Treino de Manopla de Foco

28 agosto, 2014 28 agosto, 2014 por Johnny N Treinamento de Boxe, Treinamentos de Boxe Sem comentários

Treino de Manopla de Foco

Treinar na manopla é um dos melhores jeitos de desenvolver seus reflexos de luta, técnica de soco, técnica defensiva, e estratégia de luta. Bater na manopla não é apenas um ótimo exercício mas também um estimulante intelectual, e DIVERTIDO! Manopla também é a simulação de luta mais próxima antes do sparring.

manopla de foco é uma ferramente incrivelmente versátil para treinar boxe e mesmo assim muitos lutador boxeadores só fazem uma coisa na manopla–que é bater o mais forte e rápido que conseguir. manopla de foco não é apenas sobre velocidade e força, Também tem ritmo, timing, precisão, estratégia, estilo, etc, etc. Tem tantas maneiras diferentes de você se desenvolver treinando na manopla. E pensar apenas em força na manopla, faz você trapacear você mesmo para fora do desenvolvimento das mais refinadas “técnicas suaves” do boxe.

Vamos para alguns conceitos e métodos importantes do treino da manopla no boxe.

 

 

O Uso da Manopla de Foco no Boxe

Pelo que eu ouvi, manopla de foco é uma invenção bem recente. “Bater na luva” não acontecia antigamente. Treinadores “moda antiga” não usavam a manopla com seus lutadores e muitos deles viraram campeões mundias sem nunca ter feito manopla. A Manopla foi algo inventado por pessoas novas e. Eu nunca chequei as datas e os detalhes de quando a manopla se tornou popular mas foi isso que eu ouvi.

 

Olhe o vídeo acima para uma demonstração visual de como eu seguro a manopla para boxeadores.

 

Benefícios de trabalhar na manopla de foco

Como eu mencionei antes, manopla de foco é um dos exercícios mais importantes do boxe que você pode usar como lutador. Ele permite que você pratique manobras de luta mais arriscadas sem que você esteja realmente lutando com alguém. Eu diria que é a coisa mais próxima a uma luta ou sparring.

 

Manopla de foco pode te ajudar a:

  • aperfeiçoar habilidades de golpear (técnica, força, velocidade, resistência, precisão, timing)
  • aperfeiçoar habilidades ofensivas (ângulos, combinações)
  • aperfeiçoar habilidades defensivas (bloquear, defender, deslizar)
  • pratica movimentos contra alguém vivo (movimento dos pés, estratégia, imitar estilos, contra-golpes)

 

Vantagens de treinar na manopla sobre outros exercícios do boxe

  • exercita movimentos de luta realísticos
  • trabalha na ofensa e defesa simultaneamente
  • se acostuma a se mover ao redor de uma pessoa viva
  • recebe feedback útil do seu treinador
  • imite e pratique certos estilos
  • boa flexibilidade para praticar muitos movimentos diferentes
  • divertido e desafiador

Bater na manopla pode ser um exercício muito divertido e desafiador, especialmente quando feito com alguém experiente na manopla. Os exercícios podem ser trocados para desenvolver qualquer habilidade que você quiser, ofensa, defesa, contra-golpes. O treinador pode imitar estilos diferentes oponentes para você se acostumar com todo tipo de golpe. A intensividade pode subir e descer. É ainda por cima um exercício ótimo e divertido. E requer muita energia e coordenação. Enquanto você pode ser preguiçoso no saco pesado, isso não vai ser o caso quando você tiver um treinador ativo segurando a manopla e testando sua defesa.

 

 

Teoria do Treino na Manopla

Os 3 principais benefícios de treinar na manopla:

  1. Desenvolver reflexos de lutas naturais.
  2. Desenvolver simultaneamente habilidades ofensivas e defensivas.
  3. Desenvolver ritmo, timing, e precisão.

O benefício nº1 de treinar na manopla:
é desenvolver seus REFLEXOS DE LUTA.

É importante que as pessoas entendam que habilidades a manopla é mais importante para desenvolver. Eu diria que pessoas demais focam no aspecto força — que é você bater na manopla o mais forte possível. E infelizmente, esse é o maior problema, e a maior razão para que os treinadores velha-guarda pensem que os novos lutadores gastam tempo demais na manopla. Quando você gasta tempo focando na coisa errada, você não está apenas não se desenvolvendo mas também você pode estar desenvolvendo hábitos ruins ou “reflexos ruins”.

