Estratégia Avançada de Boxe

12 setembro, 2014 12 setembro, 2014 por Johnny N Dicas de Luta, Estratégia do Boxe Sem comentários

Estratégia Avançada de Boxe

Um guia detalhado de como eu penso durante uma luta. É um guia estratégico avançado de boxe. Conceitos teóricos e coisas que todos os caras experientes já sabem. Então eu não vou lembrar de coisas como “Como criar ângulo” ou “como contra-golpear um jab”.

Essa é uma visão nua de como eu penso e como eu faço as coisas dentro do circulo quadrado.

 

 

Psicológico pré-luta

É alguém com quem eu já fiz sparring antes ?

Se sim, eu imediatamente me lembro do estilo de luta dele e faço ajustes à estratégia que eu usei contra ele anteriormente. Eu também posso me lembrar de com os outros lutadores lutaram contra ele no passado e quais métodos eles tiveram mais sucesso contra ele.

 

Se ele é alguém que eu nunca fiz sparring antes

Eu pergunto para ele o nome da academia dele e pergunto quem são os treinadores dele. Tem uma boa chance de ele lutar de uma forma similar aos outros lutadores da academia dele ou outros lutadores que treinam com o mesmo lutador que ele. Mesmo que ele não foi desenvolvido do mesmo jeito ou não pensa da mesma forma… Tem uma boa chance que ele esteja acostumado àquele ritmo de luta. Algumas academias fazem sparring mais pesado/rápido/louco que outros. Eu tomo nota disto.

Eu não me importo em olhar para ele pra descobrir o quão bom ele é. Depois de ter feito sparring o suficiente, você vai ver que alguns caras tem velocidade, alguns força, alguns esquiva, alguns esquisitices. e muitos tem uma combinação de alguns desses ou todas essas qualidades. você não pode julgar apenas pela aparência. Oque mais importa pra mim é que ele saiba que eu tenho velocidade e força porque eu quero que ele me respeite antes mesmo de eu pisar no ringue com ele. Felizmente pra mim, eu pareço assim.

Você nunca vai saber quão bom ele é
até pisar no ringue com ele.

 

 

1º round

Quem quer o centro do ringue ?

É engraçado porque logo após vocês tocarem as luvas, vocês dois estão tentando estabelecer quem vai fazer oque na luta. Não nos importamos com o alcance ou distância ou usar o jab ou qualquer coisa disso. Estamos ambos tentando descobrir quem vai ir e tentar dominar o centro do ringue. Quem é o agressor ? Quem é o corredor ? Quem vai ficar parado e quem vai se movimentar ?

Você não sabe até avançar.

É engraçado porque alguns caras vão começar a saltitar pelo ringue imediatamente para começar os movimentos das pernas. Outros vão correr para o centro e cavar os pés ali de uma forma que parece que eles vão ficar ali. E então você tem o cara que gosta de te chamar pro centro do ringue, entrando e saindo, te desafiando a ir e tentar toma-lo. Alguns caras são malandros… tomam o centro do ringue e então rapidamente recuam no momento em que você ir.

Eu pessoalmente gosto de ir e começar a batalha do jab o mais rápido possível. Eu não tenho nenhum problema em trocar socos fortes no começo da luta se for isso que ele quiser fazer. Eu estou fresco… estou preparado…

 

Os jabs de toque

Sentir o jab é um jogo difícil. Porque vocês dois estão ansiosos para tocar um ao outro mas também não querem ser pegos por algo grande. Mas novamente você não quer parecer uma marica jogando jabs de toque.

Então para estabelecer você mesmo… você começa a AMEAÇAR seu oponente com movimentos e não com socos.

 

Ameaçando o oponente

A coisa mais comum em que os lutadores gostam de ameaçar é com velocidade, força, contras, e confiança.

