear mais rápido!

Lançando O Golpe Veloz

Esvazie sua mente quando estiver golpeando com velocidade. Não pense em destruir seu oponente. Essa atitude causa tensão nos seus braços e no seu corpo, fazendo você perder energia e ser mais lento. Permanecer tenso dessa maneira também irá desgastar mais seu corpo. Quando você golpear, expire rapidamente conforme lança o braço criando assim um golpe e permita que seu corpo faça parte do golpe livremente. Quando o punho estiver estendido, inspire rapidamente enquanto prepara o próximo golpe. O erro mais comum que observo nos boxeadores iniciantes é que eles recuam um pouco a mão para carregar o golpe antes de lançá-lo. Isso deixa o golpe realmente lento porque antes de ir para frente, o golpe estará indo para trás. É uma prova também de que eles estão pensando mais em golpear com força do que em golpear com velocidade. Não pense muito na força, pense em tocar seu oponente com velocidade.

Respiração Rápida Para Golpes Rápidos

Esse é outro ponto que muitos atletas não entendem sobre a velocidade. Respiração rápida é igual a movimentos rápidos. Respiração explosiva é igual a movimentos explosivos. Se você nunca ouviu isso antes, tente isso: tente respirar lentamente e golpear com velocidade. Aposto que você não vai conseguir. Percebeu como os movimentos do seu corpo são coordenados por sua respiração? Agora treine não somente sua respiração rápida, mas também com explosão e aceleração. Ouça os boxeadores profissionais. Quando lançam uma sequência de 5 golpes com velocidade, eles expiram 5 vezes realmente rápido. Algumas vezes quando você observar boxeadores profissionais treinarem sombra, eles não lançam golpes com toda força e extensão. Lançam golpes curtos ou de meia distância para que possam treinar respiração rápida e golpes velozes. Se você deseja ter a habilidade de golpear com velocidade, você precisa respirar com velocidade.

Lançando Sequências Rápidas

Deixe seus golpes fluírem de suas mãos e você irá golpear com mais velocidade. Mantenha sempre sua mente concentrada em sequências inteiras e não apenas em golpes individuais, e você verá que as sequências irão fluir dos seus braços com uma velocidade impressionante! Não enfrente seu oponente com um plano passo-a-passo de como seus golpes serão lançados. Enfrente seu oponente com uma sequência de golpes em mente e deixe fluir. Com o tempo e o treinamento, sua mente irá ajustar as sequências durante as trocas de golpes durante o combate para contragolpear os golpes do seu oponente.

Melhores Vídeos Para Treinar a Velocidade das Mãos:

Se você deseja atingir um alto nível de velocidade nas mãos, siga os passos acima. Não seja preguiçoso, não procure atalhos e não tente inventar coisas novas. Mantenha o treino simples e quando você possuir a velocidade desejada, você poderá ser criativo e inventar o que desejar. Fique concentrado, relaxado, respire rápido e golpeie rápido!
Mais 2 Guias de Boxe sobre Melhorar a Velocidade das Mãos:
boxing ebook Advanced Boxing Techniques A Dieta de 30 Dias dos Lutadores
Aprendeu alguma coisa? Compartilhe!



7 Comentários

Rangel Araújo dezembro 25, 2013 às 7:49 pm

Olá Everton, gostaria de saber se os artigos sobre movimentações de pernas serão traduzidos? Se sim, tem previsão?

Resposta

Everton janeiro 31, 2014 às 12:36 pm

Olá Rangel.
Sim, pretendemos traduzir todo o conteúdo do site original. No momento somente eu faço as traduções, mas em breve teremos novidades. Abraços!

Resposta

Felipe fevereiro 20, 2014 às 11:41 am

só queria agradecer pelo seu trabalho, esse site tem me ajudado muito

Resposta

sérgio damacena março 4, 2014 às 4:26 pm

gostei muito do artigo do site mas gostaria de ver os videos de treino em portugues.

Resposta

André Torres junho 4, 2014 às 6:48 am

Muito bom o site, matérias completas e bem detalhadas com uma linguagem de bom entendimento, Parabéns pelo site

Resposta

Willian dezembro 19, 2014 às 7:56 pm

Não costumo perder tempo comentando nos sites, mas esse aqui é muito bom, tem dicas que realmente funcionam, obg!

Resposta

Fabio Carmona maio 27, 2015 às 12:49 pm

Parabéns pela iniciativa, descobri o site hoje e achei excelente.

Resposta

Deixe um Comentário

Compartilhe sua opinião com outros boxeadores. Por favor, seja respeitoso.
Emails nunca serão publicados ou compartilhados.
Quer seu próprio avatar nos comentários? Faça um Gravatar!

Post anterior:

Post seguinte:

Copyright © 2008-2013 Como Boxear | ExpertBoxing. All rights reserved