Melhor Combinação do Boxe – JAB-JAB-DIRETO

17 setembro, 2012 17 setembro, 2012 por Johnny N Combinações de Golpes, Estratégia do Boxe 7 Comentários

melhor combinação do boxe, o jab-jab-direto

Se há uma combinação do boxe que pode ser considerada a melhor, é essa. É muito simples e ao mesmo tempo muito eficiente quando você aprende todas as variações do clássico “jab-jab-direto”. Muitos treinadores me disseram que o arroz com feijão do boxe é 1-1-2, sendo mais eficiente do que qualquer outra combinação, mas nunca entendi o motivo. Lançar jabs duplos nas lutas só fazia com que eu recebesse mais contragolpes de direita e então passei a evitá-los.

Muitos anos depois, percebi o que meus treinadores REALMENTE queriam dizer.
É assim que você deve lançar uma combinação jab-jab-direto…

 

A combinação mais versátil do boxe é a 1-1-2!

A combinação com jab duplo e direto é a combinação mais versátil que já existiu. Muito poderosa e rápida, permitindo que você a use constantemente sem ser contragolpeado. Quando comecei no boxe, todos meus treinadores me disseram que ESSA era a combinação que eu deveria dominar. Todos disseram que o 1-1-2 poderia superar qualquer oponente. Não o 1-2 (jab-direto), não o 1-2-1-2 (jab-direto-jab-direto), ou o 1-2-3 (jab-direto-cruzado) — Todos garantiram que o 1-1-2 era a combinação suprema.

Sendo um iniciante, não fui sábio o suficiente para entender essa dica. Lançar jabs duplos não era apenas cansativo para minha mão da frente (um problema comum para iniciantes), como também me fazia ser contragolpeado. Eu tentei escutar meus treinadores, mas não funcionou. Jabs duplos e fracos não faziam meus oponentes respeitar meu boxe. Todos passavam pelos meus jabs ou esquivavam deles facilmente e me contragolpeavam. Assim eu sempre ficava ansioso para usar minha mão forte o mais rápido possível.

Mas um dia lutei contra um profissional… E OHHHHHH, então é ASSIM QUE SE FAZ! Esse cara me assustou totalmente com o 1-1-2 dele. Os jabs duplos dele tiravam o equilíbrio da minha base, tocando minha guarda e me incomodando o tempo todo. E bem quando eu me distraía por MEIO SEGUNDO, era castigado com um direto forte. Em apenas 9 minutos, aprendi o segredo do 1-1-2 que meus treinadores tentaram me ensinar o tempo todo!

O segredo do JAB-JAB-DIRETO, é a variação dos jabs!

Assista meu vídeo para entender como lanço combinações diferentes de jab-jab-direto.

 

Mudança de Ritmo (velocidade vs força)

FORTE-FORTE-FORTE

Essa é provavelmente a forma mais natural que qualquer boxeador aprende a lançar uma combinação de golpes. Um iniciante típico não sabe como fazer uma combinação ser mais eficiente sem tentar aumentar a força. Bom, isso funciona. Um 1-1-2 forte com certeza chamará atenção de todos. É bom treinar para ter certeza de que você tem aquela força e aquela vontade nos seus golpes.

O problema com esse ritmo FORTE-FORTE-FORTE é que ele se torna muito lento e previsível. Em lutas de alto nível, você precisará misturar golpes rápidos para criar espaços para os golpes fortes. Quando você estiver cansado de lançar a mesma combinação JAB-JAB-DIRETO de sempre, poderemos avançar para as variações mais interessantes.

 

rápido-rápido-FORTE

Isso é lindo. Persiga seu oponente por todo o ringue com jabs fracos e rápidos e então destrua ele com um direto poderoso. É muito fácil fazer; você pode lançar jabs infinitos enquanto espera o momento certo para seu direto. E já que você está lançando um monte de jabs fracos e rápidos, você nem precisa mirar e pode acertar em qualquer lugar — cabeça, cotovelos, luvas, ombros, etc. Naturalmente você deve acertar em todos os lugares para distraí-lo enquanto você prepara o direto.

O problema de lançar jabs dessa forma é que ele poderá contragolpear com golpes fortes. Quando ele perceber seus truques, ele irá passar por seus jabs e irá bater forte. Enquanto você lança 2 jabs fracos, ele pode lançar 1 jab forte para interromper você e então um direto forte para machucar. Aí você precisará misturar e alternar força e velocidade para ser ainda mais imprevisível!

