Como Lançar Combinações Mortais

10 abril, 2013 10 abril, 2013 por Johnny N Combinações de Golpes, Estratégia do Boxe 2 Comentários

Como Lançar Combinações Mortais

O que faz uma combinação de golpes ser mortal?

A precisão?
A velocidade?
A força?

Qual é a HABILIDADE MÁGICA que faz sua combinação ser realmente eficiente?
Por que lutadores habilidosos podem ser eficientes mesmo com os golpes mais básicos?

Primeiro aprenda a lançar combinações variadas.
Depois aprenda meu segredo para lançar combinações mortais.

 

Como Criar Sua Própria Combinação

Comece Com a Combinação Básica 1-2-3-2

Tudo começa com a Combinação Básica de Golpes. Use essa combinação como base para todas as outras.

As dicas a seguir abrirão sua mente e darão ideias sobre como misturar as coisas. Quando você puder criar suas próprias combinações, mostrarei como torná-las mortais.

Crie sua combinação baseando-se na combinação básica:
JAB, DIRETO, CRUZADO, DIRETO (1-2-3-2)

 

Golpes No Corpo

Talvez a defesa do oponente seja muito boa ou talvez ele se esquive de todos os golpes. Se os golpes na cabeça não funcionam, tente golpear no corpo. Isso fará com que ele se defenda em cima e embaixo, aumentando as chances de alguns golpes passarem a guarda dele.

“Atacar o corpo” pode significar muitas coisas. Você está mirando no estômago ou no plexo solar? Peito ou costelas? Ou o fígado? A mesma regra vale para a cabeça: você está mirando no rosto ou na lateral da cabeça? Testa ou mandíbula? Concentre seu ataque em uma área, para fazer o oponente defender aquela área, e depois ataque outro lugar. Seja variado!

Ataque o corpo para expor a cabeça, e vice-versa.

 

Ideias para golpes no corpo:

  • Jab no corpo, então direto na cabeça. (Em seguida 3-2)
  • Jab na cabeça, então direto no corpo. (Em seguida 3-2)
  • 1-2 na cabeça, então cruzado de esquerda no corpo. (Em seguida direto de direita)
  • 1-2 no corpo, então cruzado de esquerda no corpo. (Em seguida direto de direita)
  • 1-2-3 na cabeça, então direto no corpo.

 

Golpes Diferentes

Você deve manter o jab como seu primeiro golpe sempre, mas todo o resto pode ser alterado. Tente lançar um uppercut de esquerda ou direto de esquerda ao invés do cruzado de esquerda. Tente lançar um uppercut de direita ou overhand de direita ao invés do direto de direita. Alterar esses golpes irá mudar o angulo de ataque e isso irá dificultar muito a vida do oponente.

Se mesmo assim você quiser começar a combinação com um uppercut de esquerda ou cruzado de esquerda, faça o golpe ser PARECIDO com um jab… Isso significa que deve ser leve, rápido, e curto. Deve PARECER um jab, com a diferença de que terá o angulo de um cruzado ou uppercut. (Não cometa o erro de preparar ou “cozinhar” o golpe, pois isso deixará você exposto.)

Use golpes diferentes para criar novos angulos de ataque.

 

Ideias para golpes diferentes:

  • 1-2-3b-2 (Jab, direto, CRUZADO DE ESQUERDA NO CORPO, direto. Ao invés de todos os golpes na cabeça.)
  • 1-6-3-2 (Jab, UPPERCUT DE DIREITA, cruzado de esquerda, direto de direita. Ao invés do tradicional 1-2-3-2.)
  • 1-2-5-2 (Jab, direto, UPPERCUT DE ESQUERDA, direto.)
  • 1-6-5-2 (Dois uppercuts para realmente abaixar a guarda dele e fazer entrar o direto de direita.)
  • 1-4-3-2 (Jab, OVERHAND DE DIREITA, cruzado, direto.)
  • 5-2-1-2 (comece com um uppercut leve)
  • Adicione golpes no fim das combinações. (Se você está acertando, por que parar de bater?)

