Suas articulações tem um papel tremendamente importante na geração e dispersão de força.
Eu percebi recentemente o tremenda função que suas articulações possuem em dispersar a força. Infelizmente, a importância das articulações é frequentemente negligenciada em favor do foco mais popular nos músculos.
Tipicamente, a maioria das pessoas que conheço só se atentam aos músculos. Como está o aspecto dos músculos, quão grande eles são. Como desenvolver músculos poderosos. Como treinar os músculos corretos. Como obter o tipo correto de “músculos de lutador”. Etc e etc.
Mas muito raramente nós falamos sobre articulações.
Como suas articulações afetam a força do seu golpe?
As articulações transferem a força, NÃO os músculos
Quando você pensa sobre isso… porque são as articulações que fazem o golpe. São as articulações que recebem o impacto e a pressão da força do golpe, não os músculos. Certo, você pode dizer que os músculos estão gerando a força, mas na verdade são seus ossos (e articulações) que transferem a força.
Vamos colocar isso dessa forma: seus ossos e articulações são seu corpo (eles são a estrutura e aspecto do seu corpo). E seus músculos são as engrenagens que movem seu corpo. Mas uma vez que seu corpo se move e realiza o contato, são seus ossos e articulações que recebem o impacto ou melhor, GERAM O IMPACTO. São seus ossos e articulações que são responsáveis por transferir a energia para seu oponente.
Você não está atingindo seu oponente com seus músculos,
você está atingindo com seus ossos.
E para ser mais preciso, são suas articulações que na verdade recebem a maior parte do dano. Os ossos você não se preocupa porque eles são fixos e não podem ser movidos. As articulações, no entanto, são móveis e precisam ser colocadas em uma posição estável para tratar o impacto de forma correta.
Técnica é na verdade sobre OSSOS E ARTICULAÇÕES, não músculos
Técnicas de movimento são sobre mover seus ossos,
não sobre usar seus músculos.
Quando você analisa técnicas de golpes, não é na verdade sobre descobrir o músculo certo para usar, mas é mais a respeito de como colocar suas articulações em posição para descarregar mais força. Seus ossos e articulações representam pontos de força. E seus músculos são simplesmente um meio de colocar seus ossos na melhor posição possível.
Por exemplo… note como seu corpo se torna mais confortável quando você fica com uma postura reta. Isto permite a seus ossos – espinha e ossos da perna – se empilharem confortavelmente um em cima do outro. Claro, você precisa de um pouco de músculo para manter essa postura reta, mas você irá notar que essa posição coloca menos tensão não somente em seus músculos mas TAMBÉM EM SEUS OSSOS.
Esta teoria também pode ser aplicada a potência do golpe. Em vez de ficar pensando apenas sobre como mover seus músculos e quais músculos, etc, etc… você também pode pensar sobre como colocar suas articulações na posição correta no momento da verdade – O IMPACTO!
O VERDADEIRO PROBLEMA COM AS ARTICULAÇÕES
O verdadeiro problema que os lutadores enfrentam quando eles não entendem a importância das articulações é que eles podem perder uma imensa quantidade de potência dos seus movimentos. Eu arrisco dizer que eles perdem mais de 50% da potência máxima simplesmente porque suas articulações não estão no lugar!
Pense em uma mesa com 4 pernas. Agora se você quer colocar objetos pesados em cima desta mesa, as pernas precisam estar absolutamente retas. Se as pernas estiverem desalinhadas ou dobradas de alguma forma, a força máxima da mesma será consideravelmente menor. Pernas retas irão transferir a pressão mais facilmente para o chão enquanto pernas dobradas ou desalinhadas irão colocar a pressão nas articulações.
A mesma ideia é aplicada a seus ossos. Lembre-se, seus ossos são sua força. É de extrema importância que você coloque seus ossos na posição perfeita que eles precisão estar se você quer transferir tanta potência quanto possível. Imagine tentar segurar um amigo sobre seus ombros. Seria praticamente impossível a não ser que você estivesse absolutamente reto!
Sua transferência de força diminui muito
quando seus ossos (e articulações) não estão no lugar.
