Como Enfaixar Suas Mãos

8 julho, 2011 8 julho, 2011 por Johnny N Básico do Boxe, Como Boxear - Português 4 Comentários

Como Enfaixar Suas Mãos

Aprenda como enfaixar suas mãos para aumentar o poder dos seus golpes e previnir lesões. Aprendi isso na academia Wildcard Boxing. Testado e aprovado por profissionais.

 

POR QUE ENFAIXAR SUAS MÃOS?

O objetivo das faixas é proteger a arma mais importante de um boxeador, as mãos!

As mãos são constituídas de muitas juntas e ossos pequenos que podem facilmente ser quebrados com o impacto de golpes repetitivos. As bandagens servem portanto para segurar toda essa estrutura e oferecer suporte para punhos, dedos, juntas e as mãos como um todo.

Muitas pessoas pensam incorretamente que as faixas (ou bandagens) servem apenas para amortecimento ou proteção das juntas.

Mas as faixas NÃO servem para amortecer impactos; essa é a função das luvas de boxe.

As bandagens existem para fixar todas as juntas e ossos deslocáveis. As bandagens pressionam todas as suas juntas por igual para que o choque seja distribuído por todo o punho. Você não gostaria de ter suas juntas se movendo livremente no momento de um impacto nos punhos. Você poderia sofrer uma fratura se isso acontecesse.

A mão enfaixada corretamente
se transforma e um punho sólido quando é fechada.

Se suas mãos estão soltas quando você golpeia, é muito provável que as pequenas juntas se colidam umas com as outras e se quebrem. Mesmo que você tenha a sorte de não quebrar sua mão, você não gostaria de sofrer lesões que te impeçam de fazer outras coisas na vida como digitar no computador, segurar uma caneta, ou carregar objetos. Proteja suas mãos para a vida depois do boxe!

 

COMO ENFAIXAR SUAS MÃOS

Você vai precisar de um par de bandagens (ou faixas). Um tamanho bom é 5 metros cada, mas pessoas com mãos menores podem conseguir com 3 metros sem problemas. As faixas semi-elásticas, também conhecidas como “Bandagens Mexicanas” são minhas preferidas pelo conforto e performance. Você deve evitar qualquer material grosso sem elasticidade ou luvas de proteção, pois essas não oferecem o mesmo tipo de suporte. (As luvas em gel não endurecem seu punho quando você fecha as mãos.)

 

OK, VAMOS COMEÇAR!

1. Coloque o começo no dedão e dê a primeira volta POR TRÁS da mão

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Você começa pelas costas da mão para que a bandagem se aperte quando você fechar o punho.

 

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Se você começar a passar a bandagem na palma da mão, a bandagem vai se afrouxar quando você fechar o punho. É realmente chato ter que refazer o processo no meio do treinamento.

 

2. Três vezes ao redor do punho

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Nessa parte oferecemos proteção para o punho. Se você tem uma bandagem curta ou mãos grandes, você pode passar apenas duas voltas. Alguns lutadores preferem deixar um pouco solta a bandagem nos punhos (para facilitar cruzados e uppercuts com ângulo maior).

3. Três vezes ao redor da mão

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Aqui você deve passar a faixa ao redor da palma da sua mão. Não se preocupe muito em cobrir as juntas por enquanto.

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Traga a faixa por trás do seu dedão.

 

4. Faça três X entre os dedos

Agora você começa a criar os X nas costas das mãos para que a bandagem vá entre os dedos e se cruze nas costas das mãos. Nessa parte puxe um pouco suas juntas para mantê-las unidas e protegidas, mas deixe-as levemente separadas para que não toquem umas nas outras evitando assim as fraturas.

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Passe primeiro entre o dedo mínimo e anelar.

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Depois pelo lado.

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Volte para as costas da mão. Repare que a faixa forma um X nas costas da mão.

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Agora recomece a partir do polegar.

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Passe entre os dedos anelar e médio.

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E volte para formar o segundo X nas costas da mão.

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Passe por trás do dedão novamente e agora entre os dedos médio e indicador.

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E agora o terceiro e último X se forma. Todos os dedos estão separados adequadamente.

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Finalize essa parte em cima do polegar.

5. Ao redor do polegar

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Dê uma volta ao redor do polegar.

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E volte passando pelas costas da mão.

6. Trave o polegar

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Passe por trás do dedão… E preste atenção no próximo passo.

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Volte para a palma da mão ao invés de passar totalmente ao redor do polegar. Isso aumenta a proteção no polegar e trava a bandagem no lugar para que ela não se solte enquanto você luta. (Observe a mudança de direção da bandagem.)

7. Três vezes ao redor das juntas

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Agora passe ao redor das juntas.

 

8. Bandagem extra e finalize no punho

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Se você ainda tiver bandagem sobrando você pode fazer mais X passando pelas costas da sua mão.

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Ou você pode passar mais vezes ao redor das juntas. Não passe muitas vezes para que a proteção não fique muito grossa e dificulte a colocação das luvas.