 

Mudar O Ritmo

O ritmo é a melhor forma e possivelmente a mais fácil de mudar suas combinações. Mudar seu ritmo permite que você mude totalmente a forma das suas combinações, sem necessariamente mudar a combinação.

 

Por exemplo:

Vamos pegar como exemplo uma combinação simples como JAB-DIRETO-CRUZADO (1-2-3). Muitos iniciantes lançarão todos os golpes dessa combinação com força e o som será como BAM-BAM-BAM! Um lutador mais experiente por acelerar o 1-2 para surpreender o oponente e então finalizar com o cruzado forte. Assim o som será bibip-BAM! O cruzado pode ser lançado no corpo ou na cabeça, como desejar.

O segundo exemplo pode ser mais eficiente porque você já aprendeu trocar a força pela velocidade, e isso ajuda abrir a guarda dos oponentes mais habilidosos. Esse mesmo princípio pode ser aplicado a qualquer combinação de boxe.

Trocar força por velocidade,
pode ajudar você a atingir os oponentes mais defensivos.

 

Ideias para mudar o ritmo:

  • Rápido, depois forte. (Lance os primeiros golpes com velocidade, e em seguida alguns com força. É uma excelente forma de fazer seu oponente bloquear seus golpes para surpreendê-lo com golpes fortes.)
  • Todos rápidos. (Lance qualquer combinação, mas com todos os golpes sendo rápidos. Excelente tática para pressionar o oponente com vários golpes rápidos.)

 

Duplicando

Outra forma de mudar o ritmo é repetir golpes de forma surpreendente. Seu oponente normalmente espera que os golpes venham como ESQUERDA-DIREITA-ESQUERDA-DIREITA, mas se você duplicar os golpes de um lado você poderá facilmente quebrar o ritmo dele. Essa tática é muito eficiente contra boxeadores que utilizam muito a esquiva.

Com um pouco mais de estratégia, você pode lançar golpes duplicados utilizando apenas velocidade e quando perceber um espaço poderá lançar golpes com toda sua força, aproveitando-se da maior possibilidade de acerto. (Às vezes o primeiro golpe é o golpe forte. Outras vezes o segundo golpe é o golpe forte.) Outra boa ideia: ao invés de lançar dois cruzados em seguida, você pode tentar um uppercut e depois um cruzado, ou vice-versa. E uma última boa ideia: tente mirar em diferentes áreas do oponente quando for duplicar os golpes. (por exemplo cruzado no corpo, cruzado na cabeça)

Duplique seus golpes para mudar o ritmo
dos seus ataques e dificultar a defesa do oponente.

 

Ideias para duplicar golpes:

  • Duplique o primeiro jab. Ou triplique, ou mais. (Pode ser uma boa maneira de ganhar tempo para lançar um direto.)
  • Duplique o primeiro direto. (Isso pode confundir seu oponente e abrir a guarda dele para seu cruzado de esquerda.)
  • Duplique o cruzado de esquerda. (Muitos oponentes não esperam dois cruzados. Use para machucar ou para surpreender, e isso irá abrir a guarda dele para um direto de direita inesperado.)

 

Fintas

Pode haver ocasiões onde você está mais preocupado em abrir a guarda do seu oponente, ao invés de atingí-lo. Esse pode ser o caso se seu oponente for habilidoso e defensivo. Haverá ocasiões onde você lançara golpes apenas para fazer ele se defender em um lugar, para que outro lugar fique exposto. Nesses momentos, uma finta pode ser a opção mais segura, porque você criará uma pressão ofensiva sem realmente lançar golpes e assim evitará qualquer possível contragolpe.

Uma finta inteligente pode fazer um oponente reagir da forma que você quer, criando a abertura que você deseja. Um súbito balançar de punho, ou mesmo um golpe simulado podem enganar até mesmo o oponente mais rápido. Finja um movimento, para criar a reação desejada, e então tire vantagem disso.

Fintas podem abrir a guarda do seu oponente,
sem deixar você exposto.

