Exercícios de Teto-Solo

25 fevereiro, 2013 25 fevereiro, 2013 por Johnny N Treinamento de Boxe, Treinamento no Saco 7 Comentários

Exercícios de Teto-Solo

Meus exercícios favoritos para melhorar suas habilidades de luta. Temos muito a aprender com esse saco de pancadas diferente!

Aqui estão alguns exercícios divertidos de teto-solo para melhorar sua precisão, velocidade, reflexos defensivos, trabalho de pernas e habilidades em geral.

 

 

Grandes Exercícios de Teto-Solo

*** Assista meu vídeo para ver como faço os exercícios. ***

Certifique-se de que primeiro irá ler meu guia Como Treinar No Teto-Solo. Isso irá te ajudar a começar!

 

1. Combinações Constantes

Como você já sabe, você precisa atingir o teto-solo com combinações constantes. Golpes sólidos, firmes e rápidos. Lembre-se: o teto-solo se parece mais com um punching ball rápido do que com um saco de pancadas! (Outra dica: pode ser difícil lançar combinações rápidas se as cordas estiverem muito frouxas, pois o teto-solo irá se afastar muito de você.)

A coisa mais importante é continuar atingindo o teto-solo com consistência sem esperar que ele desacelere!

Não espere mais do que 2 segundos entre as combinações.

 

EED/DDE Ritmo Básico

Os ritmos ESQUERDA-ESQUERDA-DIREITA e DIREITA-DIREITA-ESQUERDA são os ritmos básicos que você deve ter aprendido no guia Como Bater No Teto-Solo. Faça isso como aquecimento.

 

Golpes Diretos

Utilize somente jabs e diretos. Tente manter o teto-solo em linha reta; você terá que ter muita precisão e acertar o alvo no lugar certo para manter o teto-solo em linha reta.

Exemplos de Combinações:

  • 1-1-2
  • 1-2-1-2
  • 1-2-1
  • 1-2-1-2-1
  • Crie sua própria.

 

Cruzados & Uppercuts

O golpe mais difícil de acertar no teto-solo é o cruzado de esquerda.

Exemplos de Combinações:

  • 1-2-3
  • 1-3-2
  • 3-1-2
  • 1-2-3-2
  • 1-2-5-2-3-2
  • Misture os exemplos e crie outros. Coloque uppercuts, também.

 

Cabeça & Corpo

Agora ataque em cima e embaixo. Alguns golpes na cabeça, outros no corpo. Se o seu teto-solo for composto de somente uma parte, tente mirar os “golpes no corpo” na corda inferior do equipamento. O mesmo vale se você quiser atingir a corda superior.

Exemplos de Combinações:

  • 1b-1b-2 (1b = jab no corpo)
  • 1-2-3b
  • 1-2-3b-3-2
  • 1-2b-1-2
  • Crie sua própria.

 

2. Combinações & Defesa

Aqui está a qualidade única do teto-solo — ele pode ajudar muito na sua defesa. Lance golpes e então defenda-se como se o teto-solo estivesse golpeando você de volta. (Dica: pode ser mais fácil treinar sua defesa em um teto-solo com as cordas afrouxadas, pois ele balançará mais.)

 

Golpe & Bloqueio

Lance alguns golpes e bloqueie para que o teto-solo rebata na sua guarda, então imediatamente lance outra combinação. Você também pode praticar o bloqueio com o ombro! Se o teto-solo não se movimentar o suficiente para atingir sua guarda, você pode tentar se aproximar mais OU simular um contato, como se ele tivesse atingido sua guarda.

Exemplos de Combinações:

  • 1-2-BLOQUEIO-2
  • 1-BLOQUEIO-1-2
  • 1-2-1-2-BLOQUEIO-2-1-2
  • Crie sua própria.

 

Golpe & Esquiva

Golpeie e esquive! É uma grande forma de utilizar o teto-solo e é realmente divertido.

Exemplos de Combinações:

  • jab & esquiva, jab-duplo & esquiva dupla
  • 1-2-esquiva-esquiva-1-2
  • 1-2-esquiva-2
  • 1-2-3-2-esquiva-2-3-2
  • 1-esquiva-5-2-esquiva-2-3-2
  • Crie sua própria.