Pessoalmente eu acho que lutadores fazendo manopla deveriam procurar desenvolver seus reflexos de luta. Bata em um ritmo controlado que permita-os não apenas ver oportunidades ofensivas mas também oportunidades DEFENSIVAS. Bater na manopla não é o mesmo que bater no saco pesado onde você só precisa desferir socos sem se importar com defender.

Quando feito corretamente, manopla de foco pode deve também testar sua defesa. E por reflexos, eu não digo usar movimentos defensivos MEMORIZADOS ou COREOGRAFADOS mas realmente usar os reflexos. Que quer dizer quando seu treinador jogar socos em você sem avisar antes, e você tem que usar seus reflexos NATURAIS para desviar.

Treino na manopla devem testar suas habilidades ofensivas e defensivas simultaneamente.
Caso contrário, é a mesma coisa que bater em um saco.

Por último mas não menos importante, tem que ter um foco no ritmo, timing, e precisão. Não é uma corrida para bater o mais forte e rápido possível. É sobre conseguir ver os socos vindo, e se mexer em ritmo, batendo e esquivando ao mesmo tempo. Gerando força através do timing e precisão e não tanto no esforço do músculo. Claro… Tem vezes que é bom bater na manopla o mais forte possível mas esse não dever ser a meta do treino… Você tem vários outros equipamentos no boxe para isso.

 

Desenvolvendo reflexos de luta naturais na manopla

A maior diferença que eu vi entre os melhores seguradores-de-manopla e os seguradores razoáveis é como eles te ensinam a bater na manopla. O segurador-de-manopla razoável tipicamente vai gritar uma combinação e você tem que bater na manopla o mais forte possível. Depois de um tempo, eles vão dizer quais movimentos defensivos fazer e então você tem que jogar desferir alguns socos e então esquivar, e então talvez voltar com um contra. O tempo todo, eles estão te dizendo. Eles vão dizer para bater aqui, esquivar aqui, ajuste isso, ajuste aquilo. “MANTENHA A GUARDA ALTA!” eles vão gritar.

E o maior problema disso é que o tempo todo, tudo que você está fazendo é aprendendo a relembrar mais e mais detalhes… invés de desenvolver seus olhos para verem socos vindo em você e fazer reações de meio-segundo baseada no seu reflexo. Claro, você se move mais rápido, mais fortemente e mais impressivamente… Mas seus reflexos ainda são os mesmos. E você vai ser derrotado em uma luta real igualmente..

O melhor segurador vai falar o menos possível.

Os melhores seguradores-de-manopla que eu já vi falam o menos possível. Eles não te falam para manter a guarda alta, eles te batem para que da próxima vez você aprende a bloquear ou esquivar. Eles vão falar quais socos você deve desferir mas eles sabem como fazer para desenvolver combinações longas. Invés de sempre falar para jogar um 1-2, eles apenas vão falar “jab” mas vão mostrar a manopla para sua mão direita logo após. Depois de um tempo, você aprende que você deve dar esse soco em sequencia. Não demora muito para que você entre em uma combinação de 14 socos e tudo que o treinador precisa fazer é falar um ou dois socos. Eles repetem isso de novo e de novo e desenvolvem seus REFLEXOS de luta invés de uma COREOGRAFIA de luta. Ambos vão melhorar sua condição de luta mas eu imagino ter reflexos de verdade é muito melhor que ter memorizado perfeitamente uma sequencia de movimentos.

Por último, a meta deve ser desenvolver os reflexos de luta naturais e instintos para que para que ele consiga reagir sem que você tenha que falar tudo. Ele deve instintivamente saber atacar, defender, mover e procurar os contars. Ele deve ser automaticamente treinado para bater todas as combinações comuns e também para evitar os contras comuns.

 

Dicas para Segurar a Manopla para Alguém

1. Natural

Procure desenvolver movimentos naturais em um lutador. Você precisa ficar parado naturalmente, se mover naturalmente, e relaxa, e respirar se quiser que seu lutador faça o mesmo. Isso quer dizer que você precisa entender e utilizar boas mecânicas do seu próprio corpo. Se você estiver esquisito, seu lutador vai ficar esquisito também. A pior coias que você pode fazer é ter tensão no seu próprio corpo, que faz com que o lutador fique mais tenso.

Qualquer coisa que o segurador fizer,
o lutador também vai fazer.