  • Os caras ameaçando com velocidade vão gostar de mostrar rapidamente algum jogo de perna extravagante e padrões de movimentação com a cabeça. Eles vão respirar com uma rajada certeira. E fazer movimentos rápidos e bruscos cada vez que você aparecer para desferir um jab. Caras rápidos gostam de igualar seu movimento por movimento. Cada ação que você fizer causa uma reação neles.
  • Os caras ameaçando com força vão mostrar que eles não são tímido em jogar um cruzado de direito ou um gancho de esquerda. E por acaso, eles vão parecerem ansiosos para lançarem seus golpes fortes, você frequentemente vai ver a mão direita dele no inicio do round. Eles vão te seguir cobiçando chegar mais e mais perto.
  • Os caras ameaçando com contras vão priorizar defender sem correr. Eles vão ficar parados á sua frente e ficar ali enquanto você bate. Eles vão bloquear ou esquivar mas eles vão ficar na sua frente. E não vai demorar até eles explodirem um contra-golpe em você.
  • Os caras ameaçando com confiança vão gostar de se moverem em sua volta já que estão confortáveis. Eles vão se movimentar sem pressa e lentamente trabalhar o caminho pelo ringue. Mesmo que você esteja pressionando eles, eles vão priorizar se mover lentamente e calmamente. Mesmo que você acerte um soco, eles vão agir como se nada tivesse acontecido. Eles não ficam excitados ou ansiosos, eles apenas continuam se mexendo e respirando.

Eu pessoalmente gosto de ameaçar com força. Eu já tenho velocidade então eu prefiro andar pelo ringue calmamente e então explodir no meu oponente com força. Eu não quero que eles tenham ideia da minha velocidade então eu não vou me sacudir demais e também não segui-lo de forma que pareça que eu estou procurando contra-golpear. Se algum motivo aparecer, eu uso a carta da confiança e ajo até como se estivesse desinteressado em me envolver exceto que eu continuo ameaçando minha mão direita e esquerda para ele saber que eu vou bater forte se aparecer a oportunidade.

 

Primeiro contato

O primeiro contato pode frequentemente contar a história da luta toda. Em apenas um soco acertado, você pode praticamente ter um precursor completo do que pode vir.

  • Uma esquiva limpa e sólida conecta onde a cabeça reage sozinha – A luta foi provavelmente um erro. Um cara está esquivando e contra-golpeando e o outro cara nem consegue ver isso. Vai ser uma noite longa para ele… Pobre rapaz… a luta já acabou.
  • Um está fazendo muito esforço e finalmente consegue acertar 2-3 socos.  – Clássica história do favorito mostrando cedo seus punhos de arma. Vai ser interessante ver ele cansado no 2º round e então clinchar para salvar sua vida no 3º.
  • Um golpe limpo seguido por um contra limpo do outro lutador – ÓTIMO! Essa vai ser uma luta disputada.
  • Um cara acertando jab enquanto o outro corre – Provavelmente vai ser o clássico boxeador – quebrador, onde um cara está constantemente correndo e o outro está tentando alcançar ele.
  • Troca de golpes duros – Luta divertida. Pegue sua pipoca. Ah sim, também pegue seu papel toalha. Vai ter sangue.
  • Muita respiração e tentativas de golpes meia-boca – provavelmente vai dois amigos lutando contra si. Vai ser uma luta controlada.
  • Um cara acertando dois socos e o outro acertando um soco muito forte – Parece um lutador de força com um cara tentando vencê-lo usando volume ou velocidade ou habilidades.
  • Um bloqueado e outro batendo em sua guarda – Parece que um cara está sem confiança para sair fora de concha e o outro não é rápido ou habilidoso o suficiente para passar pela guarda dele.
  • Dois caras se mexendo fora de equilíbrio esfolando um ao outro com golpes fortes – luta embaraçosa, vai ser bem confusa com muita luta greco-romana e clinch.