Uma dica importante é se esquivar sempre para o lado da mão que deu o último golpe. (Por Exemplo: esquive para a ESQUERDA logo depois de lançar um jab. Esquive para a DIREITA logo depois de lançar um direto.) Você pode ignorar essa dica quando você estiver mais acostumado a lançar golpes e esquivar rapidamente.

 

3. Combinações & Trabalho de Pernas

Agora vamos trabalhar os golpes com movimentação. Iniciantes devem primeiro tentar se movimentar depois de todas as combinações de golpes. Boxeadores avançados podem se movimentar durante as combinações. Sejam pacientes e treinem com dedicação se não conseguirem rapidamente. É difícil e muita coordenação é necessária para ser capaz de golpear e se movimentar ao mesmo tempo.

 

Se Movimentando DEPOIS das Combinações

Lance uma combinação e depois dê um passo com o pé esquerdo ou direito.
Se isso for novidade para você, comece devagar:

  • lance a combinação
  • movimente o pé esquerdo para seu lado esquerdo, apenas alguns centímetros (o objetivo é movimentar-se ao redor do teto-solo)
  • lance outra combinação
  • movimente o pé direito
  • outra combinação

Você também pode se deslocar para a direção oposta, pode tentar fazer pivôs ao invés do tradicional passo-e-arraste. Movimente-se sempre por alguns centímetros somente. Uma pequena movimentação é tudo que você precisa. Nesse momento você estará treinando sua coordenação, depois você será capaz de movimentar os dois pés durante uma combinação e poderá se movimentar por distâncias maiores. O desafio não é apenas se movimentar, mas sim manter a precisão e o ritmo nos ataques, pois o teto-solo estará vindo de ângulos diferentes.

 

Movimente-se DURANTE as Combinações

Isso é muito mais difícil. Você pode se movimentar durante as combinações dando passos junto com seus jabs (movimento padrão) ou pode movimentar o pé direito quando atingir o alvo com um direto (movimento menos comum). Outro exemplo comum é executar um pivô com os jabs e cruzados de esquerda. Isso é complicado porque você precisará ser capaz de atingir o alvo em ângulos diferentes e durante as combinações.

Exemplos de Combinações:

  • 1p-1p-2 (1p = jab com pivô)
  • 1-2-1p
  • 1-2-1p-2
  • 1-2-3p-3-2
  • Crie sua própria.

Para iniciantes: tentem repetir a mesma combinação de golpes várias vezes antes de trocar de combinação. Você perceberá como isso pode ser desafiante. Se você chegou até aqui, tente misturar tudo que você aprendeu até agora. Golpes na cabeça, no corpo, bloqueio e esquiva enquanto lança golpes, movimente-se DURANTE & DEPOIS das combinações.

 

4. Teto-Solo Com Um Colega

Esse é um dos meus exercícios favoritos para treinar no teto-solo. Nada é mais motivante do que treinar com um colega porque ambos podem criar novas combinações e movimentar-se juntos. Um vai acabar forçando o outro a golpear mais rápido e ficarão mais alertas.

 

COMBINAÇÕES Com Um Colega

Revezem-se nas combinações — MAS MANTENHAM O RITMO. Assim que um lutador terminar, o outro tem que começar imediatamente a golpear. Não espere o teto-solo diminuir a velocidade. Golpeie imediatamente para que o teto-solo seja sempre atacado. Isso forçará vocês a terem precisão enquanto estiverem sob pressão.

 

COMBINAÇÕES & MOVIMENTOS Com Um Colega

Parecido com o exercício anterior, mas agora você se movimenta logo depois de lançar uma combinação. Então quando seu colega estiver atacando, você estará se movendo. Quando você estiver atacando, seu colega estará se movendo. Os dois devem revezar e se movimentar SEM quebrar o ritmo de ataque. Ataquem sem parar!