Posicione seus OSSOS E ARTICULAÇÕES para força máxima
#1 Objetivo – coloque seus ossos na posição correta para transferência máxima de força
Seu primeiro objetivo em qualquer movimento corporal precisa ser colocar seus ossos no lugar certo para transferir força. É mais do que simplesmente estar equilibrado, é mais do que usar os músculos certos. É uma questão de eficácia e eficiência. Você precisa estar no lugar perfeito se quiser transferir a força máxima!
De fato, eu arrisco dizer que se você estiver apenas alguns graus fora, você pode possivelmente perder metade da força. Isso mesmo, metade da força que você gera através do esforço de seus músculos será desperdiçada simplesmente porque seus ossos e articulações não está na posição para receber a carga!
Eu vejo esse problema o tempo todo nas técnicas de golpes, nos trabalhos de pernas, e muitos outros movimentos de boxe. Os lutadores não estão na posição correta e seus corpos não podem se mover muito bem, não podem se mover naturalmente, e não podem transferir a força muito bem. Eles gastam muita energia para lançar golpes e se movimentar mas seus golpes ainda são fracos e seus trabalho de pernas ainda é fraco. Eles ficam cansados exercendo muita força devido a baixa eficiência energética.
Claro, melhorar seu condicionamento te torna mais forte mas não aumenta sua eficiência. Suponhamos que você tenha uma capacidade muscular de 50 kg mas tem apenas uma eficiência técnica de 30%, você conseguirá usar apenas 15 kg de força. Mesmo que você dobre esta capacidade muscular para 100 kg mas não melhora sua técnica, sua eficiência de 30% ainda te dará apenas 30 kg de força – o que ainda é muito menos que sua capacidade original (não treinada)!
Aí está o porque entender as técnicas de movimentação é a chave. Os profissionais e mestres do jogo conhecem a técnica muito bem. Para eles não é apenas uma questão de ter músculos fortes e rápidos. Eles sabem exatamente qual o grau perfeito para mover seus corpos para produzir força máxima. Sabendo os detalhes exatos e a complexidade de cada movimento permite à eles gerar E ENTREGAR força máxima sem nenhuma perda de energia.
#2 Objetivo – controle suas articulações para manter a posição durante a transferência de força
É importante saber que suas articulações estão tensas (transferindo força) durante duas posições em qualquer movimento:
- 1. O INÍCIO – suas articulações estão tensas no início de cada movimento, quando você faz aquela explosão inicial de energia através de seus músculos para gerar aceleração.
- 2. O FIM – suas articulações estão tensas novamente no final de cada movimento, quando você para e causa um impacto.
O início de cada movimento geralmente é fácil de se lidar. Todo mundo aprende naturalmente como ficar em pé e todo mundo geralmente tem uma imagem perfeita de como suas posições devem ser. A posição padrão do boxe é tipicamente a mesma para todos, com apenas pequenas variações. Você também passa mais tempo nessa posição e nessa postura então é natural para você rapidamente encontrar a posição correta com a qual você golpeia ou se move.
A maior dificuldade em controlar suas articulações,
está no final do movimento, não no início.
O final do movimento é a parte mais difícil para todos. Isto é o que eu gosto de chamar de “o momento da verdade”, é quando suas articulações estão tensionadas pelo súbito impacto.
Eu posso pensar em 2 razões pelas quais o momento da verdade é tão difícil para todos:
- 1. Lutadores não entendem o movimento.
- 2. Lutadores não são treinados para manter a integridade durante o impacto.
O que acontece com suas articulações no momento do impacto?
Pense no seu corpo como uma bola batendo na parede. Ela será rebatida devido a quantidade de energia transferida e retornada durante o impacto.
Agora, seu corpo não responderá como uma bola porque ele não é estruturado como uma única peça (como uma chapa). É mais como uma unidade feita de múltiplas peças (imagine um prédio). Ao invés de “rebater”, ele tentará “desmoronar” em suas partes mais fracas e móveis… que são as articulações.
E se você conseguir evitar com sucesso que suas articulações de desmoronem durante o momento deste impacto, você será capaz de transferir mais energia ao seu oponente. Mas claro, tudo isso é muito difícil de fazer se você não entende o movimento e como suas articulações são tensionadas durante estes movimentos.