 

Ideias para fintas:

  • Finte um golpe na cabeça e lance um golpe no corpo. (Ou vice-versa).
  • Finte com um punho e golpeie com o outro.
  • Muitas combinações que começam com um direto ou cruzado, são mais efetivos se forem usados com uma finta de jab antes.
  • Finte um movimento de cabeça ou movimento de pés antes de lançar sua combinação.

 

Movimento da Cabeça

Usar movimento de cabeça ao golpear é uma excelente ideia e muito utilizada por lutadores experientes. Não é nada seguro ficar com sua cabeça parada e centralizada durante suas combinações a menos que você esteja completamente no controle e pronto para esquivar qualquer contragolpe. Movimentar sua cabeça durante as combinações não somente deixa sua combinação melhor, como também cria espaços para novos angulos de ataque e diminui as chances que seu oponente teria de contragolpear (porque você está se movimentando).

Movimentar sua cabeça durante os golpes,
pode criar novos angulos de ataque e deixar seus golpes mais eficientes.

 

Ideias para movimentar a cabeça:

  • Movimente sua cabeça para dentro. (Lance o jab normalmente, e logo em seguida movimenta a cabeça para o lado contrário do jab, continuando a combinação de forma agressiva.)
  • Movimente a cabeça para dentro e fora. (Movimente a cabeça para dentro quando golpear, e para fora quando terminar.)
  • Movimente sua cabeça a cada golpe. (Mude a posição da sua cabeça a cada golpe.)
  • Além disso, tente NÃO movimentar sua cabeça em todos os golpes. (Não movimentar sua cabeça constantemente pode dar a você maior estabilidade, velocidade e força. Tente lançar 2 ou 3 golpes antes de movimentar sua cabeça para uma nova posição.)
  • O segredo da movimentação da cabeça é fazer de forma sutil. Movimente somente o necessário para obter uma boa posição ou para evitar um contragolpe.

 

Trabalho de Pernas

Usar trabalho de pernas durante as combinações é algo muito difícil, mas com certeza possível. Na verdade, é muito mais fácil usar trabalho de pernas nos intervalos das combinações.

O conceito geral de usar trabalho de pernas enquanto estiver golpeando é A) deixar você mais fluído B) criar novos angulos de ataque. Trabalho de pernas de longa distância como ENTRAR-&-SAIR é mais adequado para ser usado antes e depois das combinações. Se você deseja usar trabalho de pernas durante as combinações, é melhor utilizar um pivô ou passo de recuo em angulo.

O segredo é estar RELAXADO. Se você sentir que está pulando demais, não vai funcionar na luta. Quando você treina, o trabalho de pernas (ou passos) não devem exigir mais energia do que um simples pulo executado na corda (pulando corda). (Felizmente, um boxeador normalmente pula corda para treinar.)

Usar trabalho de pernas durante os golpes,
pode criar espaços e deixar você mais fluído.

 

Ideias para trabalho de pernas:

  • Execute um pivô a cada jab. (E em seguida estabeleça bem sua base para outros golpes. O pivô ajuda você a contornar a guarda do oponente.)
  • Dê um passo frontal a cada 1-2. (E em seguida estabeleça bem sua base para a sequência de cruzados e diretos.)
  • Execute um pivô ou dê um passo de recuo a cada cruzado. (Ajuda a manter a distância de ataque contra oponentes agressivos.)

 

O Segredo Para Lançar Combinações Mortais

Verdadeira qualidade nos golpes

“Fazer coisas diferentes” não é o mesmo que “fazer coisas de forma diferente”.

Quando mostrei para vocês como criar novas combinações, eu apenas mostrei como fazer coisas diferentes.

Agora mostrarei como fazer as mesmas coisas, de formas diferentes, como por exemplo lançar a mesma combinação, mas de formas diferentes.

Não tem a ver com QUAL golpe você usa,
mas sim COMO você usa.