 

COMBINAÇÕES & DEFESA Com Um Colega

Dessa vez vocês devem golpear e esquivar. Tente esquivar o teto-solo enquanto seu colega está golpeando. Isso será bem difícil já que o teto-solo poderá se movimentar para qualquer lado de maneira inesperada. Quando você pegar o jeito disso, combine a defesa com trabalho de pernas. Às vezes você estará esquivando enquanto seu colega golpeia, e às vezes você estará se movimentando enquanto ele golpeia. Não importa o que façam, mantenham o ritmo!

 

5. Golpeando Com Saltos de Boxeador

Esse último exercício é muito fácil e tranquilo de se fazer, se você já consegue pular corda. Tudo que faço é dar um pequeno salto a cada golpe. Não estou realmente lançando golpes com força. Estou parado na frente do teto-solo (ainda que às vezes possa parecer que eu esteja em uma posição de luta tradicional), e saltitando enquanto lanço pequenos golpes rápidos.

É um exercício muito bom (parecido com pular corda) que desenvolve sua coordenação e ritmo e serve como exercício de aquecimento ou de finalização do treino. Gosto de fazer isso quando estou “relaxando” na academia e quando estou conversando com o pessoal no fim do dia ou quando estou assistindo um sparring.

Vocês terão que assistir meu vídeo acima para ver como faço esse exercício. A ideia principal é utilizar o mesmo ritmo que utilizamos quando estamos pulando corda. Se você não conseguir encontrar esse ritmo, continue treinando até que se torne natural e que não canse tanto. O ideal, é que você consiga fazer isso sem se cansar e por tempo indeterminado.

Quando estiverem bons nisso, vocês podem usar esses pequenos saltos quando estiverem lançando combinações ou durante outros exercícios no teto-solo.

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7 Comentários

Werner outubro 16, 2013 às 12:26 pm

Eu sempre busquei artigos sobre boxe, principalmente os explicativos. Há alguns anos pouco se encontrava na internet. Hoje achei este. Até agora é bem completo. Estou gostando.

Resposta

Everton Henrique outubro 18, 2013 às 9:40 am

Obrigado pelo prestígio Werner!

Resposta

samuel novembro 18, 2013 às 4:11 pm

Olá, gostaria de saber qual teto solo é melhor, everlast ou punch. Obrigado

Resposta

Fábio Conrado Ortolan novembro 25, 2014 às 5:18 am

Fala Samuel, tudo blz? Cara, pelo q li na internet a Punch faz excelentes sacos de pancadas e teto-solo, eu acabei d comprar uma teto-solo da Punch mas ainda não chegou, pelo q li é de ótima qualidade, o maior problema q encontrei foi achar uma teto-solo boa e barata! Quero acompanhar esse post, tem pouco conteúdo a respeito disso na net.

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Arthur dezembro 8, 2014 às 10:16 am

Os exercícios no teto-solo devem ser feitos sempre com luva? Ou as luvas são mais pra se acostumar com o peso e tudo mais?

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Fábio C. Ortolan dezembro 12, 2014 às 5:38 am

Olá Arthur, tudo bem?
Talvez o pessoal com mais experiência pode te dar umas dicas melhores, mas pelo pouco que já treinei na teto-solo (instalei uma há alguns dias em casa), percebi que treinar com as mãos nuas (sem luvas e sem bandagens) não é uma boa ideia, eu nunca fiz isso, mas as vezes passo pela teto-solo e lanço um ou dois golpes apenas para brincar e já percebi que treinar sem proteção pode causar alguns ferimentos, principalmente dependendo da forma como você atinge a bola, eu recomendaria no mínimo as bandagens, se bem colocadas acredito que darão uma boa proteção para treino na teto-solo, mas eu prefiro treinar com as luvas, principalmente porque quando fico cansado o peso delas (apesar de pequeno) interfere na velocidade e na força dos meus golpes, então acredito que seja melhor treinar assim para acostumar com o peso.
Mas novamente, acredito que o principal no caso da teto-solo sejam as bandagens, já que os golpes não são tão fortes como em um saco de pancadas.

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Andrei dezembro 19, 2014 às 8:11 am

Simplesmente o melhor guia que eu já encontrei.
Gostei muito do site, parabéns!

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