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Finalize no punho. Você pode posicionar o velcro exatamente no punho para ter mais suporte nessa área. Alguns boxeadores preferem finalizar em outras áreas da mão para que o punho possa se curvar um pouco mais nos cruzados e uppercuts.

Parabéns! Enfaixou suas mãos com perfeição. Ficou legal? Vamos, admire seu trabalho, dê um golpe.

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Enfaixar as mãos corretamente
irá deixar seu punho mais sólido quando você fechar a mão.

DICAS PARA ENFAIXAR

  • Deve estar confortável. A mão está relaxada quando você não está com ela fechada, e se contrai quando você a fecha. Se suas mãos estiverem doendo depois de 30 minutos ou se seus dedos estiverem sem cor, provavelmente suas faixas estão muito apertadas. Há muitas formas de enfaixar as mãos. O importante é que você as proteja da maneira correta.
  • Apertado no punho VS Solto no punho. Alguns lutadores preferem usar diretos mais fortes e esses vão preferir deixar as faixas apertadas no punho. (Alguns lutadores até usam uma volta de fita adesiva ao redor do punho por baixo da bandagem para ter ainda mais proteção.) Outros lutadores preferem menos bandagens no punho para ter mais flexibilidade nos cruzados e uppercuts.
  • Lutadores profissionais utilizam outra técnica para enfaixar as mãos. Eles utilizam bandagens maiores e colocam proteção extra nas juntas. Isso é necessário por causa da intensidade dos golpes e do tempo de prática que possuem.
  • Obrigado a Pepper Roach (irmão de Freddie Roach) da Academia Wildcard Boxing por me ensinar isso. Depois de aprender outros 3 ou 4 métodos para enfaixar as mãos ao longo dos anos, tenho que admitir que esse é meu preferido. Eu chamo de “Método X com trava no polegar”.

Enfaixar as mãos é um ritual diário de todo boxeador. São os dez minutos que transformam todo atleta/estudante/trabalhador em um boxeador. Faça da maneira correta para proteger as mãos e use dentro e fora dos ringues.

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4 Comentários

Matheus Pires janeiro 8, 2015 às 8:20 am

Ola,
Gostaria de primeiramente parabeniza-lo pelo site.
Sou novato na prática do esporte (apesar de acompanhar a muitos anos) e tenho aprendido muito com as postagens.
Eu costumo utilizar bandagens da pretorian/evelast, mas confesso que não gosto muito delas, por isso gostaria de saber onde eu encontro o modelo de faixa do vídeo, pois ela me pareceu muito mais precisa e confortável na hora de colocar/usar.
A impressão que eu tenho é que a faixa fica muito mais fixa na mão, ou seja, “escorrega” menos do que as faixas de elastano (comum encontradas).
Outra dúvida é sobre as luvas.
Eu utilizo Everlast 12oz para bater no saco e Everlast 14oz para treino/sparring. Confesso que, contrário aos comentários do site, gosto muito delas e acho elas extremamente confortável.
Entretanto, pelo que eu leio no site, elas não são as mais apropriadas para os treinos (saco e sparring), por isso gostaria de uma dica sobre lutas para as duas situações.
Gostaria da sugestão de luvas encontradas no Brasil, porque Winning, Reyes e outras mais famosas são muito difíceis de ser encontradas.
Novamente parabéns pelo site, ficarei na expectativa das respostas para minhas dúvidas.
Abraços!

Resposta

Noleto junho 11, 2015 às 12:59 pm

Boa tarde meu camara,
Sou praticante do mauy thai faz 06 meses, o blog e de boxe mas confesso que tuas postagens me ajudaram bastante, não dava muita valor ao treino sombra depois de ver tuas postagens sobre velocidade das mãos e exercicios, radicalmente mudei minha opinião, mas o meu questionamento agora e sobre as bandagens.
Acredito que esta bandagem e de quantos metros, e de 5m?
Pois uso uma de 3 metros e não da para dar tanta volta ssim.

Resposta

Fábio Conrado Ortolan junho 15, 2015 às 5:51 am

Olá Noleto, não fui eu quem fez o post mas acredito poder te ajudar, os tamanhos padrões para bandagens são 3 e 5 mts, eu tenho uma de 3 mts e também não dá para chegar próximo das voltas mostradas no artigo, então adaptei conforme o tamanho da faixa, não tenho certeza se essa usada no artigo é de 5 mts, mas com esse tamanho você consegue chegar o mais próximo do que está sendo mostrado acima. De qualquer forma, sempre é possível fazer “adaptações” na forma de enfaixar as mãos para que fique mais confortável e seguro para você, eu, mesmo utilizando uma bandagem de 3mts consigo passá-la pelos vãos dos dedos (sem dar as voltas), isso já ajuda a deixar minha mão mais protegida.

Resposta

Rafael Nogueira novembro 25, 2016 às 5:13 am

Como eu faço para escolher o tamanho da faixa? Elastico ou Comum? Poderia me indicar algum site para comprar?

Resposta

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