Como Golpear Mais Forte

24 junho, 2008 24 junho, 2008 por Johnny N Técnicas de Golpes, Técnicas do Boxe 19 Comentários

Como Golpear Mais Forte

Esse é o guia máximo de golpes para boxeadores, lutadores e para qualquer um que queira aprender como golpear corretamente e mais forte! Aprenda como lançar golpes nocauteadores agora!

Antes que possamos falar sobre força dos golpes, você deve entender algumas teorias básicas sobre como a força é gerada a partir do corpo. A seguir, você aprenderá como posicionar seu corpo para que toda sua força e peso sejam atribuídos ao seu golpe. Depois disso, você aprenderá a técnica correta dos golpes com todos os detalhes, para entender como lançar golpes mais duros. Por fim, irei dar algumas dicas finais de como maximizar o dano causado ao seu oponente.

 

Teorias básicas que você deve entender para golpear mais forte:

  1. Velocidade não é Força – Força é aceleração. Força não é só velocidade, você deve ter uma força (ou peso) por trás da velocidade. Um golpe rápido não atingirá com força a menos que você coloque o peso do seu corpo por trás dele.
  2. Movimente Seu Corpo – É como a famosa teoria do soco de uma polegada de Bruce Lee: movimentar seu corpo todo por um centímetro causa muito mais impacto do que movimentar somente seu braço por meio metro. Você deve movimentar seu corpo todo para ter a força (peso) máxima por trás do seu golpe. O truque é não focar em movimentar seu corpo por uma grande distância, mas sim focar em movimentá-lo totalmente em um movimento.
  3. Use Suas Pernas – Os maiores músculos no seu corpo podem gerar a maior força. Pessoas que golpeiam somente com os braços nunca irão golpear com a força real delas.
  4. Mantenha-se Dentro do Seu Alcance – Seu golpe mais forte não é aquele que atinge quando seus braços estão totalmente esticados. Seu golpe mais forte é aquele que atinge quando seus braços estão QUASE totalmente esticados. Não se estique!
  5. Use Angulos – Golpear de angulos diferentes dará mais força aos seus golpes, mais oportunidades para golpear e mais dano ao seu oponente.

 

Fluxo De Energia

  • PÉS
    • Devem estar posicionados com uma distância um pouco maior do que a largura de seus ombros.
    • Seu pé de trás deve estar inicialmente com o calcanhar elevado.
    • Quando golpear, o pé irá girar (pivô) na direção do soco.
    • Quando lançar golpes múltiplos, seu pé irá girar (pivô) para trás e para frente empurrando em direções diferentes conforme você lança golpes diferentes.
    • Quando lançar um golpe com a mão direita, o calcanhar direito deve estar totalmente elevado enquanto o pé esquerdo deve estar totalmente apoiado no chão; o contrário é verdadeiro quando você lançar um golpe com a mão esquerda.
    • Seus pés nunca saem totalmente do chão quando você lança golpes fortes. (Essa regra pode ser quebrada DEPOIS quando você aprender a usar golpes com pivôs.)
  • PERNAS
    • Joelhos sempre levemente flexionados.
    • Ao golpear, você “derruba” o peso do seu corpo nas suas pernas, flexionando os joelhos um pouco mais.
  • QUADRIS
    • Gire os quadris. Gire-os na direção do seu oponente como se estivesse golpeando com os quadris.
  • TRONCO
    • Seu tronco deve girar tanto quanto possível ao executar os golpes a partir do seu ombro.
    • Um giro completo com o braço parcialmente esticado é mais forte do que um giro completo com todo braço esticado.
    • Não se lance para frente. Não tente golpear mais longe, gire ao invés disso!
  • OMBROS
    • Seus ombros devem ficar relaxados durante o golpe para conservar energia e aumentar a velocidade e força.
    • Tente elevar seus ombros durante o golpe. Isso torna o golpe mais forte já que envolve a musculatura dos ombros.
  • BRAÇOS
    • Seus braços devem estar relaxados.
    • Conforme o golpe é lançado, seu braço viaja na direção do oponente, esticando apenas o suficiente para atingí-lo.
    • Não prolongue muito seus golpes, ou você será facilmente contragolpeado.
    • Não recue o punho momentos antes de golpear. Isso é chamado “telegrafar” e lutadores experientes poderão prever seu golpe, minimizando o impacto.
  • MÃOS
    • Suas mãos devem estar relaxadas quando você não está golpeando. Você pode fechar levemente seu punho, mas não com força.
    • Quando você golpeia, o punho deve se transformar em um tijolo conforme você atinge seu oponente.
    • Sua luva começa e termina próximo ao seu rosto.
    • Você gira seu punho (na horizontal) para golpes diretos, mas seu punho pode permanecer na vertical quando você lança cruzados no corpo ou quando lança cruzados com pivô.
  • CABEÇA
    • Expire firmemente em todo golpe.
    • Seus olhos devem estar 100% alertas. Sempre olhe no alvo onde está golpeando.
    • Seu queixo deve estar para baixo levemente, para que esteja protegido pelos seus ombros durante o golpe.