 

2. Ritmo

Trabalhe em desenvolver um ritmo harmonioso estável. Troque suavemente de ofensa para defesa, de uma combinação para outra, de golpear para trabalho dos pés. Segurar a manopla não é sobre do nada gritar combinações para que o lutador bata o mais rápido e forte possível. Trabalhe em fazer o boxeador achar um ritmo de luta. Ele vai ser mais rápido, mais poderoso, mas eficiente em energia desta forma.

 

3. “Bata de volta” nos socos

Não apenas segure a manopla com um braço morto, ou com o braço rígido. Relaxe e então no momento do impacto, expire, vire e bata na soco do seu lutador com a manopla. Dessa forma os dois estarão batendo ao mesmo tempo. Isso vai te permitir absorver os socos melhor, enquanto estiver relaxado, e ajuda a manter um bom ritmo de luta.

 

4. Aprenda diversos exercícios

Não faça apenas os mesmos exercícios chatos de novo e de novo. Aprenda novas combinações, novos padrões, novos exercícios. Olhe outros treinadores. Invente alguns próprios. Olhe as áreas que o seu lutador está deficiente e desenvolva novos exercícios para ajudar ele a arrumar isso. Há aproximadamente exercícios infinitos para manopla por aí. Ofensa, defesa, contra-golpe, trabalho dos pés, luta de fora, luta de dentro, etc. Use a base canhota se você quiser que ele se acostume contra canhotos.

 

5. De feedback (exige tempo e experiência)

Dê a ele feedback estratégico e técnico. Deixe ele saber oquê você vê e faça sugestões para oque ele pode fazer diferente. Obviamente essa parte exige experiência e es você quiser dar um feedback realmente útil, não é o suficiente dizer. “Ah, suas mãos estão baixas aqui.” Você precisa saber mais sobre mecânicas do corpo e estratégias do boxe.

 

6. DESACELERE

Este é grande. Se o lutador estiver tendo dificuldades ou falhando em uma habilidade em particular ou movimento, apenas desacelere o exercício. Desacelere ao ponto em que estiver perfeito. Ainda tenha ritmo, e ainda faça tudo igual. Mas talvez com menos velocidade e intensidade. Tenha certeza que ele pegue o movimento antes de você ir para um ritmo maior ou um movimento mais avançado. Não apenas o force a fazer movimentos sem pensar. Dê a ele tempo para VER, PROCESSAR, e REAGIR aos movimentos que você está dando a ele.

A melhor maneira de desenvolver os reflexos de luta é ensinar os olhos a ver coisas novas. Invés de jogar um jab e e fazer ele deslizar do contra imediatamente. Jogue seu contra lento para que ele veja como olhar o contra vindo. Caso contrário, ele só vai deslizar por hábito e isso não ajuda os reflexos dele.

 

Dicas para Bater na Manopla de Foco

1. Ritmo

Sim, tenha certeza que você está batendo com ritmo. Você deve ter um fluído natural em seus movimentos. SOCO-SOCO-SOCO-DESLIZE-DESLIZE. Não…socosocosocodeslizedeslize! Não é uma corrida. A melhor forma de aprender se você está em ritmo é por sua respiração e níveis de resistência. Se você cansado e ver que está tentando exercer a maior força possível, você provavelmente está focando mais em força do que no ritmo. Use timing! É o timing que causa mais dano. você inflige o maior dano dano quando você está acertando soco logo que a manopla está pressionando seu soco.

 

2. Precisão

Foque em ser preciso. Tire um pouco da força se for isso que precisa para você melhorar seu controle. Não jogue os golpes selvagemente na manopla de forma que o segurador tenha que caçar os seus socos. Mire um pouco e trabalhe em sua técnica. Tenha certeza que seus cotovelos e todas outras partes estejam no lugar para que você acerte o soco com um bom suporte em seus pulsos.

 

3. Força

Não que eu tenha que te lembrar trabalhar sua força mas eu listei aqui por último na lista para que você possa vez que a força vem DEPOIS do ritmo e precisão. Se a força máxima é oque você quer desenvolver, você talvez queira ir bater no saco pesado. Em uma configuração de habilidades como uma luta ou a manopla, você precisa de timing e precisão para usar o poder máximo;

Não é sobre usar força máxima,
mas sim como maximizar a força.

 

 

Exercícios de Manopla pro Boxe

1. Exercícios de Soco

Dê ao lutador combinações e faça com que ele bata na manopla. Ajuste sua técnica e dê feedback em seus hábitos quando necessário. Você pode usar minha lista de combinações de socos para algumas ideias.

