16 Dicas Básicas De Boxe

20 junho, 2008 20 junho, 2008 por Johnny N Básico do Boxe, Como Boxear - Português 24 Comentários

16 Dicas Básicas De Boxe

Uma lista rápida de 16 dicas básicas sobre boxe que seu treinador deveria te dizer. Essas dicas irão melhorar seus treinamentos, seus golpes e sua defesa. Boa sorte!

 

DICAS DE TREINO:

  1. Fique calmo e golpeie com força parcial no saco de pancadas, para que possa treinar por mais tempo, mantenha sua base firme e golpeie com velocidade. Isso fará com que você tenha um treinamento de maior qualidade no saco de pancadas. Você precisará ter energia para atingir o saco de pancadas com a forma correta, mantendo os golpes com efeito chicote, ao invés de gastar a maior parte do tempo de treino apenas exibindo sua força. Não desperdice energia se exibindo – ninguém se importa.
  2. Não treine até morrer. Fique cansado, dedique-se, e se esforce um pouquinho mais a cada dia. Se você treinar muito todos os dias da semana sem um propósito, você provavelmente terá problemas e acabará desistindo do boxe.
  3. Beba muita água. Um copo por hora, no mínimo!
  4. Faça amigos na academia, seja humilde, e peça dicas para as pessoas. Quando outro boxeador te derrotar, pergunte a ele como ele fez; você ficará surpreso sobre como pode ser útil quando alguém mostra para você suas fraquezas.

 

DICAS DE GOLPES:

  1. Rotacione seu corpo todo durante o golpe. Se seus pés estiverem lentos, (muitas pessoas tem os pés lentos no começo) você perceberá que golpear um pouco devagar na verdade te dá mais força do que golpear rápido. Então, em outras palavras, golpeie na mesma velocidade em que rotaciona seu corpo, assim você não perderá força. Novamente, golpeie com o corpo todo ao invés de apenas com os braços.
  2. Lance cruzados curtos, uppercuts curtos, e diretos curtos, mas jabs longos.
  3. Você nem sempre precisa lançar um golpe nocauteador atrás do outro. Combine golpes fracos e fortes e use o movimento da sua cabeça para fintar seu oponente. Lembre-se que quanto menos você errar, menos será contragolpeado, e menos irá se machucar. Acalme-se e lance os golpes fortes quando você tiver certeza que irá acertá-los.
  4. Nunca se esqueça de atacar o corpo. Tente um jab na cabeça, e um direto no corpo. Quando estiver muito próximo do oponente, avance com sua cabeça nele e lance golpes no corpo.
  5. Use sequências de 3-5 golpes no máximo. Você não precisa de sequências de 10 golpes -isso só serve para gastar energia e criar contragolpes para seu oponente. Nem mesmo treine essas sequências.
  6. Respire e sempre olhe no seu alvo quando golpear. Não prenda a respiração e não olhe no chão. Aprenda manter seus olhos abertos durante os combates!
  7. Deixe suas mãos soltas! Não fique esperando seu oponente atingí-lo o tempo todo. Lance golpes mesmo que não acerte. Faça ele pensar para encontrar oportunidades de golpes.

 

DICAS DE DEFESA:

  1. Acalme-se e nunca pare de respirar. Se você entrar em pânico, peça para o oponente diminuir o ritmo, então sua mente e seu corpo poderão acompanhá-lo.
  2. Mantenha sua guarda alta, cotovelos no corpo, e movimente a cabeça.
  3. Não desperdice energia correndo por todo o ringue, apenas dê um passo e utilize o pivô para movimentar-se para longe de seu oponente se ele estiver muito agressivo. Imagine-se como um toureiro desviando do touro que está vindo. Não se esqueça de contragolpear.
  4. Não curve-se para trás e não tire seus olhos do seu oponente quando estiver recebendo golpes (isso é normalmente difícil para iniciantes). Estabeleça sua área defensiva e a defenda com contragolpes. Utilize os pivôs, para não ser contragolpeado.
  5. Não espere seu oponente parar de golpear para golpeá-lo. Interrompa as sequências dele e acerte-o! Muitos lutadores rápidos são golpeados porque tentam bloquear todos os golpes e não tem tempo para contragolpear. Deixe suas mãos atacarem!
boxing ebook Advanced Boxing Techniques A Dieta de 30 Dias dos Lutadores
Aprendeu alguma coisa? Compartilhe!



