10 Dicas Para o Saco de Pancadas

7 maio, 2011 7 maio, 2011 por Johnny N Treinamento de Boxe, Treinamento no Saco 23 Comentários

Dicas Saco de Pancadas
Não simplesmente ataque o saco de pancadas, aprenda como acertá-lo de maneira correta. Aqui estão 10 dicas de treino para o saco de pancadas que o ajudarão a desenvolver sua técnica e força para o boxe.

10 Dicas Para o Saco de Pancadas

1. Preste Atenção

O principal problema de treinar no saco de pancadas é o desenvolvimento de maus hábitos nos olhos. Os dois problemas que mais vejo são lutadores que olham muito fixamente para o saco de pancadas ou lutadores que nunca olham para o saco de pancadas.

Olhar Muito Fixo

Esse tipo de contato intenso com os olhos é muito legal já que você se sente como um caçador olhando a presa. No ringue, olhar para o seu alvo irá telegrafar seus movimentos. Não importa o que você faça, NÃO olhe para baixo quando você for atacar o corpo do oponente. Isso faz seu golpe ser defendido muito facilmente e expõe você há um contragolpe. Não é nada bom telegrafar um ataque no corpo, porque ao atacar o corpo do oponente sua cabeça ficará exposta.

Não olhe muito em um ponto fixo,
isso impedirá você de ver outras coisas.

A maneira correta de olhar para o saco de pancadas é simplesmente olhar para frente. Imagine que o saco é um oponente e que ele está na sua frente, portanto tente manter o saco de pancadas dentro do seu ângulo de visão. Você deve observar os movimentos de cabeça e do corpo do oponente ao mesmo tempo. Você mira seus golpes, mas não olhe fixamente em um único ponto, pois isso irá impedir você de ver os outros movimentos.

Olhos Preguiçosos

Isso acontece quando o lutador nem mesmo olha para o saco de pancadas. Acredite se quiser, alguns lutadores não conseguem responder quando pergunto: “Onde você está olhando quando você golpeia?” Já vi novatos olhando para o chão ou olhando para o lado quando atacam com força. É incrível a frequência com a qual alguns boxeadores golpeiam sem ver quando estão cansados.

Não deixe seus olhos vaguearem por todo o lugar. Olhos preguiçosos deixam você vulnerável no ringue! Concentre-se e preste atenção no saco de pancadas. Isso aumenta sua pontaria e principalmente permite que você consiga ver os contragolpes. A melhor forma de curar os olhos preguiçosos: coloque pequenas marcações no saco de pancadas para você olhar enquanto ataca… Ou dedique mais tempo a outros equipamentos como o teto-solo, que forçam seus olhos a ficarem alertas.

O objetivo é manter seus olhos no saco de pancadas, mas sem olhar fixamente. Você deve conseguir “ler” todos os movimentos do saco de pancadas. Mantenha o saco de pancadas no seu ângulo de visão e fique atento também à distância que você está dele, o tempo todo.

 

2. Mantenha Seu Equilíbrio

Golpeie o saco de pancadas, mas não se lance sobre ele. Mantenha sua base firme e posicionada, sem lançar seu corpo com o golpe. Manter o equilíbrio o ajudará a golpear com força e a se movimentar melhor ao redor do saco de pancadas.

Não use o saco de pancadas para apoiar seu corpo. Não empurre com os ombros; esse hábito ruim faz com que lutadores mais experientes te desequilibrem quando sentirem que você está se apoiando neles. E por fim, não empurre o saco de pancadas com sua cabeça; pois você ficará realmente exposto a uppercuts com esse hábito.

 

3. Golpeie, Não Empurre

Não empurre o saco de pancadas, golpeie ele. Não faça o saco de pancadas balançar por todos os lados, faça ele tremer. Há um velho ditado que diz: “Se você quer saber quem está batendo no saco de pancadas corretamente, pergunte ao homem cego.” Isso porque é possível saber se você está golpeando corretamente apenas escutando o som dos golpes acertando o saco de pancadas. O que você deve tentar é obter um som como “SMACK”, e deve evitar um som sufocado como “TUFF”. Caso você não tenha visto, escrevi um guia sobre isso: Como Golpear Com Efeito Chicote

Um golpe que empurra irá somente balançar o saco por todo lado além de cansar seu braço. Um golpe rápido e com efeito chicote irá fazer o saco de pancadas tremer sem balançar e terá um som “smack”. Relaxe seus braços e golpeie com efeito chite. Coloque um pouco de força, mas não deixe seu punho ficar no saco de pancadas por muito tempo. Assim que seu punho atingir o saco de pancadas, retorne o punho para sua guarda rapidamente e lance o próximo golpe. Você vai saber se está empurrando se os seus braços se cansarem rapidamente. Novamente, não deixe seu punho empurrar o saco de pancadas.