Tudo que acabei de descrever é chamado fluxo de energia. Você deve sentir a energia caminhando por todo seu corpo, dos seus pés até seu punho. Se uma parte do corpo está com preguiça ou não está envolvida no processo, você deve treinar ainda mais para fazer essa parte do seu corpo participar ativamente dos golpes.

 

Mirando

  • Decore a distância de todos os seus golpes. Faça novamente com um pequeno passo frontal. Tente manter seus golpes DENTRO dessa área.
  • Golpear muito longe ou muito perto diminui a potência dos seus golpes.
  • Jab
    • Dar um pequeno passo para frente rapidamente aumentará muito a força desse golpe.
    • Estique seu braço totalmente na direção do oponente e levante um pouco o ombro ao mesmo tempo para realmente causar impacto com o jab.
    • Não curve seu corpo para frente quando jabear. Guarde esse movimento para o direto de direita.
  • Direto de Direita
    • Gire o corpo, gire o corpo, gire o corpo.
    • A MELHOR mira para esse golpe não estará na sua frente. Lhe direi qual a melhor mira: lance seu jab como se estivesse golpeando um oponente. Estique todo braço esquerdo e segure. Agora imagine seu oponente se esquivando do seu jab para o lado de FORA do golpe, como se o rosto dele estivesse a cerca de 15 centímetros para a esquerda do seu jab. Esse ponto é o ponto em que seu direto atinge com mais força. Não acredita? Tente no saco de pancadas. Posicione-se a um angulo de 45 graus em relação ao saco de pancadas, ao invés de diretamente à frente dele e golpeie. Sentiu a força? MUITO BOM!
  • Cruzado de Esquerda
    • Cotovelos ficam abaixados quando você lança cruzados no corpo e ficam altos quando você lança cruzados na cabeça.
    • Aprenda a controlar seu cruzado. Não deixe o golpe passar e ir além do seu oponente. Pratique para fazer seu cruzado parar na sua frente. Isso causa o “som de chicote” e também previne que seu corpo gire demais durante o cruzado.
    • Não se esqueça de girar os dois pés para que estejam apontando para o lado quando você lançar o cruzado.
    • Conforme lança o cruzado de esquerda, abaixe o calcanhar direito e levante o calcanhar esquerdo para colocar a força das pernas no golpe.
  • Cruzado de Direito
    • Quando você lançar um cruzado de direita, alterne o peso do seu corpo da perna de trás para a perna da frente e certifique-se de que você movimente sua cabeça na direção do golpe, além de manter o olhar no local onde o golpe vai acertar.
    • Também, não movimente sua cabeça para o lado quando lançar o cruzado de direita, ao invés disso movimente-a para frente na direção do alvo. (Isso aumenta a força do golpe, mas em alguns casos você terá que se movimentar rapidamente para não ser contragolpeado na cabeça).
  • Uppercut
    • Esqueça o que você viu no Street Fighter 2.
    • Um uppercut real é curto e rápido. O golpe não vai para cima direto. Na verdade ele vai para frente.
    • Imagine que esteja lançando um grande direto de direita. Agora comece um lentamente, mas ao invés de fazê-lo normal vire a palma da sua mão para cima. Agora faça esse golpe em direção ao alvo.
    • Um uppercut não é necessariamente lançado de baixo para cima, ele surge mais ou menos da sua cintura, então é um golpe diagonal. O que quero dizer é: esse golpe tem muita energia horizontal, e não é totalmente vertical.