 

FORTE-rápido-FORTE

Esse ritmo é excelente para pegar seu oponente desprevinido. Lance um jab FORTE, seguido de um jab rápido, e finalize com um grande direto de direita. Uma forma mais simples de visualizar isso seria lançar um JAB – um DOIS! Então seria como um jab para distrair o oponente, e depois imediatamente uma combinação 1-2. Um segundo jab rápido é usado para que seu direto possa ter mais velocidade. Esse segundo jab rápido também tem o benefício estratégico de atingir o oponente antes do esperado impedindo assim um possível contragolpe.

Você pode fazer o segundo jab mais rápido ao não recuar sua mão totalmente na guarda depois do primeiro jab. Puxe de volta somente alguns centímetros depois do primeiro jab e lance outro rapidamente. Uma outra forma de visualizar isso é pensar como JAB-toque-DIRETO!

 

rápido-FORTE-FORTE

Esse é um ritmo muito bom e abrirá muitas possibilidades estratégicas para você. POR FAVOR APRENDA ISSO — é para ganhar lutas! Dessa vez você começa com um jab rápido, e finaliza com um 1-2 muito forte. O primeiro jab irá apenas distrair, o segundo jab irá penetrar a guarda do oponente e o direto será o finalizador.

Depois, você usará o primeiro jab rápido para atingir um lugar aleatório, obrigando seu oponente a fechar a guarda e o fazendo expor uma área para que você o atinja com o 1-2.

 

finta-FORTE-FORTE

Quando você dominar o ritmo rápido-FORTE-FORTE, você irá desejar ser mais rápido com o primeiro jab. Quanto mais rápido o primeiro jab, mais rápido você poderá lançar a combinação 1-2 forte. Naturalmente, você perceberá que o primeiro jab nem mesmo precisa ser um jab verdadeiro — pode ser uma finta apenas. Assim, você pode usar o ritmo rápido-FORTE-FORTE, mas nesse caso também poderá usar uma finta no lugar do primeiro jab. Um jab rápido não causa muito dano, então por que não usar uma finta que é um movimento muito mais rápido e que irá te expor menos.

 

Mudar o Alvo

A forma mais fácil de tornar suas combinações mais eficientes é mirar em lugares diferentes. E há MUITOS mais lugares para mirar do que você imagina. Muitos boxeadores acreditam que só é possível golpear a cabeça e o corpo do oponente. Acreditem, há muito mais do que isso no boxe. Aprenda como mirar em diferentes lugares e a como tirar vantagem das reações do seu oponente aos seus movimentos. A única forma de aprender isso é efetivamente tentando mirar em alvos alternativos.

Primeiro objetivo de um golpe: causar dano.
Segundo objetivo de um golpe: causar uma reação.

 

Cabeça

Você está mirando (alto) na testa? Ou (baixo) no queixo? Direto no rosto (nariz) ou lateralmente (mandíbula)? E o lado da cabeça, próximo da orelha? Eventualmente seu oponente pode deixar o lado da cabeça ou a parte superior exposta. Outras vezes ele irá proteger muito a cabeça e deixará o corpo totalmente exposto.

 

Corpo

O corpo possui muitos ângulos de ataque, ESPECIALMENTE quando o oponente está golpeando. Você pode atacar várias áreas do corpo, frontal ou lateralmente. Estrategicamente, você pode mirar em diferentes partes do corpo do oponente para obrigá-lo a se defender nessas áreas e deixar a cabeça exposta.

 

Braços

Os braços são um lugar tático para atacar. Golpear ou empurrar os ombros do oponente pode desequilibrá-lo. Atingir as luvas do oponente pode distraí-lo ou fazer com que ele fique receoso com relação ao um contrgolpe, caso ele tente atacar.

 

Ar

Lançar golpes no ar pode às vezes fazer com que seu oponente caia nas suas fintas, pode desequilibrá-lo e/ou deixá-lo exposto. Particularmente gosto muito de lançar fintas no ar. Até mesmo um simples movimento de luva pode causar uma reação.

 

Alternar os Golpes

Alternar os golpes de direita é algo muito natural. Ao invés de um direto de direita, use um overhand de direita ou talvez um uppercut de direita, ou tente também um direto mais centralizado na guarda do oponente. É tudo uma questão de flexionar ou estender o cotovelo e deixar o golpe ter uma trajetória mais alta ou mais baixa. Às vezes mais longo, às vezes mais curto.