24 Comentários

Mauri agosto 28, 2013 às 1:16 pm

Parabéns, adorei o site!!!

Resposta

emerson vellozo outubro 8, 2013 às 10:13 am

dicas basicas mais muito eficiente
Obrigado!!

Resposta

NathanR outubro 16, 2013 às 10:15 am

Dicas muito úteis, parabéns .

Resposta

Everton Henrique outubro 18, 2013 às 9:40 am

Obrigado a todos pelo prestígio! =)

Resposta

Marlon novembro 5, 2013 às 8:26 am

Entrei no boxe a 3 meses e gostaria de agradecer por fazerem um site tão esclarecedor. Parabéns. Vou utilizar muito o seu site ao longo do tempo. Obrigado.

Resposta

Cássio novembro 22, 2013 às 8:07 pm

Meus Parabéns pela dedicação ao site tanto dos administradores como dos participantes.

Tenho certeza que tem agregado muitos valores para nós que somos aprendiz no esporte.

Grato

Resposta

Eugênio Barros abril 27, 2014 às 10:38 am

Site excelente, vai ser meu guia durante minha jornada no mundo do boxe.

Resposta

ratcha abril 29, 2014 às 12:39 pm

odorei o site,tenho aprendido muito…, parabens.

Resposta

ullysses maio 3, 2014 às 3:05 pm

muito bom faço muay thai
mas o boxe daqui é muito bom
a única pena é que alguns videos estão em inglÊs mesmo assim
vendo um video sobre jab, e efeito chicote posso dizer q meu boxe já é outro!

Resposta

paulo maio 17, 2014 às 3:28 pm

Cara otimo site
to iniciando agora no BOXE
e encontrei muitas dicas legais aqui
show

Resposta

Miquéias maio 24, 2014 às 7:41 am

Muito bom, iniciei no boxe tem apenas 2 semanas, tenho me esforçado bastante nos exercícios, fiquei um pouco desanimado quando o professor colocou para lutar com um aluno com uns 8 meses de boxe, ai levei muitos golpes fortes, mas esmo assim decidi continuar. Ah tenho 44 anos, mas me sinto como se tivesse 43 kkkkk. Obrigado pelas dicas.
abç

Resposta

waldeliza agosto 30, 2014 às 3:58 am

quero iniciar no box, posso seguir o mesmo treinamento sendo mulher? ja fiz um pouco de kickboxing a algum tempo, isso me ajuda ou não no box? valeu….

Resposta

Douglas B setembro 21, 2014 às 4:18 pm

Olá amigo, encontrei este site hoje pesquisando no Google sobre os tipos de luvas, e o achei muito interessante especialmente por um motivo, já faz algum tempo que venho acompanhando boxe só que por meio visual apenas, eu gosto de ver as lutas, tenho games de boxe e até assisti um desenho japonês muito interessante sobre, chamado Hajime no Ippo, enfim eu tenho o desejo enorme de praticar mas aqui na região não tem uma academia sequer, então gostaria de dicas que voce poderia estar passando pra treinar boxe em casa, onde pendurar o saco, formas de treinar esquiva, imagino que já tenha algum conteúdo sobre isto no site e enquanto voce me responde vou estar vasculhando aqui com certeza, um abraço e continue postando.

Resposta

Fábio novembro 19, 2014 às 10:32 am

Fala Douglas B, tudo blz? Cara, se vc souber ler inglês o site original (www.expertboxing.com – sem o br) tem muitas dicas para quem tá iniciando, eu e mais alguns colegas estamos ajudando na tradução então acredito q vai ter muitos novos posts traduzidos, mas o site em inglês com certeza tem mais conteúdo.
Sobre o treino, como já foi dito em algum post, treinar sozinho não é a mesma coisa q treinar com um profissional, mas já q vc não tem opção tenta dar uma lida nos tópicos do site em inglês, tenho certeza q vc vai encontrar muita coisa legal.
Eu treino boxe há pouco tempo (2 meses apenas), mas já estou preparando uns esquemas pra treinar em casa tbm, mas como complemento.
Um último comentário, como vc está iniciando, dá uma olhada no posto “O Guia Definitivo do Boxe Para Iniciantes (The Beginners Guide to Boxing)”:
http://www.expertboxing.com/boxing-basics/how-to-box/the-beginners-guide-to-boxing
Daqui há alguns dias deve ter em português tbm.