….E….
Lutadores não entendem os movimentos porque existe muitos movimentos possíveis. Quando está na hora de golpear, existem virtualmente uma infinidade de combinações de ângulos, extensões, distâncias e direções com as quais um golpe pode ser mirado e lançado. Sim, você aprendeu os golpes padrões como o jab, o direto, o cruzado e o uppercut… mas a realidade é que durante uma luta, existirão muitos golpes que são algo entre tudo isso. E existirão muitos movimentos onde você terá que lançar golpes que você nunca aprendeu, em ângulos que você nunca treinou.
Eles infinitos modos de lançar golpes significam que existem infinitos modos de você posicionar seu corpo para maximizar o poder de seus ossos para a força máxima. E você terá que aprender o grau e o ângulo perfeitos para cada tipo de movimento. Sim, levará uma eternidade para aprender e mais uma eternidade para dominar. Isto é uma coisa que vem apenas com experiência!
Lutadores estão mais focados em treinar seus músculos,
do que treinar seus ossos e articulações.
Lutadores não são treinados para manter a integridade do impacto porque o treino é geralmente baseado no aspecto muscular. É mais comum ver lutadores praticando o MOVIMENTO do golpe em vez do IMPACTO do golpe. Eu demorei um certo tempo para perceber o aspecto prático do porque muitos lutadores no boxe, e também artes marciais, faziam flexão de braço com os punhos fechados ou exercícios isométricos e outros tipos de exercícios do tipo “estáticos”. Existem grandes benefícios nestes exercícios se você entender o por que!
Para um golpe, este “momento da verdade” está bem no final, quando sua mão atinge seu oponente. Para um movimento de trabalho de pernas, este “momento da verdade” é quando seu corpo se moveu para uma nova posição e suas pernas estão recebendo o impacto do chão.
Como eu disse antes, ficar em posição para se mover é fácil. Ficar em posição para receber o impacto é difícil. É ainda mais difícil já que seu corpo está se MOVENDO enquanto você está tentando chegar na posição perfeita.
E é indispensável que você consiga a posição perfeita ou então você irá sofrer uma grande ineficiência energética. Eu vi muitos lutadores gerarem forças tremendas somente para gastar metade delas no impacto. Você pode perder a força de um golpe simplesmente porque seus ossos não estão no lugar. Suas pernas podem se cansar facilmente durante um trabalho de pernas simplesmente porque seus pés não aterrissaram com os ossos de sua perna na posição correta.
Como eu estabilizo as articulações durante o impacto?
A primeira coisa que você precisa é consciência.
Você sabe se suas articulações estão absorvendo o impacto ao invés de transferir o impacto? Se suas juntas estão doendo, então talvez suas articulações estão fora de posição e incapaz de absorver a força.
Você está ciente da sua posição de colapso? Só porque seus músculos ainda estão mantendo a posição não significa que suas articulações estão mantendo a posição. Mesmo que suas articulações “saiam” apenas um pouquinho, há um colapso bem aí. Um movimento pode parecer uma boa técnica mesmo quando de fato há um colapso durante o momento mais crítico.
A segunda coisa que você precisa é técnica.
Você sabe a técnica correta para aplicar força naquela posição? Existe uma grande chance de seu corpo estar em uma posição que você não aprendeu como maximizar ainda. Novamente, existem posições e tipos de movimentos ilimitados no boxe. Leva tempo para realmente se sentir confortável e aprender como empregar força em TODAS elas.
Eu não saio por aí rotulando “técnica boa” e “técnica ruim” porque todas elas tem seu lugar e sua função. Você que sabe como e quando usar ela ou não.
A terceira coisa que você precisa é esforço.
Sim, você precisa fazer um esforço consciente para manter a integridade das suas articulações quando estas estão tensas no momento do impacto. Enquanto seus ossos podem ser ignorados neste momento porque eles não tem partes móveis, suas articulações devem ser MANTIDAS no lugar, porque são suas articulações que permite que seus ossos se movam. Se as articulações cederem, os ossos irão se mover, e a força transferida será perdida.