Agora alternar os jabs é algo UM POUCO mais difícil. Quando você aprender isso, sua combinação 1-1-2 mudará PARA SEMPRE! Fique atento a essa dica. Tudo que você precisa fazer é trocar um dos seus jabs por um cruzado de esquerda ou uppercut de esquerda.

 

Trocando o primeiro golpe por um cruzado ou uppercut

Agora sua combinação se torna um 3-1-2 ou 5-1-2. Você irá trocar o primeiro jab por um cruzado de esquerda ou uppercut de esquerda. Essa pequena mudança PODE DESTRUIR SEU OPONENTE! O motivo por ser tão mortal é porque o ângulo do cruzado ou do uppercut irá distrair seu oponente e facilitará muito sua combinação 1-2 que virá em seguida.

 

O segredo é lançar o cruzado de esquerda/uppercut como um jab

Precisa parecer um jab, mesma força, mesma atitude. Não gire o corpo, não tente fazer um cruzado completo. Faça ser um cruzado rápido como se estivesse apenas tocando seu oponente para fazer com que ele se defenda naquela área e então ataque ele de um ângulo frontal com o 1-2 muito forte. O mesmo se estiver usando o uppercut. Faça ele parecer um jab longo e reto, mas com a palma da mão para cima. Parece um jab comum, mas a rotação invertida fará seu oponente ter a sensação de um outro golpe. Quando lançar o 5-1-2, você pode usar esse jab invertido para tocar o queixo do oponente (uma surpresa rápida), então poderá penetrar a guarda dele com o jab comum, seguido de um direto forte.

 

Tudo que você precisa é sentir algo diferente e isso será o bastante para iludir seu oponente.

As combinações 3-1-2 e 5-1-2 são minhas combinações favoritas com finta. É como um simples toque e então 1-2! Um toque no cotovelo do oponente, então 1-2! Rápido, fácil, e muito difícil de defender já que os ângulos são inesperados. EXECUTE COMO 1-1-2. (E sim, você deve alternar entre os ritmos também; não somente os golpes. Mais rápido é melhor).

 

Trocando o segundo jab por um cruzado ou uppercut

Ok, agora você fará um 1-3-2 ou 1-5-2. Novamente, o cruzado ou o uppercut precisam ser lançados como um jab. Seu oponente irá sentir que são golpes com ângulos, mas VOCÊ terá que lançá-los como se estivesse fazendo um 1-1-2 padrão. As mesmas regras de antes se aplicam aqui. Não se preocupe com o giro do corpo para dar força ao cruzado/uppercut, simplesmente estique seu braço como se estivesse lançando um jab mas girando o punho para que o golpe tenha uma trajetória lateral (cruzado) ou trajetória vertical (uppercut).

Usar o cruzado/uppercut como segundo golpe irá rapidamente distrair as defesas do seu oponente porque ninguém gosta de ser atingido de um ângulo semelhante ao do uppercut ou cruzado. Lutadores são psicologicamente pré-condicionados ao longo dos anos para pensar que golpes vindos desses ângulos são extremamente fortes e que não são golpes suaves. Portanto, explorar essa condição psicológica do oponente com cruzados e uppercut rápidos irá definitivamente confundir seu oponente por tempo suficiente para que você encaixe seu direto.

 

Mudando o Ângulo

Agora a última coisa restante é a mudança de ângulo. Você pode fazer tudo que aprendeu antes (alterar o ritmo, mira, golpes) mas agora irá simultaneamente mudar o ângulo do seu corpo.

 

Ângulo Neutro

É o ângulo natural da sua posição de luta. Funciona muito bem e é um bom começo para iniciantes. Sugiro que pratique o 1-1-2 a partir do ângulo neutro antes de se aventurar nos outros ângulos! Lutadores que aprendem a mudar o ângulo muito cedo acabam perdendo um pouco do equilíbrio da base porque exageram na mudança.

 

Ângulo Frontal

Lance o 1-1-2 movendo-se para frente (ou circulando). Ou lance os primeiros dois jabs do ângulo neutro, e então movimente-se para frente com o direto. Pode ser uma leve inclinação para frente ou para o lado. Isso criará um novo ângulo para você atacar com o direto E/OU ajudará você a escapar de um contragolpe. Uma leve inclinação do corpo às vezes é tudo que você precisa para tirar vantagem da mudança de ângulo.