Boa sorte!

Resposta

Thiago Targino outubro 31, 2014 às 6:49 am

Sem sombra de dúvidas, o melhor site sobre boxe que existe. Parabéns !!!

Resposta

Luciano abril 23, 2015 às 11:25 pm

Adorei o site , sou novato , e vou estudar a parte teórica para me sair melhor na parte prática , comprei luvas 16 oz a pedido de meu mestre ou professor , fiz um único treino com um companheiro com jabs diretos e cruzados , um com luvas e outro com aparadores , fiquei com fortes dores nos punhos e ante braços , cheguei a cancelar o plano que havia feito , mas resolvi ficar , vou a luta .

Resposta

Fábio Conrado Ortolan abril 29, 2015 às 6:41 am

Luciano, não desista do treino devido às dores, isso é comum no início, até hoje quando faço um treino mais intenso do que estou acostumado sinto dores no corpo, mas tome muito cuidado para não se machucar, dores musculares são comuns após um exercício físico intenso, mas você tem que ver se essas dores são devido ao exercício ou se são lesões provocadas por posições incorretas nos golpes, etc. Converse com seu treinador e explique a respeito das dores que está tendo, acho que ele poderá te auxiliar melhor e também te dar algumas dicas para evitar futuras lesões.

Resposta

Juliano Ramos Pitombo maio 6, 2015 às 7:16 am

Muito bom esse artigo. Sou muito fã do site. Sou praticante de boxe a 15 anos, como moro em zona rural onde não há academia, esse artigos facilita meus treinos caseiros.

Resposta

Lucas agosto 21, 2015 às 6:25 am

Esse site é excelente e tem ótimas dicas. fiquei com dúvida sobre o que seria esse pivô. A frase é: “… apenas dê um passo e utilize o pivô para movimentar-se para longe de seu oponente…”
Obrigado!

Resposta

Fábio Conrado Ortolan agosto 26, 2015 às 9:45 am

Lucas, o pivô é um giro que você faz sobre um dos pés (geralmente o dianteiro), dê uma olhada nos links abaixo, o primeiro possui várias dicas de movimentação no boxe (inclusive o pivô) e dicas para iniciantes, o outro é um vídeo sobre esse movimento:

Guia para iniciantes
http://www.expertboxing.com.br/basico-do-boxe/o-guia-do-boxe-para-iniciantes

Vídeo sobre pivô
http://www.youtube.com/watch?v=UWhig-IbcV0

Resposta

Hakuna agosto 22, 2015 às 2:12 pm

peça pro seu oponente diminuir o ritmo?? lool

Resposta

Fábio agosto 28, 2015 às 12:58 pm

Essa dica é para ser considerada em treinos e sparrings, em uma luta de verdade fica difícil 😉

Resposta

Paulo agosto 29, 2015 às 8:16 am

Eu tenho um saco de boxe e casa, mas não tenho experiência ainda em boxe. Vou procurar uma academia, pois quero muito fazer pra minha saúde. Eu tenho 45 anos e faço musculação. Muito bom o site. .. obrigado.

Resposta

everton dezembro 27, 2015 às 5:24 pm

Muito obrigado voo lutar mês que vem e essas dicas foram muito uteis elas abriram minha mente .
Agora eu entendi um golpe rápido e preciso derruba mais que um golpe, com força exagerada e sem técnica. parabéns ótimo site

Resposta

Deixe um Comentário

Compartilhe sua opinião com outros boxeadores. Por favor, seja respeitoso.
Emails nunca serão publicados ou compartilhados.
Quer seu próprio avatar nos comentários? Faça um Gravatar!

Post anterior:

Post seguinte:

Copyright © 2008-2013 Como Boxear | ExpertBoxing. All rights reserved