5 Erros Comuns ao Golpear

19 novembro, 2014 19 novembro, 2014 por Johnny N Técnicas de Golpes, Técnicas do Boxe Sem comentários

5 Erros Comuns ao Golpear

5 erros fatais nos golpes que podem fazer com que você seja nocauteado.

Como um iniciante, pode ser difícil lembrar de uma lista de 50 possíveis erros a cada segundo de uma luta. Técnica, estratégia, respiração… OH, E NÃO SE ESQUEÇA DE RELAXAR! Tudo isto é impossível de ser feito quando você está preocupado em não ser espancado.

No momento, eu vou focar em alguns dos mais críticos erros que podem te deixar vulnerável. Contanto que você seja cuidadoso de não cometer esses erros no ringue, você provavelmente estará bem (assumindo que você está lutando com alguém com habilidade compatível).

Aprenda como consertar esses erros (em você) ou tirar vantagem deles (nos outros):

 

 

1. Queixo Exposto Durante o Jab

Muitos lutadores irão de alguma forma expor seus queixos quando lançarem um jab. Alguns fazem isso levantando o queixo durante o jab. Alguns fazem isso inclinando para frente e empurrando a cabeça junto ao jab. Alguns lutadores nem mesmo mantém a outra luva cobrindo seus rostos quando lançam um jab (provavelmente porque a outra luva está se preparando para golpear). Há também os caras que viram a cabeça para o lado ao lançar um jab. Um cenário comum durante uma luta entre canhotos e destros.

CONTRA-ATAQUE FÁCIL – Lance um contra-ataque com jab ou direto. Se ele está se inclinando para dentro, tente um uppercut de esquerda para levantar sua cabeça e então nocauteie com um cruzado ou um direto.

AUTO DIAGNÓSTICO – Como verificar se você tem esse problema: coloque um treinador para lançar um cruzado toda vez que você lançar um jab. Você deve estar perto o bastante para acertar seu jab, mas longe o bastante para que ele não consiga acertar o cruzado de esquerda.

 

2. Abaixar a mão direita durante o cruzado de esquerda

Este é um dos piores erros e um dos mais comuns. Mesmo para profissionais. Eu também cometo esse erro as vezes. Quase todos os boxeadores em algum ponto de sua carreira irão abaixar sua mão direita quando lançar um cruzado de esquerda. A maioria irá cobrir o queixo mas dificilmente a testa (isso não é muito confortável). Outros abaixam completamente a mão direita para o peito quando lançam um cruzado de esquerda.

CONTRA-ATAQUE FÁCIL – A maneira mais fácil de ganhar vantagem sobre esse erro é lançar um cruzado de esquerda. Este erro é a principal razão pela qual muitos treinadores dizem que o melhor contra-ataque para um cruzado de esquerda é o cruzado de esquerda. Não é necessário enfeitar esquivando por baixo, apenas lance seu cruzado de esquerda e certifique-se que sua mão direita está mais firme que a dele. A troca de cruzados de esquerda foi responsável por muitos nocautes na história do boxe.

AUTO DIAGNÓSTICO – Lance golpes em um saco, e durante o sparring. Peça a um amigo que assista você durante um sparring para ver se você comete esse erro!

 

3. Sinalizando o direto

Muitos lutadores tem o hábito terrível de mover sua mão direita para uma determinada posição antes de lançar um direto. Alguns sinalizam abaixando a mão direita, outros vão puxar a mão para trás antes de golpear.

CONTRA-ATAQUE FÁCIL – Se você tem boa precisão, você pode acertá-lo com um jab. Golpeá-lo com um jab certeiro no rosto irá parar o direto antes que ele seja lançado. O perigo de contra atacar com um jab é que ele pode talvez lançar um overhand e você acabaria trocando um jab por um direto – não é uma boa troca.

A melhor maneira de contra atacar um direto sinalizado, é com um cruzado de esquerda. Você pode lançar um cruzado curto por dentro. Lance antecipadamente e sincronize para que acerte ele bem na hora em que ele tirar a mão direita do rosto para carregar o direto. Você também pode lançar um pouco mais tarde para acertar depois que o direto já tenha sido lançado; pensando bem, isto deveria ser um cruzado mais longo se for CONTORNAR a mão/braço direito. Se você fizer um pivô com seu cruzado ao mesmo tempo, você acertará seu cruzado enquanto sua cabeça se esquiva para fora do direto dele. Mesmo que sua cabeça esteja protegida pela luva ou pelo ombro, seu cruzado de esquerda ainda pode desequilibrá-lo.

AUTO DIAGNÓSTICO – Grave um vídeo seu golpeando um saco ou fazendo sparring. Você pode se surpreender em ver o quanto sua mão sai da posição. Este erro pode ter uma aparência chocante durante um sparring.

 

4. Corpo Exposto

Este é um fato comum e inevitável ao golpear. O corpo do seu oponente ficará exposto se seu braço estiver estendido durante um golpe. Ele pode esconder seu queixo atrás do ombro ou inclinar a cabeça para fora do alcance mas seu corpo sempre estará aberto se você conseguir alcançá-lo.