Falhar em manter a integridade das articulações no impacto
permitirá que a força se perca através de suas articulações.
QUE TIPO de esforço você está fazendo durante o impacto?
Você está tentando EMPURRAR seus golpes? (Como um GOLPE EMPURRADO?)
Se sim, provavelmente não é a ideia correta. Durante esse movimento, você tem força voltando então provavelmente é melhor focar em resistir. E seus músculos são MAIS FORTES quando não estão se movendo (força isométrica) do que quando estão tentando se mover (força concêntrica).
Você está tentando segurar sua mão no lugar?
Bem, também não é bem isso. Manter integridade não é sobre “ficar parado” mas sim sobre reverter a carga de tensão. Em outras palavras, você precisa perceber a tensão vindo para suas juntas e encontrar uma forma de mover contra ela. Isto é mais efetivo do que desperdiçar energia ficando rígido.
Além disso… se tornando sensitivo e aprendendo a direção pela qual a tensão vem permite a você ser mais eficiente porque você irá saber de qual ângulo você deverá manter suas articulações no momento do impacto. A parte ais difícil sobre resistir é descobrir em qual direção resistir. Isto porque a direção da resistência não é sempre na direção reversa ao movimento! (Por exemplo: exercer força embaixo para resistir a algo que está vindo em frente de você. É confuso, eu sei.)
Você está puxando sua mão cedo demais?
Isto também não é bom. Em primeiro lugar, se você nunca mantém nenhuma integridade, então muito pouca energia será transferida para seu oponente. Algumas pessoas irão referenciar erroneamente esse problema como a razão pela qual golpes com efeito chicote são tão fracos, mas eles não conseguem entender que isto não é um golpe com efeito chicote. Um golpe com efeito chicote acontece quando você volta a mão LOGO APÓS a transferência de força.
De qualquer modo, é a transferência de força que joga sua mão para trás… não você contrair seus músculos do bíceps e ombros.
Você está atento em manter a posição do osso no impacto?
Ou você está atento em manter uma contração muscular no impacto? Tente e veja.
Como Aumentar a Força das Suas Articulações
Uma coisa que você deve estar pensando agora é como aumentar a força das suas articulações. Suas articulações são formadas por ossos, cartilagem, tendões, ligamentos e músculos que as suportam. Existem também fluidos no corpo que ajudam a lubrificar e amortecer essas articulações. Dieta, exercício, boa técnica, e também genética, tudo isso tem influência na saúde de suas articulações.
Nutrientes importantes para os ossos e as articulações:
- Cálcio e Vitamina D – cálcio é necessário para a formação dos ossos. Vitamina D é necessária para absorver cálcio.
- Ácidos graxos – Omega-3 and e óleo de peixe podem reduzir as inflamações (problema comum nas articulações).
- Antioxidantes – vitamina A, vitamina C, vitamina E, e selênio ajudam a combater os radicais livres que podem danificar as articulações ou causar desconforto.
- Suplementos de glucosamina – glucosamina é necessário para manter a cartilagem das articulações.
Ótimos exercícios para melhorar a força das articulações:
- Levantamento de pesos e treino de resistência – ajuda a fortalecer os músculos ao redor das articulações.
- Exercícios isométricos – são ótimos para desenvolver músculos e tendões fortes permitindo que eles mantenham uma posição estática durante altas tensões. Você já deve ter ouvido falar de escaladores com uma força incrível na mão por causa de toda posição estática que eles mantém.
- Alongamento e ioga – aumenta a flexibilidade e a força das articulações. Aumenta a amplitude dos movimentos, força e potência, enquanto diminui a tensão das articulações.
- Alongamento e rolo de espuma – especialmente importante para relaxar músculos e ligamentos tensos para aliviar a tensão de suas juntas.
- Cardiovasculares e aeróbicos – ótimos para melhorar a amplitude dos movimentos enquanto aumenta sua resistência.
- Exercícios de núcleo – nem preciso falar mas exercícios de núcleo ajudam a suportar seu corpo através de uma ampla gama de movimentos. Você verá que exercícios de núcleo são especialmente eficazes para estabilizar as grandes articulações do seu corpo.