 

4. Firme Seus Pés Quando Golpear

Firme seus pés quando golpear. Firmar os pés e a base lhe dará mais força, mais controle, mais agilidade para se movimentar e mais de todas as outras coisas! Você pode se movimentar por todos os lados o quanto quiser, mas quando for golpear firme seus pés! Se você perceber que é difícil firmar seus pés, dê passos menores enquanto estiver se movimentando. Boxeadores profissionais boxeiam com força porque conseguem sempre firmar os pés e a base, mesmo enquanto estão se movimentando pelo ringue.

 

5. Movimente Seus Pés Quando Não Estiver Golpeando

Movimente suas mãos ou movimente seus pés.

Como meu treinador costuma dizer: “Movimente suas mãos, ou movimente seus pés, ou movimente sua cabeça.” Se você não está fazendo um movimento ofensivo, você está fazendo um movimento defensivo. O saco de pancadas não vai golpear você, então não se preocupe em movimentar a cabeça, mas trabalhe no movimento dos pés. Sempre se movimente quando terminar de golpear.

Mantenha Distância

Mantenha a distância correta de ataque o tempo todo. Movimente-se com o saco de pancadas e mantenha-se na distância de ataque. Não deixe o saco de pancadas ficar muito longe ou muito perto. Não seja preguiçoso com as pernas. Movimente-se com o saco de pancadas ao invés de ficar parado e esperando ele voltar até você. Recue quando ele se aproximar e aproxime-se quando ele recuar. Se você não conseguir movimentar os pés no ritmo do saco de pancadas, você precisa colocar menos força nos golpes ou treinar em um saco de pancadas mais pesado… Ou treinar mais trabalho de pernas.

 

6. Não Espere

Isso é o que separa os homens dos meninos. Assista qualquer profissional treinar com um saco de pancadas e você verá que eles estão SEMPRE golpeando. Mesmo quando eles descansam, eles param de golpear por no máximo 2 segundos.

Iniciantes estão sempre esperando nos intervalos entre as combinações. Eles normalmente lançam golpes com muita força e ficam esperando por 5 ou 10 segundos para recuperar o fôlego. Esses longos períodos de espera vão te matar. Lutas reais não tem intervalos de 10 segundos para que você recupere o fôlego.

Quando você parar de golpear,
seu oponente começará a golpear você.

Então qual é a moral da história? —NUNCA PARE DE GOLPEAR! Nem sempre você precisa golpear com força, mas você precisa golpear. Encaixe alguns jabs e golpes leves enquanto você se movimenta para recuperar o fôlego. Quando estiver preparado para atacar com força novamente, aproxime-se e bata com força.

 

7. Menos Força, Mais Respiração

Bater no saco de pancadas é como correr — o segredo é a respiração! Não se preocupe muito com a força. Concentre-se na expiração explosiva, não em golpes explosivos. Fique relaxado e treine sua respiração para que não fique cansado.

A força vem da boa técnica,
a resistência vem da boa respiração.

Força e resistência tem muito pouco a ver com quanto esforço você coloca nos golpes. Boxeadores profissionais conseguem lançar centenas de golpes fortes utilizando apenas técnica e respiração. Uma respiração correta fará com que você fique relaxado e lance golpes sem cansar. Uma boa técnica fará com que você possa lançar golpes potentes sem desperdiçar energia.

Não deixe o saco de pancadas desgastar você. O saco de pancadas funciona no seu ritmo, ou seja, só quando você golpeia. Aprenda a guardar energia para os exercícios mais pesados como o teto-solo ou para um sparring. Se você ainda fica cansado treinando no saco de pancadas, então não está pronto para competição.

 

8. Lance de 3 a 6 Golpes

Lançar de 3 a 6 golpes por vez é o melhor. Não 1, não 2, e NÃO 10. É suficiente para causar dano, e rápido o suficiente para que você se afaste antes que seu oponente contra-ataque. Combine seus golpes. Tente algumas sequências normais (1-2-1-2, 1-2-3, etc) e tente também algumas sequências diferentes (1-3-2, 3-1-2-3-3, etc). Lutas são lutadas através de sequências, não golpes solitários. Continue trabalhando as sequências e mantenha o ritmo.

Mire seus golpes no alto para cabeça, e baixo para o corpo. Um dos grandes erros que vejo são pessoas que não golpeiam alto o suficiente para a cabeça. Quando vão lutar, os ombros se cansam porque eles não estão acostumados a golpear alto.

 

9. Seja Ativo Enquanto Descansa

Todo mundo se cansa.
A questão é que você deve estar sempre
fazendo alguma coisa.

Não fique parado no lugar quando estiver descansando. Movimente-se! Se você quer descansar, descanse movimentando-se e lançando golpes leves. NÃO descanse apoiando-se no saco de pancadas ou imitando a esquiva do Mike Tyson. Principalmente, não descanse ficando parado como um saco de pancadas.

