Movimentação Constante na Luta

4 dezembro, 2014 4 dezembro, 2014 por Johnny N Movimento do Corpo, Técnicas do Boxe Sem comentários

Movimentação Constante na Luta

Continue se mexendo! Fique ocupado! Deixe seus socos fluírem! Mova sua cabeça!

Por que você deveria ficar se mexendo? Algumas pessoas acham que se mover constantemente é um desperdício de energia ou te faz previsível… Mas eu descordo completamente.

Movimentação constante é oque te dá um bom ritmo, bastante resistência, mais velocidade, e até ser um lutador mais astuto. Em um esporte intenso como boxe, movimentação constante é uma habilidade importante que você precisa desenvolver para se tornar um bom lutador.

Mas como?!

 

 

Por que eu deveria ficar me mexendo?

Um dos meus conceitos favoritos é o de ensinar um lutador a sempre se mexer. Mesmo quando ele pare ou pause, ele precisa manter a mentalidade se mexendo. Como “respirando” ou balançando suas mãos ou mexendo levemente com sua cabeça ou corpo. Alguma coisa precisa ficar em movimento. Pense como quando você anda de bicicleta… As vezes, você quer parar e olhar para algo mas em vez de parar 100%, você simplesmente diminui o suficiente mas continua retendo um pouco de movimento para manter a bicicleta balanceada. É o mesmo lutando… Se você manter um estado de movimento constante, é sempre fácil de se mover. Mas se você ficar parando e reiniciando novamente, você perde seu ritmo e mais importante, perde sua habilidade pensar em movimento, de lutar em movimento, etc. Então tenha certeza de estar ocupado na Sombra, Saco e também no Ringue. Você pode diminuir a intensidade ou a força ou a velocidade, mas nunca pare subitamente.

Benefícios da movimentação constante:

  • mais resistência
  • mais ritmo
  • mais velocidade
  • se torna mais astuto (menos previsível)
  • uma mente mais envolvida
  • reflexos melhores

 

Os “Mitos” sobre Movimentação Constante

É um fator importante de se discutir. Muitas pessoas pensão em “movimentação constante” como um desperdício de energia ou movimentação previsível. Primeiramente, movimentação constante só é um desperdício de energia se você não sabe fazê-lo E/OU você se move de uma forma ineficaz. Também só é um desperdício de energia se seu principal objetivo é nunca se mexer. Se você não planeja ficar ocupado em uma luta ou qualquer coisa, então sim, movimentação constante, movimentação constante vai parecer uma tarefa ruim para você. Por outro lado, eu acho que movimentação constante gasta menos energia que ficar parado e então partir pra cima. Pense como manter um ritmo constante de corrida VS ficar ter de começando e parando. É mais fácil aumentar a velocidade ao máximo quando já está correndo VS começando do nada.

Agora para o argumento de que movimentação constante é previsível. É na forma de como você vê a movimentação constante. Se você acha que movimentação constante é fazer a mesma coisa de novo e de novo, então sim, você é previsível. Mas você será previsível por estar fazendo a mesma coisa constantemente, não porque você tem um ritmo… Na verdade… Até para ser imprevisível e “fora-de-um-ritmo” você precisaria primeiramente estabelecer um ritmo. Então em sentido, você precisa ter um ritmo para estar fora-de-ritmo. Cara…isso foi muito profundo ?

 

A MANEIRA CORRETA de ficar em movimento

1. Ache sua forma de respiração natural

Para mim, estabelecer seu ritmo respiratório, estar ciente dele,e usando-o como um guia para o ritmo natural do seu corpo é a melhor forma de aprender como movimentar seu corpo. Eu tenho certeza que se você já correu ou pulou corda por mais de meia-hora, você começa a se tornar agudamente ciente do ritmo natural de sua respiração. Você começa a se ritmar e constrói um ritmo de pisada ou pulos baseado em sua respiração. Talvez seja RESPIRAÇÃO-passo-passo-passo, ou RESPIRAÇÃO-pulo-pulo, etc. E é claro, tem o respira e expira, ou o DENTRO e FORA, o CIMA e BAIXO. Todos tem seu ritmo natural de respirar e é importante que você aprende qual é o seu. E então aprenda como encaixar golpes junto a respiração. Você vai sentitir que é natural e eficiente mover em conjunto com sua respiração.

 

2. Aprenda a se mover sem se comprometer.

Quando você se “mover”, aprenda como mover seu centro apenas uma polegada ou meia polegada. E então seus braços e pernas estão livres para se mover o quanto quiserem. Desta forma você pode se mover bastante porque você não está comprometendo tanto o peso do seu corpo em cada movimento. Isso é oque permite que tantos profissionais fiquem agitados e constantemente mexendo seus braços e pernas por aí sem se cansar. Porque quando eles se movem, é apenas algumas polegadas, e seu seu altamente refinado senso de alcance permite que eles lutem sem se mover em excesso. Iniciantes, entretanto, são imóveis e quando eles se movem, movem o corpo inteiro o tanto quanto possível, oque requer um esforço gigantesco e requer tremendas quantidades de energia.

 

3. Use a energia/sentimento de movimento no lugar do próprio movimento

Esse provavelmente é um dos conceitos mais difíceis de ensinar. Eu diria que a maioria das pessoas veem o movimento como simplesmente a troca de posição do seu corpo (ou membros) de um lugar para o outro. Mas para mim, “movimento” também tem a qualidade da energia. Tem energia em cada movimento. Pode ser menos energia ou mais energia mas definitivamente tem energia envolvida. Eu não me refiro a intensidade física do movimento, mas a aura e a presença que ele tem. Dito isto, é extremamente importante você aprender como controlar a ENERGIA do seu movimento. Isto permite que você se mova sem telegrafar (ou parecer se mover) simplesmente porque você não está deixando sua energia radiar externamente. Essa habilidade também permite que você faça o oposto… Que é ficar parado fisicamente mas irradiar tanta energia que você parece estar se movendo. Tem muito mais que pode ser dito sobre isto mas se tornando ciente disto, você pode realmente usa-lo para mover-se de maneiras bem mais enganadoras e tomar vantagem da reação do seu oponente.

Movimentação constante é um estado de mente, corpo e espírito.

 

O que é movimento DEMAIS ?

Existe isso ? Sim… É aqui que fica confuso. Eu definiria “movimento demais” como algo que não tem um propósito e/ou requer esforço demais. Por ter um propósito, eu digo que cada movimento tem um motivo como atacar, defender, ou te ajudar em um golpe ou manter sua defesa pronta. Então todo movimento é útil se seu motivo é até nada mais que mante-lo em ritmo.

Se mover mais torna mais fácil se mover mais.

boxing ebook Advanced Boxing Techniques A Dieta de 30 Dias dos Lutadores
Aprendeu alguma coisa? Compartilhe!



0 Comentários

Deixe um Comentário

Compartilhe sua opinião com outros boxeadores. Por favor, seja respeitoso.
Emails nunca serão publicados ou compartilhados.
Quer seu próprio avatar nos comentários? Faça um Gravatar!

Post anterior:

Post seguinte:

Copyright © 2008-2013 Como Boxear | ExpertBoxing. All rights reserved