 

2. Exercícios de Defesa e Contra-Golpes

Comece testando a defesa dele. Diga 1-2-3, ou qualquer combinação que quiser, e então jogue um soco de teste nele para ter certeza que ele está respondendo defensivamente. Depois de um tempo, você pode começar a testar os contra-golpes dele. Faça ele devolver fogo… Sem correr depois de jogar uma combinação, ele tem que continuar no alcance e procurar por mais oportunidade contra-ofensivas invés de depender de uma defesa firme.

 

3. Exercícios de Estílo

Fique acostumado a diferentes estilos de boxe e situações de luta. Trabalhe com ele em jogar combinações específicas de soco como o ganho de direita no corpo. Também trabalhe com ele em defender contra socos específicos como o cruzado de direita. Bote-o no canto. Faça ele devolver a cada combinação, ou faça ele avançar a cada combinação. Ou bote eles na corda e faça ele bater na manopla de uma posição de distância curta e então use trabalho dos pés para escapar. Ou fique de canhoto e acostume ele a lutar contra um oponente em base canhota.

 

 

Estilos diferentes de trabalho na manopla

Traços de um Bom Segurador

1. Movimento Natural

Os melhores seguradores são todos sobre movimentos naturais. Eles sabem como segurar a manopla e se mover em sua volta de uma forma que faça você jogar ou defender socos em uma forma natural. Eles não tem de dizer nada, é só a forma que eles se movem que fazem você se mover instintivamente. Se você alguma vez já trabalhou com um bom segurador, então você sabe de que estou falando.

A forma que eles seguram a manopla, fazem você bater com boa técnica. A forma que eles miram os socos fazem você deslizar naturalmente. A forma que eles movem, te ensina a pivotear e andar por aí com bom jogo de pernas. As pessoas assistindo de fora podem pensar que te ensinaram antes oque fazer mas na verdade você está fazendo oque sente natural.

 

2. Diversos exercícios desafiadores

Eles tem diversos exercícios divertidos para você. Nunca é entediante e nunca é a mesma coisa de novo e de novo. Sempre exercícios frescos para manter você em seus pés. Bons seguradores sabem muitos exercícios bons para manopla.

 

3. Bom feedback

Eu diria que bom feedback vem de experiência, conhecimento, e também boa química. Um bom segurador pode fazer bons avanços em suas habilidades simplesmente te dando fazendo pequenos ajustes. Em vez do sempre velho “mante a guarda alta”, ele vai dizer algo mais específico como “não baixe a sua mão direita quando jogar um gancho de esquerda”. Ou vai dizer, “não olhe para o corpo quando for jogar um gancho de esquerda no corpo”. Ou “Esquive para fora depois de uma mão direita, não empurre”.

Um segurador que tem uma boa química com você vai entender bem seus hábitos e saber exatamente oque dizer para fazer você ciente dos seus hábitos. Ele pode apontar suas falhas e ajudar você a arrumar elas facilmente com pequenos ajustes. Você nunca sentir que é um milhão de coisas para lembrar e sim alguns ajustes pequenos aqui e ali.

 

Métodos diferentes de trabalhar na manopla

Aqui é o mostruário dos meus exercícios favoritos na manopla que eu já vi no Youtube. Você pode ver como treinadores diferentes usam exercícios diferentes na manopla para desenvolver seus lutadores. Eu devo esclarecer que cada treinador sabe uma variedade imensa de exercícios na manopla e só porque eles são famosos por um estilo não quer dizer que eles não saibam ou não façam outros exercícios na manopla.

 

1. Exercícios de força

*** Difícil achar um vídeo desse já que todo mundo trabalha ofensa e defesa ao mesmo tempo. ***

Aqui vai sua rotina típica de manopla. Força máxima, velocidade máxima, intensidade máxima. RAH-RAH-RAH!!! POW-POW-POW!! Nada além de socos fortes sem parar. Pode parecer impressionante mas não faz muito pelos lutadores em termos de desenvolver habilidades. No melhor, é um exercício emocionante. Treinar na definitivamente pode ser melhor que isso.

 

2. Exercícios de ofensa e defesa

Alguns socos e algumas esquivas. Muitos movimentos ofensivos e defensivos acontecendo. Esse é um dos meus exercícios favoritos para desenvolver lutadores. Você deve ser cuidadoso para que os movimentos defensivos são testados aleatoriamente e não coreografados.