 

10. Mantenha As Mãos Na Guarda

Tenha cuidado para não ser envolvido por sua força.

É fácil se tornar preguiçoso na defesa já que
o saco de pancadas não bate em você.

Você PENSA que suas mãos estão na guarda, mas você não percebe até que recebe um golpe. Você pode passar horas treinando no saco de pancadas sem perceber o quanto você está com a guarda baixa ou aberta até que você sobe no ringue. Não abaixe sua mão direita quando lançar o jab e não abaixe sua mão direita quando lançar um cruzado de esquerda. Não proteja apenas sua cabeça; mantenha os cotovelos na defesa do seu corpo. A melhor dica que posso dar é que você tenha um treinador ou amigo para observar você e te avisar sempre que você abaixar a guarda.

 

 

Treinamento No Saco de Pancadas

O treinamento no saco de pancadas serve para desenvolver força com eficiência, e não força absoluta. Você não deve tentar quebrar tijolos com um único golpe. Você precisa sustentar a força dos seus golpes durante uma luta inteira, não apenas por um round. Mantenha a guarda alta, movimente-se ao redor do saco de pancadas, e certifique-se de que está golpeando sempre com velocidade. Fique atento, mantenha a base firme, e treine com motivação! Se você fizer corretamente, fica fácil. O saco de pancadas se tornará apenas um aquecimento para o treinamento real, que será no ringue.

 

Outros guias sobre o treinamento com saco de pancadas:

boxing ebook Advanced Boxing Techniques A Dieta de 30 Dias dos Lutadores
Aprendeu alguma coisa? Compartilhe!



23 Comentários

Felipe de Oliveira setembro 10, 2014 às 3:43 pm

Excelente post para iniciantes. Meus treinos com o saco melhoraram consideravelmente.

Só uma dúvida: a movimentação ao redor do saco deve ser feita em que momento? Em média, devo golpear quantas vezes em um ângulo para depois mudar de posição? Sei que não existe um tempo pré-determinado, mas queria saber pelo menos qual período em que a maioria das pessoas faz a movimentação…

Parabéns pelo trabalho e muito obrigado.

Resposta

Everton setembro 17, 2014 às 5:46 pm

Olá Felipe.

O ideal é que você se movimente o máximo possível, de modo que isso dará velocidade ao seu trabalho de pernas e tornará difícil a luta para seu oponente, pois ele não poderá acompanhá-lo!

Claro que a princípio sua movimentação será mais lenta, mais pausada e até poderá sentir estranhamento nisso. Mas isso é normal.
Você deve imaginar que o boxe é um conjunto.
Não pense somente nos braços, no número de golpes. Os movimentos precisam ser sincronizados e simultâneos, ou seja, golpes alternados e variados seguidos de movimentos variados e alternados.

A quantidade de golpes deve ser determinada por seu bom senso.
Quantos golpes você acha que pode lançar em um combate sem ser atacado? Lembre-se que sempre que você golpeia, sua guarda possui algum espaço para o oponente contragolpear.

O ideal é tratar o saco de pancadas como um adversário real!

Resposta

Felipe de Oliveira setembro 19, 2014 às 4:57 pm

Valeu pelos ensinamentos, meu caro!

Resposta

fabio setembro 28, 2014 às 8:00 am

Excelente post. Eu só não entendi o número oito (Tente algumas sequências normais (1-2-1-2, 1-2-3, etc) e tente também algumas sequências diferentes (1-3-2, 3-1-2-3-3, etc).
Não entendi essas sequências. O que seriam o número tres? o número um imaginei que seria um jab, o dois um direto, sei lá …

Resposta

Luis Fernando outubro 15, 2014 às 10:20 pm
vinicius outubro 21, 2014 às 7:35 pm

o numero 3 seria um cruzado.

Resposta

pedro junho 3, 2015 às 11:26 am

Cara, 1 jab, 2 direto, 3-cruzado de esquerda, 4 cruz de direita, 5 upper de esquerda, 6 upper de direita
1 2 3 4 5 6 = jab direto cruza cruza gancho gancho alternando os braços.

Resposta

Luis Fernando outubro 15, 2014 às 10:18 pm
sabrina oliveira outubro 24, 2014 às 8:03 am

Numca fiz nenhum tipo de luta mas gostaria de comprar um saco de areia apenas pra dar alguns golpes em casa como faco pra saber me posicionar e golpear corretamente sem um profissional me auxiliando?….

Resposta

Tulyp fevereiro 3, 2015 às 4:32 pm

Estou muito magro e com muita pouca massa muscular, quando acerto o saco sinto que meu cerebro treme junto com a pancada, e mesmo eu trenando pouco, cerca de5 a 10 minutos no saco, no final do dia sinto um certo desconforto na cabeça causado pelos tremores dos meus socos no saco, sera que existe alguma restriçao de condicionamento muscular para poder trenar no saco sem correr risco de ter um coagulo no cerebro?