 

Acertando Seu Oponente

É muito importante aprender como golpear com força. Você não pode apenas lançar um golpe forte sempre que quiser. Você deve saber quando lançá-lo. Você deve estar a uma distância adequada. Não somente para o primeiro golpe, mas também para os golpes que virão em sequência.

O melhor momento para acertar seu oponente:

  • Quando ele estiver golpeando – ser contragolpeado machuca mais do que qualquer coisa.
  • Quando ele não estiver esperando – você pode conseguir isso passando pela defesa dele ou simplesmente lançando golpes em um ritmo não definido. Boxeadores muito rápidos podem fazer isso lançando um direto muito rápido ou mesmo um cruzado.
  • De um angulo – acertar seu oponente de um angulo pode machucá-lo mais, atordoá-lo e até mesmo deixá-lo exposto a outro golpe duro.

 

Erros Comuns

  • Levantar Seu Pé – se você levantar seu pé, você tira todo peso do seu corpo do seu golpe.
  • Avançar Muito – avançar muito durante a execução do golpe não funciona. Pior do que isso, você acabará perdendo equilíbrio e será contragolpeado. Colocar muita força em um golpe limitará você a um golpe somente, enquanto manter o equilíbrio irá te permitir lançar vários golpes.
  • Esquecer O Jab – se você não usar o jab, você nunca terá oportunidade de lançar os outros golpes. Use o jab! É rápido e forte, e pode abrir espaços para os golpes mais fortes ou distrair seu oponente momentaneamente.
  • Golpear Muito Rápido – às vezes você pode ficar muito elétrico durante uma luta e pode começar a lançar “golpes com o braço”, quando na verdade é apenas seu braço voando para um lado e para o outro com velocidade. Claro que você tem muita energia e ainda se parece com um golpe, mas conforme o tempo passa seus braços cansam e você perde suas forças.
  • Telegrafar – não hesite com seus punhos antes de você lançar um golpe. Muitos boxeadores tentam manter esse ritmo no ringue e por isso os golpes se tornam previsíveis. Aprenda a ficar na frente do saco de pancadas imóvel a golpear rapidamente quando alguém disser “vai”. Não pule demais de um lado para o outro mostrando seu ritmo para seu oponente.
  • Fique Longe Dos Pesos – tentar fazer supino para aumentar a potência dos golpes é como fazer musculação nas pernas para quebrar um recorde de corrida. Ainda que exista muitos artigos conflitantes que debatam sobre a importância do treinamento resistido em benefício dos golpes com as mãos, a ciência é muito simples: quando você levanta pesos, seu corpo está se tornando mais forte para movimentos lentos (um soco é um movimento rápido). Além disso, treinamento resistido (musculação) fará você aparentemente mais forte, mas com um limite de movimento menor. Seu corpo estará ganhando músculos não naturais que se cansarão muito mais rápido do que sua musculatura normal. Se construir músculos tão fortes e eficientes fosse possível, um boxeador de peso meio médio poderia facilmente ser um grande peso pesado, certo?