Há muitos iniciantes que assitem vídeos no Youtube e tentam copiar as combinações de seus boxeadores profissionais preferidos, sem nenhum sucesso. Isso porque esses iniciantes não possuem a QUALIDADE. Claro que você consegue lançar um 1-2 com força, mas você conseguiria lançar como Muhammad Ali fazia? Posso assegurar que a diferença entre os golpes de Muhammad Ali e os seus é mais do que apenas velocidade e força. Ali possuía uma QUALIDADE específica nos seus golpes.

Quando digo, “qualidade”, me refiro à habilidade de adaptar os golpes para uma situação única. Não tem a ver somente com velocidade e força. Trata-se da sensibilidade de adaptar-se à situação. A luta é como um diálogo, como uma dança. Você precisa ver o que está na sua frente e reagir ao estímulo. Todo oponente é diferente. Campeões mundiais podem PARECER estar fazendo as mesmas coisas sempre, mas asseguro que eles fazem pequenos ajustes o tempo todo, durante a luta.

E essa qualidade é algo que só pode ser desenvolvido através de anos dentro do ringue. Eu seria FACILMENTE contragolpeado se eu lançasse golpes em um oponente da mesma forma que faço no saco de pancadas. Para alguns oponentes, preciso lançar o jab um pouco mais rápido que o normal. Para outros oponentes, preciso lançar o jab com minha cabeça saindo para um dos lados. Para outros, preciso mirar os jabs na testa, e em outros preciso mirar os jabs no queixo. Me lembro do dia que descobri que se eu lançasse meu direto em um angulo diferente as chances de passar a guarda do oponente seriam maiores. Esses detalhes podem parecer óbvios ou simples, mas fazem a diferença entre perder ou vencer.

 

Toda combinação deve ser diferente

O objetivo de ter combinações diferentes é ser capaz de ameaçar seu oponente de diferentes formas.

Novamente, é aqui que a experiência faz toda diferença. Posso fazer a combinação 1-1-2 de várias formas diferentes. Enquanto um iniciante pode lançar 20 combinações diferentes, mas todas parecerão a mesma.

 

Aqui está como SINTO um oponente iniciante:

  • Ok, ele está começando com jabs retos.
  • E agora ele está lançando um 1-2.
  • Ok, agora ele está usando jabs e diretos, e cruzados às vezes.
  • Oh veja, agora ele está lançando cruzados de esquerda no corpo.
  • Ele está começando com os uppercuts e tentando ser imprevisível, mas tudo PARECE o mesmo.
  • OOOOH, agora ele está se esforçando. Mas as combinações são muito previsíveis… Todas ESQUERDA-DIREITA-ESQUERDA-DIREITA. Mesmo ritmo e mesmo angulo.
  • *E assim eu me esquivo de todos os golpes sem grande esforço.*

 

Aqui está como SINTO um oponente habilidoso:

  • Ele está me testando com jabs. Alguns na cabeça, outros no corpo.
  • *BOOM!* Droga, ele achou uma abertura em um angulo muito estranho e me acertou na têmpora. Preciso fechar mais a guarda. (A partir daqui fico mais defensivo e atento.)
  • *Bu-BAP!* Ele acertou um jab na minha luva e depois um JAB FORTE no meu peito. (Agora preciso proteger a cabeça e o corpo.)
  • *Bu-Bup!* Ele lançou um 1-2 muito rápido na minha guarda e esquivou do meu cruzado de contragolpe. (Percebi que ele movimenta bem a cabeça.)
  • *Bu-BAP-BAP-BAP!* Dessa vez ele veio com um jab fraco e repentinamente lançou uma combinação 1-2-3-2 com muita força. (Agora sei que ele pode ser ágil E agressivo.)
  • Ele está posicionado de uma forma um pouco diferente. Acho que ele vai fazer alguma coisa diferente… –*DROGA*– me acertou com a mesma combinação.

 

Tudo tem a ver com o que você sente

É mais do que apenas lançar golpes em angulos diferentes e ritmos diferentes. O objetivo é deixar seu oponente vulnerável. Você precisa ser sensível o bastante para encontrar formas de se movimentar contra ele (muitas vezes no mesmo lugar). Às vezes você precisa esquecer tudo que treinou porque nada funciona!