Técnicas/hábitos adequados para o movimento das articulações:
- Postura – boa postura significa postura eficiente. Qualquer posição que use seus músculos para manter seu corpo em pé somente te deixará cansado e dificulta seu movimento. Tente usar seus ossos, isto facilitará o relaxamento.
- Alongue as articulações – articulações são naturalmente mais fortes quando alongadas e espalhadas, não comprimidas e retraídas. Expanda sua estrutura quando possível.
- Não tensione uma articulação – não dobre, gire ou se mova de um modo que machuque seus ossos.
- não vá contra as articulações.
- Aqueça – mova-se e faça o sangue fluir pelo seu corpo antes de colocar força em suas articulações. E quando eu digo “aqueça”, eu quero dizer literalmente aumente a temperatura do seu corpo… fique quente, sue, AQUEÇA-SE.
Genética das articulações e pessoas com “força natural”
ARTICULAÇÕES RÍGIDAS vs ARTICULAÇÕES SOLTAS
Existe ainda o fator genético que eu aprendi com um especialista em ortopedia – alguém que se especializa na saúde, danos e doenças do sistema musculoesquelético do corpo. Fui ao consultório dela para diagnosticar o que eu pensava ser um problema com meu joelho. Eu estava preocupado em ter uma lágrima menisco quando eu na verdade sofria de síndrome femôro-patelar.
Ela me pôs deitado e começou a sentir em volta do meu joelho por um momento. Então ela exclamou, “Uau! Você tem articulações realmente rígidas!” No que eu pensei, “Isto é uma coisa boa?”.
“Eu aposto que você nunca teve uma lesão, ou quebrou um osso, ou teve dor nas articulações, ou esses tipos de lesões, teve?” ela sorriu.
Eu fiquei tentando me lembrar e disse, “Sabe de uma coisa? É… você está certa.” É verdade. Mesmo com todos os esportes loucos que eu fiz durante anos… futebol, basquete, futebol americano, atletismo, skate e um milhão de outras coisas… Eu realmente nunca sofri uma lesão.
Quer dizer, houve uma vez que eu tive uma torção no tornozelo, mas isso foi porque eu pulei das escadas e aterrissei com o tornozelo dobrado. Mas foi tranquilo, considerando o tamanho da queda. Eu podia andar por aí e andar de skate bem – não precisei ir ao hospital ou ao médico. Ela explicou que eu nasci com sorte porque essas coisas são na maior parte genética. Fiquei surpreso em descobrir essa distinção entre diferentes tipos de articulações.
De qualquer modo, ela continuou a explicar as diferenças entre “articulações rígidas” e “articulações soltas”…
ARTICULAÇÕES RÍGIDAS são melhores para força e resistência.
ARTICULAÇÕES SOLTAS são melhores para flexibilidade e amplitude de movimento.
Articulações RÍGIDAS são melhores para força e resistência.
Articulações rígidas se mantém no lugar sobre pressão, sendo mais difícil saírem de posição, dobrarem, girarem ou tensionarem ao ponto de causar uma lesão.
Pessoas com articulações rígidas podem lidar com forças maiores em suas articulações colocando-as em vantagem nos movimentos que requerem força ou resistência, que são basicamente exigidos em muitos esportes. Suas articulações rígidas permitem resistir aos constantes atritos de todos os treinamentos pesados que eles fazem ao longo dos anos.
Articulações SOLTAS são melhores para flexibilidade e amplitude de movimento.
Entretanto, não é incomum para pessoas com articulações soltas participarem em esportes, eles não tem tanta resistência como os outros. Porque suas articulações são mais flexíveis, é mais fácil para suas articulações se esticarem, dobrarem, e saírem do lugar e ocasionar uma lesão. É comum para pessoas com articulações soltas torcerem os tornozelos, virar os joelhos, ter seus ombros deslocados ou ter vários outros tipos de lesões.
Por outro lado, pessoas com articulações soltas podem ser beneficiadas com ótima flexibilidade e amplitude de movimento. Estas qualidades são especialmente úteis para movimentos mais expressivos como as danças.