 

Exercícios e Treinamentos Para Golpes Fortes

  • Golpeie Devagar – um dos melhores exercícios que indico para todos é fazê-los golpear lentamente. Digo para golpearem com toda força, mas para fazê-lo lentamente. Com metade da velocidade. O que impressiona todo mundo é que todos que ensinei percebem que eles golpeiam mais forte quando golpeiam lentamente, do que quando golpeiam com velocidade. O motivo para isso é que o corpo de ninguém se move mais rápido do que os braços. O braço normalmente termina o golpe antes mesmo do corpo começar a girar. Ao golpear devagar, eles permitem que todo corpo participe do golpe e assim a força do golpe aumenta. O exercício é ficar frente a frente (pés lado a lado) com o saco de pancadas ou com alguém com luvas de foco e lançar alternadamente cruzados de direita e cruzados de esquerda. Entre cada golpe, o boxeador irá POSAR por 2 segundos como se estivesse parando para uma foto antes de começar o próximo golpe. Tente! Há muitos exercícios que um boxeador pode fazer para aumentar a velocidade do corpo, mas o objetivo desse é GOLPEAR DEVAGAR!
  • Natação – natação é um GRANDE exercício para aumentar a força do corpo todo. Não há muitos outros exercícios que podem dar resistência e força no corpo todo como a natação.
  • Treinamento isometrico – fique de frente para uma parede e coloque seu punho nela. Agora empurre seu punho na parede como se estivesse empurrando com um golpe. Repita por 10 segundos e então faça com o outro lado. 15 repetições de 3 séries por braço deve ser o bastante. Isso treina seu corpo para guardar energia. Está treinando o corpo para se tornar um elástico poderoso e quando o elástico se soltar – BAM!

Para aprender como golpear mais forte, você deve estar disposto a esquecer tudo que sabe e tentar coiisas novas. Como muitas outras coisas, boxe é uma arte e sempre há espaço para melhorar. Boxeadores que pensam que sabem tudo nunca conseguirão aumentar a força dos seus golpes. Manter uma mente aberta e prestar atenção a novas técnicas e estratégias é a melhor forma de aprender. Respeite as técnicas de golpes diferentes das suas e veja como pode incluir essas técnicas no seu estilo.

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19 Comentários

Alexandre Coelho junho 12, 2013 às 1:12 pm

Realmente sensacional, não imaginava que a coisa fosse tão complexa e tecnica assim, estou maravilhado agora vejo que ainda não sei nada de boxe, tenho muito que aprender ainda.

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Everton Henrique agosto 8, 2013 às 11:58 am

É como dizem Alexandre: é a nobre arte. =)
Obrigado pela visita e volte sempre para conversarmos sobre boxe. Abraços!

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Andrey agosto 12, 2013 às 6:29 am

Muito bom, realmente, você expllicitou de forma magnanima todos os príncipios.
Parabéns, ótimo professor.

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Everton Henrique agosto 12, 2013 às 7:21 pm

Obrigado Andrey. A intenção é sempre compartilhar conhecimento, mesmo que algumas técnicas possam ser diferentes. Assim passamos a conhecer melhor o esporte e a arte que amamos.

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willian novembro 19, 2013 às 10:41 am

treinei 1 ano e descobri que nao sei dar 1 jab . mt bomm boxe é muito melhor e mAIS COMPLEXO do que se imagina …

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gustavo março 14, 2014 às 9:59 am

excelente…o difícil é acertar a sequência de instruções acima… provavelmente os boxeadores com as mão mais pesadas são os que dominam a técnica…e existe uma diferença entre saber fazer e saber o que fazer (mas não conseguir)…e haja treino…

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lopes março 17, 2014 às 5:31 am

Incrivel!! Sou lutador de muay thai, mas o boxe é minha paixão, sempre achei a nobre arte fantástica e complexa, mas nunca imaginei que existia uma profundidade tão grande em tudo,me ajudou muito, obrigado!!!

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Diego Teixeira maio 10, 2014 às 7:59 am

Ahhh, como eu amo esse esporte, simplesmente a nomenclatura nobre arte faz todo o sentido lendo esse post meticuloso sobre a melhor de todas as artes marciais ^_^.