Sparring irá aumentar sua sensibilidade.
Ensinará você a se adaptar de formas diferentes
às mesmas coisas.

Uma luta real é muito mais complicada, é difícil até explicar. Sempre faço as coisas de formas diferentes. Posso lançar vários jabs, MAS NUNCA O MESMO JAB. Meu alvo pode ser diferente. Minha cabeça pode estar em uma posição diferente. A posição dos meus pés e mãos podem ser diferentes. Um jab pode ser lançado para preparar o direto. Outro jab pode ser lançado para preparar um cruzado de esquerda. Ou talvez a respiração seja diferente. Ou talvez a posição do meu corpo seja diferente.

Iniciantes normalmente me perguntam, “Mas Johnny, se eu continuar lançando jabs, eu não serei muito previsível?” E eu sorrio porque sei que isso significa que ele só usa um tipo de jab. Com essa atitude, não importa o que ele fizer. Ele poderia lançar golpes diferentes e AINDA seria previsível porque todos os golpes pareceriam os mesmos.

Me lembro de ser derrotado por um oponente com um cruzado de esquerda muito forte. Ele me perseguia com golpes na minha cabeça e do nada, lançava um cruzado de esquerda muito potente no meu corpo. De novo e de novo. E quer saber por que eu não conseguia me defender? PORQUE EU NÃO SENTIA O CRUZADO DE ESQUERDA DELE VINDO! A habilidade incrível dele não era a técnica dos golpes, mas sim a capacidade de ESCONDER o cruzado de esquerda que ele iria lançar. Parecia sempre com outro golpe, diferente, exceto um cruzado de esquerda. Como se defender de algo que você não percebe e não sente?

Um lutador habilidoso pode lançar o mesmo golpe
VÁRIAS VEZES,
porque ele saberá atribuir qualidades diferentes a um mesmo golpe.

Lutadores habilidosos conseguem ser imprevisíveis. A forma como se posicionam faz com que você espere certos golpes, mas então outro golpe diferente surge. A forma como eles posicionam as mãos e fazem com que você se sinta muito exposto aos cruzados. Ou a forma como lançam os diretos e fazem com que você sinta que nunca poderá contragolpear rápido o suficiente. Alguns oponentes conseguem te atingir onde você pensava que eles não conseguiriam, pois estavam fora de alcance, então você contragolpeia e seu golpe não chega nem perto. Outros oponentes conseguem fazer você errar, mas não porque se esquivam do seu golpe, e sim porque eles sabem como fazer você lançar o golpe errado. Não importa se você fizer sempre a mesma coisa, desde que você continue imprevisível.

Lutadores habilidosos me fazem SENTIR que não posso enfrentá-los. Sabem como movimentar o corpo para me fazer errar. Contra lutadores habilidosos, sinto como se as mãos deles, a cabeça, os pés, e o corpo, estivessem constantemente em movimento, me pressionando de angulos diferentes enquanto eles lançam os mesmos golpes repetidamente.

Se todas as suas combinações se parecem a mesma para seu oponente, ele poderá facilmente se defender sem ter que se ajustar a você.

Não tem a ver com qual golpe você usa,
mas sim com o que seu oponente sente.

boxing ebook Advanced Boxing Techniques A Dieta de 30 Dias dos Lutadores
Aprendeu alguma coisa? Compartilhe!



2 Comentários

lopes março 17, 2014 às 4:55 am

Excelente post, parabéns, me ajudará muito em meus treinamentos e lutas
Obrigado!

Resposta

Luiz Paulo Siqueira janeiro 12, 2015 às 4:50 pm

Excelente estudo de movimentos, estou com a mente muito mais esclarecida depois de ler esse Post…

Resposta

Deixe um Comentário

Compartilhe sua opinião com outros boxeadores. Por favor, seja respeitoso.
Emails nunca serão publicados ou compartilhados.
Quer seu próprio avatar nos comentários? Faça um Gravatar!

Post anterior:

Post seguinte:

Copyright © 2008-2013 Como Boxear | ExpertBoxing. All rights reserved