De um ponto de vista atlético, pessoas com articulações soltas podem se beneficiar tendo mais agilidade, velocidade e força que vem com a flexibilidade. Contanto que eles estejam se movendo com conforto dentro de sua flexibilidade e não estejam provocando muita tensão, eles estarão bem.
Articulações RÍGIDAS precisam de alongamento, articulações SOLTAS precisam de força e condicionamento físico.
Continuando com esse exame extremamente perspicaz, a especialista ortopédica explicou para mim que pessoas com diferentes tipos de articulações deveriam treinar de forma diferente. Ela me ensinou que pessoas como eu, com articulações extremamente rígidas, precisam passar muito mais tempo alongando e se movendo do que fazendo exercícios de força-e-condicionamento ou outros tipos de exercícios de resistência.
Isto faz muito sentido porque eu sempre tive ótima velocidade, força e potência. Estas coisas sempre forma naturais para mim mas flexibilidade e amplitude de movimento não. Não era até eu aprender como fazer muitos tipos diferentes de alongamentos e também fazer um pouco de ioga, foi então que meu corpo realmente começou a se equilibrar e se tornar mais funcional.
Por outro lado, pessoas com articulações soltas precisam fazer mais exercícios de força e condicionamento. Ter músculos mais fortes ajudará a manter suas articulações no lugar e evitar lesões. Isto é especialmente importante para atletas com articulações soltas porque eles precisam ter músculos mais fortes e ajudam a proteger as articulações durante os impactos.
Articulações RÍGIDAS precisam de alongamento,
articulações SOLTAS precisa de força e condicionamento.
Esta diferença requerida no treino tem a ver com como suas articulações são tencionadas.
- Articulações rígidas são tensionadas pelo movimento dos músculos. Um atleta com articulações rígidas obterá a maior parte da tensão nas articulações dos músculos mais rígidos. E estes músculos rígidos podem contribuir para lesões porque eles limitam as articulações de se moverem para a posição correta durante os momentos que estão tensionados.
- Músculos rígidos também podem contribuir com a perda de energia por causa das suas articulações, músculos e músculos opostos trabalham uns contra os outros. Por essa razão, uma pessoa com articulações rígidas precisa de mais alongamento para maximizar a capacidade atlética do seu corpo.
- Articulações soltas são tensionadas pelo impacto. Um atleta com articulações soltas terá a maior parte da tensão em suas articulações ocasionadas ao lidar com forças pesadas. Enquanto ele consegue ficar na posição correta mais facilmente por causa de sua flexibilidade, suas articulações não conseguem lidar com muita força durante o impacto porque elas são feitas para mobilidade.
- Desenvolver músculos mais fortes ajudará o atleta a estabilizar suas articulações soltas, aumentar a taxa de transferência de energia e também prevenir lesões durante os momentos de tensão. Por essa razão, uma pessoa com articulações soltas precisa de mais força e condicionamento para maximizar a capacidade atlética do seu corpo.
Lutadores com “FORÇA NATURAL”
Articulações fortes são o elo secreto para a força natural?
Pouco depois dos exames da minha articulação eu comecei a pensar em como alguns lutadores simplesmente tem esta habilidade dada-por-Deus de bater forte, mesmo que eles não aparentem. E eu comecei a perceber que isto tem haver com sua força natural nas articulações.
O que eu quero dizer é… pense sobre isto.
- ossos são para poder, músculos para força
- ossos são o que na realidade conectam e transferem a energia, os músculos apenas geram energia
- estrutura óssea tem um papel importante na habilidade do seu corpo de gerar e transferir energia (eficiência)
- se seus ossos não são feitos para transferir força, você não somente terá MENOS poder mas também terá que usar mais seus músculos (energia) para superar um oponente com uma estrutura óssea superior (mais eficiente)
Estrutura óssea provê poder (eficiência)
Músculos provém força (esforço)
Posso me lembrar de vários casos de caras na academia que eram fortes e tinham uma física muscular impressionante mas que por alguma razão, não batiam forte. Claro, eles eram fortes no sentido que eles podiam levantar muito peso ou empurrar muito forte mas quando o assunto era transmitir força em um impacto instantâneo, seus golpes simplesmente não eram tão fortes. Mesmo aqueles com boas técnicas e boa velocidade ainda não possuíam a potência de alguma forma.