 

3. Exercícios de ritmo

Aqui está uma rotina típica do estilo-deslize de Mayweather na manopla. Não foi inventado pela família do Mayweather mas certamente parece impressionante para algumas pessoas e um desperdício de tempo para outras. Para deixar claro, eu amo essa rotina. Os depreciadores que clamam isso é algo irrealístico com golpes leves usando técnicas ruins de soco e técnicas ruins de esquivas estão totalmente esquecendo o motivo desse exercício (DICA: não é sobre força). Também tem uma boa chance de eles nunca terem boxeado antes e não ideia do que estão falando.

O motivo do exercício é construir coordenação rápida e reflexos de luta. Não é muito sobre ter técnicas perfeitos ou defesa perfeito mas sim de acostumar o lutador a tomar decisões em meio-segundo. claro… As combinações e movimentos defensivos podem ser um pouco coreografado antes mas a sequencia usada e trocada e o lutador tem de ajudar constantemente, trocando alvos e contras. Enquanto o exercício não é necessariamente efetivo para desenvolver força ou técnica do soco, é incrivelmente efetivo para desenvolver reflexos de luta e movimentos fluídos de luta (ritmo0. Com ritmo, vem melhor timing, que permite que você cause mais dano usando a energia do seu oponente invés da sua.

 

4. Exercícios de defesa pura

(Pule o vídeo para 2:04 para ver o exercício específico que eu estou falando,) Aqui é um exemplo de exercício de defesa pura para ajudar você a se acostumar a desviar de socos. Bom como aquecimento ou desaquecimento o quando você precisa praticar um pouco sua defesa. Claro, eu diria que defesa pura é mais fácil que defender enquanto bate. No entanto ainda é bum exercício. Eu também estava procurando cenas das lutas de mais esquiva. Eu diria que a esquiva do Tyson nesse vídeo é um pouco robótica e atlética enquanto outros outros caras vão ter um movimento mais leve e criativo. Apenas se eu conseguisse achar cenas do treino de defesa do Pernell Whitaker!

 

5. Exercícios de precisão

*** Ainda estou procurando por um bom exemplo em vídeo para esse.

Outro exemplo de como exercícios criativos divertidos você pode fazer na manopla. Aqui, eles praticam precisão aleatório enquanto o segurador não diz para o lutador onde ou quando bater.

 

6. Exercícios situacionais

A manopla é uma boa forma de introduzir novos ângulos de luta e expandir suas capacidades ofensivas e defensivas. Aqui o treinador está imitando diferentes situações em uma luta assim como curta distância ou diferentes ângulos que possam ocorrer frequentemente em uma luta. Ou você também pode fazer com que o lutador faça oque eu chamo de “exercício de estilo” onde o treinador vai imitar o estilo de um oponente. Ele pode imitar um canhoto ou ele pode imitar qualquer outra base ou estilo. Talvez um mais agressivo, ou mais evasivo. As possibilidades são infinitas e com um pouco de ingenuidade você pode se preparar para qualquer estilo de oponente que você queira usando manopla de foco. É claro, não é tão bom quanto lutar com algo real.

 

7. Exercícios alternativos

Exercícios de manopla mais criativos para testar uma grande variedade de habilidades. Nesse caso, eu compartilhei alguns exemplos que não estão usando manopla. Mas o principio é o mesmo de bater em um alvo em movimento e usar suas habilidades evasivas. Nesse caso, o exercício é muito menos poderoso e mais focado na agilidade defensiva e precisão.

Acima você pode ver o exemplo de um cara batendo em um macarrão invés de na manopla. Ou também o treinador de boxe Australiano usando manoplas de taekwondo no lugar de manoplas de foco. Aqui tem outro vídeo dele imitando a rotina de manopla do Mayweather usando manopla de chutes de TKD.

boxing ebook Advanced Boxing Techniques A Dieta de 30 Dias dos Lutadores
Aprendeu alguma coisa? Compartilhe!



0 Comentários

Deixe um Comentário

Compartilhe sua opinião com outros boxeadores. Por favor, seja respeitoso.
Emails nunca serão publicados ou compartilhados.
Quer seu próprio avatar nos comentários? Faça um Gravatar!

Post anterior:

Post seguinte:

Copyright © 2008-2013 Como Boxear | ExpertBoxing. All rights reserved