Resposta

Everton Henrique fevereiro 8, 2015 às 4:10 am

Você provavelmente está golpeando incorretamente. Tente utilizar mais velocidade e menos força. Toque o saco de pancadas com seus punhos e retorne o punho para a guarda mais rapidamente. O segredo é velocidade, não força.

Resposta

Tulyp fevereiro 18, 2015 às 4:51 am

Obrigado pela dica, realmente esta sendo muito util

Resposta

cleber julho 21, 2015 às 5:13 pm

o uso de luvas é obrigatório ou só proteger os punhos já é suficiente para apenas treino e condicionamento físico?

Resposta

Fábio Conrado Ortolan julho 22, 2015 às 7:18 am

Cleber, eu aconselho a usar luvas principalmente se você bater com força porque pode machucar as mãos, uma outra opção se você não estiver disposto a comprar luvas seria enfaixar muito bem as mãos para proteger de possíveis lesões, mas na minha opinião a melhor opção são as luvas, acho que é um investimento que vale a pena.

Resposta

cleber julho 23, 2015 às 5:19 pm

valeu pela dica Fábio!!! na verdade eu comprei um combo… espero que entreguem!!!! na verdade vai vir junto luvas próprias pra saco de pancada e pude ver muita gente dizendo que não agrada delas… em todo caso foi pro isso que perguntei… mas vou usá-las com certeza!!! Valeu,,, brigadão!!!! e parabéns pelos parceiros do site!!!!

Resposta

Paulo Rogério - PRR SUPORTES agosto 8, 2015 às 4:24 am

Fabrico suportes para saco de pancada.
PRR SUPORTES

Obrigado

Resposta

Hugo setembro 18, 2015 às 3:46 pm

Oi, preciso melhorar o condicionamento físico no treino, pois canso muito, ficando sem fôlego rapidamente. Fica difícil aguentar um round de 3 minutos. Alguma dica? Obrigado!

Resposta

Fábio setembro 21, 2015 às 1:15 pm

Hugo, nestes dois links abaixo tem ótimas dicas para melhorar o desempenho e o gasto de energia:
http://www.expertboxing.com.br/tecnicas-do-boxe/como-parar-de-desperdicar-energia
http://www.expertboxing.com.br/treinamento-de-boxe/o-ritmo-de-treino-perfeito

Além disso estou finalizando a tradução de um artigo que trata sobre resistência dos braços, acredito que até o final dessa semana já esteja no ar, por volta de quinta ou sexta-feira procure pelo título “10 Exercícios Para Resistência do Braço no Boxe”, já deve estar finalizado. Se souber ler textos em inglês pode conferir o artigo original no link abaixo:
http://www.expertboxing.com/boxing-training/boxing-workouts/10-arm-endurance-exercises-for-boxing

Resposta

cristian outubro 19, 2015 às 4:05 pm

Olá meu caro Parabéns pelo trabalho!

Estou comprando um saco de segunda mão e gostaria de saber com o que esse saco deve ser preenchido entendeu? Tenho 68 kg e faço treino de musculação em academia 3 vezes por semana. Quero aprender bater forte como vc esta passando a moral! Qtos kilos recomendados para este saco meu parceiro? Sds. Fica com Deus!

Resposta

Damiela janeiro 24, 2016 às 7:36 am

Gosto muito desses posts, com certeza melhorarei muito nos treinos, faço kickboxing e às vezes sinto falta de um pouco de ênfase nas técnicas de boxe. Vlw!

Resposta

erik freitas fevereiro 9, 2016 às 10:56 am

gostei muito de tudo que li aqui,, tirei bastante duvidas, muito legal o trabalho de vocês.

Resposta

Adriano sabino dos santos junho 9, 2016 às 1:04 pm

Parabéns pelo exelente trabalho,que Deus os abençoe.
Gostaria que vcs fizessem umas dicas para o boxe treinado no MMA e Muay thai.
muito obrigado pela atenção!
Forte abraço.

Resposta

Helder junho 13, 2016 às 3:33 pm

Adquiri uma dor no ombro depois que comprei um saco de pancadas. Dói muito meu ombro direito. Tenho medo de ter adquirido uma doença pro resto da vida. Vou dar uma pausa nos treinos de kickboxing amador.

Resposta

Deixe um Comentário

Compartilhe sua opinião com outros boxeadores. Por favor, seja respeitoso.
Emails nunca serão publicados ou compartilhados.
Quer seu próprio avatar nos comentários? Faça um Gravatar!

Post anterior:

Post seguinte:

Copyright © 2008-2013 Como Boxear | ExpertBoxing. All rights reserved