E também existiam caras que eram totalmente o oposto: relativamente magros, franzinos, flácidos ou de outra maneira não tão muscular mas por alguma razão quando eles te atingem, você sente um *TAPA!* DURO no final de seus golpes. Eles podem não ser tão fortes mas seus golpes machucam muito mais.
E quanto mais eu pensava sobre isso, mais eu estava convencido que o elo perdido só podia ter a ver com a força de suas articulações.
Como Aumentar o Controle de Suas Articulações
1. Descubra se você tem articulações rígidas ou articulações soltas
Eu não sou especialista mas eu imagino que os indicadores óbvios são:
- Flexibilidade – você é naturalmente uma pessoa flexível? Suas articulações super estendem? Suas articulações flexionam além do limite normal ou flexionam para trás ou viram em ângulos que outras pessoas não conseguem? Você se sente perdido em aulas de ioga?
- Histórico de lesões nas articulações – você tem histórico de problemas nas articulações? Tornozelo torcido? Pulso aberto? Joelho torcido? Ligamentos rompidos?
- Hora do aquecimento – você demora muito tempo para ficar relaxado e aquecido?
2. Faça o tipo certo de exercícios para suas articulações
Como explicado anteriormente. Pessoas com articulações rígidas precisam de mais alongamento para relaxar os músculos. Pessoas com articulações soltas precisa de mais força e condicionamento.
Além dos seus exercícios específicos para as articulações, eu recomendo altamente para todos que façam mais exercícios isométricos. Isto foi algo que eu negligenciei no início mas comecei a apreciar depois. Ser capaz de aplicar força de uma posição estática te torna mais forte. Parece idiotice ficar parado lá e empurrar uma parede porque não há a recompensa de ver um peso sendo movido mas acredite, ajuda muito!
3. Analise seus movimentos
Aqui está a parte difícil. Você terá que estudar seu próprio corpo e tomar consciência de seus movimentos. Isto vale para TODOS os movimentos, quer seja golpeando o saco de pancadas, ou esquivando, ou executando trabalho de pernas, ou qualquer outro tipo de movimento com o corpo.
Eu sugiro movimentar-se em volta devagar com o corpo relaxado e tentar descobrir essas 2 coisas importantes:
- a) como seu corpo precisa estar posicionado para aplicar força efetivamente através do esforço muscular e potência óssea (lembre-se: existem inúmeras variações de ângulos de golpes e movimentos corporais)
- b) quais articulações em seu corpo estão tensas ou fora de posição no momento do impacto (quando o golpe atinge o alvo, ou quando seu corpo termina o movimento)
Esta tarefa pode ser realmente de extrema dificuldade para iniciantes fazerem porque eles geralmente são ensinados como fazer movimentos em termos de como se PARECEM e não como se SENTEM. Claro, eles sabem como um bom cruzado de esquerda PARECE, mas eles provavelmente não sabem como um bom cruzado de esquerda é SENTIDO.
Outro problema com os iniciantes é que eles estão tão focados na força e velocidade que eles não param para ouvir seus corpos para saber se a forma que eles estão fazendo um movimento é natural ou não. Eles tendem a forçar seus caminhos através de movimentos e realmente gostam de usar o máximo de energia possível ao invés de seguir a eficiência.
Lutadores de todos os níveis podem melhorar o controle sobre as articulações.
Eu diria que todo mundo deveria fazer isso. Se você é um iniciante, você pode fazer isso para melhorar seus movimentos básicos. Se você é um lutador experiente, você pode fazer isso para melhorar sua potência durante movimentos avançados.
Ainda existem muitos lutadores por aí com músculos incrivelmente fortes mas com pouco controle nas articulações. E forte como eles podem ser, eles não tem ideia de quanta potência eles estão perdendo e quanta energia estão perdendo através das articulações.
Erros comuns no controle das articulações (durante o impacto) em movimentos típicos do boxe:
Posição/estabilidade do quadril ruim
Este é um GRANDE PROBLEMA para muitas pessoas e eles sequer percebem isso. Seus quadris flexionam, arqueiam, inclinam, ou oscilam quando seus golpes atingem o alvo. Mesmo um pequeno grau de instabilidade do quadril irá afetar significativamente a força de seu golpe. Não deixe seus quadris saírem de posição no “momento da verdade”! Por favor, fique atento a isso!