CONTRA-ATAQUE FÁCIL – O único modo de alcançar o corpo do seu oponente enquanto ele golpeia é utilizando a esquiva. Deixe sua esquiva protegê-lo do golpe, enquanto suas mãos contra-atacam por baixo. Esquive do jab e lance um jab embaixo. Ou esquive para fora da mão direita e lance um cruzado de esquerda (ou um direto) no corpo. A grande dica é CONTRA ATACAR ENQUANTO ESQUIVA. Contra-atacando simultaneamente com a esquiva, você pode atacá-lo justamente quando ele está sem defesa. Se você defende antes de contra-atacar, você pode perder a oportunidade.

AUTO DIAGNÓSTICO – Não é exatamente um erro, mas você pode ficar mais atento com as aberturas no seu corpo enquanto golpeia. Quando você trabalhar com as luvas de foco, peça ao seu treinador para contra-atacar seu jab com um direto no corpo, ou contra-atacar seu direto com um cruzado de esquerda no corpo. Isto irá forçar seus cotovelos a se abaixarem mais rápido depois de lançar golpes.

 

5. Equilíbrio Comprometido

Este é outro erro comum cometido por cerca de 90% de todos os boxeadores iniciantes nas academias. Eles levantam os quadris quando golpeiam. É como um “pulo” com os quadris. As duas razões pelas quais esse problema é comum provavelmente são 1) eles acreditam que é necessário dar alcance ao golpe e 2) eles acreditam que isso dá mais força ao golpe.

Provavelmente é a atitude errada de acreditar que explodir para cima durante um golpe adiciona mais força. O que é errado, mas vou deixar essa explicação para outro dia… vamos ver como ganhar vantagem em cima disso.

CONTRA-ATAQUE FÁCIL – Existem várias maneiras de obter vantagem sobre esse erro. Uma delas é se firmar ao chão e contra-atacar ao mesmo tempo. Mas logo após o contra-ataque, use a mesma mão para desequilibrá-lo com um empurrão. Por exemplo, se seu oponente está levantando os quadris durante o jab: você lança um jab empurrado, usando sua luva para empurrá-lo para trás. Mesmo que ele bloqueie, ele ainda perderá o equilíbrio… e ficará vulnerável para seu próximo golpe. Lembre-se de manter SEUS quadris para baixo.

Outra coisa que você pode fazer é esquivar ou sair completamente do caminho e vê-lo cair sobre o golpe. Faça-o errar o primeiro golpe e então entre imediatamente com um combo de contra-ataque. Mesmo que ele acerte os próximos golpes, ele estará muito desequilibrado para causar algum dano sério. É faço vencer trocações quando seu corpo está firme e o dele não.

AUTO DIAGNÓSTICO – Como saber se você tem essa vulnerabilidade. Lance um jab e pare… fique parado na posição que você atingiu o alvo. Fale para seu treinador lançar um cruzado de esquerda na sua mão direita (você está bloqueando). Se você cair, seus quadris provavelmente estão levantados (OUUUU, você tem uma postura ruim). Agora lance um direto, e fique parado enquanto seu treinador testa sua postura com um cruzado de esquerda. De novo, se você cair então tem um problema de postura. Por último, lance um jab no corpo enquanto flexiona um pouco os joelhos e se abaixa. Fale para seu treinador lançar um cruzado na sua luva direita. Este pegou cerca de 95% dos boxeadores novatos que testei. (O truque, a propósito… é relaxar seus quadris e “abaixar” seu peso enquanto você golpeia. É a única forma de ficar firme durante um golpe.) É mais sobre RELAXAR seus quadris do que ABAIXAR seus quadris, o que são coisas totalmente diferentes.

 

O que torna algo um “ERRO”?

Eu não acho que fazer algo de forma diferente é um erro (“técnica ruim”). Ou que tudo deve ser feito sempre da mesma forma. Seria impossível se adaptar a situações diferentes se você lançasse sempre o mesmo golpe, da mesma maneira. Na verdade, estas técnicas “perfeitas” podem torná-lo previsível e fazer com que um oponente esperto se aproveite disso.

Um erro é algo que você não percebe.

Eu gosto de definir “erro” como algo que você não está fazendo intencionalmente. Por exemplo, se eu me exponho em alguma parte sem perceber, isto seria um erro. E um que poderia ser explorado por um oponente com a mesma experiência. Mas suponhamos que eu exponha alguma parte do meu corpo INTENCIONALMENTE, então isto se torna uma isca, e então eu tenho uma armadilha para meu oponente que, quando ele morder a isca, eu terei um contra-ataque preparado.

No passado você deve ter se perguntado porque parece que alguns profissionais comente tantos “erros”. A verdade é… eles podem não estar cometendo nenhum.

Os “erros” que os profissionais comentem
podem ser riscos estratégicos.

boxing ebook Advanced Boxing Techniques A Dieta de 30 Dias dos Lutadores
Aprendeu alguma coisa? Compartilhe!



0 Comentários

Deixe um Comentário

Compartilhe sua opinião com outros boxeadores. Por favor, seja respeitoso.
Emails nunca serão publicados ou compartilhados.
Quer seu próprio avatar nos comentários? Faça um Gravatar!

Post anterior:

Post seguinte:

Copyright © 2008-2013 Como Boxear | ExpertBoxing. All rights reserved