 

Ângulo Posterior

Lance os primeiros dois jabs enquanto recua, e então avance lançando o direto. Ou então lance os primeiros dois jabs enquanto avança, e então subtamente recue lançando um uppercut mais firme quando esquivar do contragolpe do oponente.

 

A “combinação pro”: o jab-jab-direto

O objetivo do primeiro golpe é
preparar os outros golpes.

Se você ainda não percebeu, o primeiro golpe da combinação 1-1-2 serve normalmente como distração. Quase ninguém é atingido pelo primeiro golpe. Então o objetivo é fazer esse primeiro golpe ser o mais enganador possível para criar espaços para o verdadeiro 1-2. Quanto mais habilidoso seu oponente for, mais você perceberá que a eficiência do seu primeiro jab está no fato dele ser falso, e NÃO no fato de ser forte. E quando você mistura diferentes ritmos, alvos, golpes, ângulos, E trabalho de pernas — É GAME OVER PARA SEU OPONENTE!

 

A combinação mais perigosa do boxe, o jab duplo – direto!

Quem diria que a simples combinação de 3 golpes seria tão mortal? Perceber o que eu poderia fazer com o simples jab-jab-direto foi provavelmente uma das maiores descobertas da minha vida. Isso não me fez simplesmente lutar melhor, mas também me ajudou a entender que eu estava compreendendo melhor o mundo das lutas profissionais. Frequentemente você vê um lutador ser atingido por uma combinação tão simples sem entender o motivo.

Agora você sabe: é porque o cara que está atacando misturou ritmos, golpes, e ângulos. Ele fez parecer um 1-1-2 comum, mas na verdade é algo mais. E às vezes É um 1-1-2, mas ele fez PARECER algo mais. QUE CONFUSO!

Você pode aplicar tudo que aprendeu aqui nas outras combinações, não apenas no 1-1-2!

Não são os golpes que você lança,
Mas sim COMO você os lança.

boxing ebook Advanced Boxing Techniques A Dieta de 30 Dias dos Lutadores
Aprendeu alguma coisa? Compartilhe!



7 Comentários

Diego fevereiro 14, 2014 às 1:09 am

Animal demais esse artigo, são sete da manhã mas deu vontade de ir treinar agora!!
Essa sequência meu professor passa e sempre soltei a Fraco forte forte e por sinal foi um dos meus melhores acertos no professor substito( e tb um dos únicos) próximo treino pretendo praticar mais! Essa sequência e outra que tava tentando melhorar, jab gancho de esquerda e direto/cruzado com a direita!

Resposta

marcelo março 14, 2014 às 11:18 am

Muito top e eficiente seu artigo!!!

Resposta

luiz fernando agosto 11, 2015 às 1:14 pm

excelente, faço boxe há setenta dias, ainda estou bastante cru, mas adorei as dicas.

Resposta

luiz fernando agosto 11, 2015 às 1:18 pm

Tenho dificuldade de me movimentar, jogo de pernas ainda fraco, vc tem alguma dica para me ajudar? serei eternamente grato, amigo!

Resposta

Fábio agosto 20, 2015 às 5:01 am

Luiz, talvez sua postura não esteja correta, dê uma olhada nos links abaixo que podem te ajudar:
Para postura correta
http://www.expertboxing.com.br/basico-do-boxe/a-postura-perfeita-para-o-boxe
http://www.expertboxing.com.br/basico-do-boxe/a-largura-da-postura-perfeita-do-boxe

Não sei se você é iniciante, mas se for aqui também tem ótimas dicas (para intermediários também)
http://www.expertboxing.com.br/basico-do-boxe/o-guia-do-boxe-para-iniciantes

Espero que ajude.

Resposta

Ricardo Lins janeiro 14, 2016 às 10:34 am

Obrigado pelo conteúdo didático. Muito bom e raro no Brasil.

Resposta

Dom Freddy Leutz fevereiro 21, 2017 às 3:23 pm

Boa noite amigo treino boxe a um pouco mais de 2 anos, e ainda tenho dificuldades com a respiração…
Poderia me ajudar dando algum conselho?
Desde ja obrigado…

Resposta

Deixe um Comentário

Compartilhe sua opinião com outros boxeadores. Por favor, seja respeitoso.
Emails nunca serão publicados ou compartilhados.
Quer seu próprio avatar nos comentários? Faça um Gravatar!

Post anterior:

Post seguinte:

Copyright © 2008-2013 Como Boxear | ExpertBoxing. All rights reserved