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Miguel Rodrigues junho 7, 2014 às 9:48 am

Em cada ponto do mundo,onde um pugilista fôr vai deparar-se com estilos e opiniões diferentes-cada cabeça sua sentença…de treinador para treinador,de ginásio para ginásio tudo muda…Para além daquilo que nos ensinam,há depois a nossa forma de receber esses ensinamentos e adaptá-los à nossa realidade…Quando falo em realidade,falo no nosso peso,a nossa altura,comprimento de braços,se trabalhamos mais em velocidade ou em força…Se gostamos mais de entrar na meia distancia ou se desgastamos mais o adversario a pesar-lhe nos ombros e a interromper constantemente para “respirar”….Sim,porque um outro factor é o da idade. O lutador de 20 anos é a imagem do gladiador que quer “fazer bonito e mostrar testosterona”,ao passo que o de 50 já se cuida,não se expõe tanto e espera pelo timing certo….Enfim,haveria tanto para dizer e tanto para comentar,mas o importante como os americanos dizem “make a clean fight” e viver-mos as nossas vidas em função desse lema.

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Cesar Novais junho 8, 2014 às 8:11 am

Para quem faz outras lutas além do boxe não se esqueça oq ele diz no ensinamento todo e qualquer golpe a energia caminha pelo corpo todo isso e muito importante!!!

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Juliana junho 17, 2014 às 11:07 am

Olá! Pratico Boxe a seis meses mas sempre realizei outras atividades físicas, me apaixonei é simplesmente maravilhoso. meu treinador me fala q golpeio bem mas sinto falta de exercícios de defesa, poderia me dar algumas dicas?

Obrigado

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Marcio julho 31, 2014 às 7:47 am

Sensacional o Artigo. Meu treinador sempre pede volume quando estou no saco de pancadas. Boas referências, vou usá-las!

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julio dezembro 25, 2014 às 9:13 am

Fantástico, sou praticante de muay thai e MMA, adorei as dicas.

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Jailson outubro 23, 2015 às 3:33 pm

Que merda hein

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Cláudio sousa março 24, 2015 às 9:41 pm

Gostaria de saber onde posso encontra uma academia de boxe boa no litoral paulista.

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Romulo Prado outubro 4, 2015 às 3:38 pm

Caro amigo ,

Fui lutador de Santa Rosa ,no Ri ode Janeiro, há muito tempo….O que li ,me lembrou muito o velho Rosa e seus treinamentos ” arcaicos”…quase chorei de saudades…hoje, velho,ainda tento pôr em prática aquilo que o pulmão permite..
Vida longa á nobre arte!
Muito obrigado.

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Douglas maio 11, 2016 às 11:36 am

Olá pratico boxe desde 1982,sou um boxer estilista gostaria de ser um boxer de pegada tem dica/obrigado.

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Lara Luiz novembro 20, 2016 às 5:52 pm

Saudações, sou Lara Luiz do brasil mas eu me baseio na califonia (EUA) Estou feliz hoje porque eu tenho o que
eu sempre quis. Encontrei DR.Zubia que mudou minha forma para o que é hoje. Eu quero
Dizer um muito grande obrigado a ele, eu também quero que você saiba que ele pode fazer o mesmo por você. E eu tenho
Vir a saber depois de tomar suas ervas que são naturais, sem efeitos colaterais, ele é o melhor
Herbalist I já em minha vida. Quando vi pela primeira vez eu nunca acreditei que era real até
Eu começo ver as mudanças em meu corpo Eu estou dizendo um muito grande obrigado a ele onde quer que esteja. Você pode
Entre em contato com ele zubiazabiadum@yahoo.com Eu sei que ele também amplia nádegas e seios

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Walison novembro 25, 2016 às 4:00 pm

Como era feita a flexão de mike tyson ?

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