Posição/estabilidade do ombro ruim
Uma força tremenda é perdida quando o ombro está muito solto ou fora de posição quando o golpe atinge o alvo. É comum para o ombro estar fora de posição quando os lutadores golpeiam com técnica fraca ou porque eles estão simplesmente alcançando muito longe ou tentando um ângulo em seus braços para um golpe quando o resto do corpo está fora de posição. Também é comum para os ombros estarem muito soltos quando lutadores exageram a “técnica do efeito chicote” e negligenciam a fração de segundo crítica do momento de tensão requerido para entregar a força.
Claro, manter os ombros rígidos ou tentar “empurrar” seus golpes não irá ajudar também. Isto só te deixará cansado e a recuperação do seu braço se tornará mais lenta.
Posição/estabilidade do pulso ruim durante o cruzado
Grande decadência na força e também causa dor no pulso. Técnica de golpe ruim golpear fora de posição pode causar isto.
Os joelhos estão muito flexionados
Não há nada errado em utilizar seus joelhos. Mas você não deve flexioná-los mais do que você precisa. Se você está lançando golpes ou se movendo de uma posição padrão, é melhor ter seus joelhos quase esticados do que flexionados. O problema com os joelhos flexionados é que os ossos não estão na posição para transferir força eficazmente, e muito desta força é absorvida e perdida através dos músculos da sua perna. Esta perda de força afeta dramaticamente tanto seu poder de golpes quanto a agilidade no trabalho de pernas.
Os pés não estão firmes
Está é mais uma questão de equilíbrio do que na verdade um problema de posição de articulação. Mas isto ajuda a ver seus pés como “articulações” entre o chão e seu corpo. Seu corpo precisa estar fortemente conectado no chão para transferir força.
4. SEGURE no momento do impacto!
Se você trabalhou corretamente e completamente o passo 3, você deve ter se tornado muito mais consciente do seu corpo agora.
Você deve saber tudo isso:
- quais articulações estão fora de posição
- quais articulações estão entrando em colapso no momento do impacto
- quais articulações precisam de mais esforço dos músculos
- quais movimentos são mais fáceis ou mais difíceis para você aplicar força
E a única coisa que resta a fazer é SEGURAR! Fique atento ao seu equilíbrio e fique atento aos esses quadris! Mantenha os joelhos esticados (não travados) e coloque energia no ombro. Logo que o golpe atingir o alvo, SEGURE SEU CORPO junto! Controle essas articulações e você sentirá um aumento definitivo na força empregada!
SEGURE NO MOMENTO DA VERDADE!
Luis
Ótimo artigo, parábens
Mk
Bom artigo,porém faltam referencias cientificas…
João
incrível, nunca consegui entender perfeitamente lendo o artigo original em inglês, mas essa tradução esta perfeita, pra mim faz muito sentido, toda essa informação é extremamente valiosa, este texto também comprova que o esforço pode superar o talento, fiquei muito feliz e grato por ter acesso a toda esta informação, por favor não pare com esse site.
e para os que ainda duvidam podem comprovar toda essas teorias assistindo os grandes pegadores do boxe, observe o jovem Canelo por exemplo, a sua ultima luta contra o Cotto foi uma verdadeira aula
Bárbara
Muito boa mesmo a matéria!
leonardo ribeiro
Com certeza, um dos melhores artigos que já li sobre posicionamento do corpo ao golpear. Eu, mesmo, sentia-me desconfortável ao realizar movimentos de impacto, até entender, por meio de muito treino que precisava estar firme nos momentos de impacto. Não era só explodir no momento de início do golpe, mas era também firmar no momento do impacto.
karol
Curti, quase nao se preocupam muito em falar sobre quem tem articulacao solta(hiperlaxidade), vc gasta um montao de dinheiro em fisioterapia etc. Descobri exercicios funcionais para as articulacoes, melhor vida e melhor sparing 🙂