Eu pessoalmente gosto de tocar o cara com um jab limpo. Eu não me importo de esquivar muito cedo e também não gosto que ele veja como eu movo minha cabeça de graça. Eu vou me mover pelo ringue e procurar um jab limpo usando jogo de pés e talvez algum movimento súbito com a cabeça.

 

Alcance e agressão

Eu nunca determino a agressão de um oponente pelo número de socos que ele desfere ou o número de força que ele usa. Qualquer um com boa técnica pode dar socos fortes. Para mim, o que determina o nível de agressão dele é a escolha de preferência do alcance.

Lutadores agressivos gostam de ficar no alcance. Lutadores não-agressivos gostam de ficar fora do alcance até que eles se sintam perfeitamente confortáveis em ficar no alcance. Você vai notar imediatamente o quão agressivo ele é ou pode ser simplesmente notando quanto ele gosta de ficar no alcance.

 

Quem é mais rápido ?

Velocidade aparentemente é lá do início. Você vai ver imediatamente quem é mais rápido e quem tem a velocidade mais efetiva. Porque tem muitos tipos diferentes de velocidades por aí. Alguns caras tem a velocidade rápida como um trovão no reflexo. Outros caras tem essa velocidade explosiva que requerer um pouco de tempo e telegrafa um pouco. A deixa está na respiração. Quanto mais rápido a respiração, mais rápido o lutador.

Alguns caras apenas são rápidos, mas não necessariamente tem reflexos rápidos. Alguns caras tem apenas mãos rápidas enquanto o outro tem um jogo de pés rápido. Alguns caras são rápidos apenas quando estão batendo, e lentos para contra-golpear. Novamente… É tudo sobre velocidade EFETIVA..

 

Quem tem mais poder?

Qualquer um com boa técnica tem poder. Mas quem bate mais forte ? Você vai descobrir cedo o suficiente. Mas tem outros fatores. Quem tem o melhor queixo ? Quem tem a velocidade para usar esse poder ? Um soco rápido é mais difícil de ver e provavelmente vai surpreender e acertar o danificar.

Melhor ainda, DE ONDE vem esse poder ?A mão direita dele ou do seu gancho de esquerda ? Ele tem alguns configuração de socos perigosa ? Ou ele é apenas poderoso independentemente do que ele jogue ?

 

Quem é mais forte ?

Quem tem a força mais rude dentro ? Ele sabe luta greco-romana? Eu posso tirar ele de equilíbrio facilmente ? Eu posso controlar ele facilmente no clinch ? É divertido empurrar um cara por aí, se inclinar sobre ele e desgastá-lo se você sabe que ele não tem a força pra te tirar de cima dele.

Bata na guarda dele. Chegue perto dele, empurre-o, puxe-o, se incline nele, segure ele e mova-o por aí. Eu preciso saber do que ele é feito. Se eu sentir que falta força nele para ficar equilibrado e fundamentado. Eu vou ficar perto dele.

 

Que tipos de socos ele desfere ?

Do que ele gosta ? Do jab ? Do direto ? Do gancho de esquerda ? Qualquer gancho ?

Alguns caras gostam de jabs bem longos. Alguns gostam de jabs rápidos. Alguns vão deixar a mão e te empurrar. Alguns tem o jab pesado. Alguns raramente usam o jab e quando usam, eles explodem com força total nele. outros só usam para te cutucar e fazer pontos. Ele mexe a cabeça quando desfere um jab ?

Caras que jogam jabs pesados podem ser mais fáceis de prever e contra-golpear o jab. Caras que jogam jabs mais leves, eu gosto de fingir que não vejo o jab e continuar lutando através dele. Normalmente se ele tá jogando jabs mais leves, o foco dele é no próximo golpe de qualquer forma, então eu só olho pro cruzado ou gancho mesmo que ele esteja me ameaçando com o jab.

O direto varia. Alguns caras jogam diretamente no meio. Alguns caras jogam ele reto mas com um pequeno ângulo do lado. Alguns caras tem um tipo de arco por cima. A colocação da cabeça é a chave. Alguns caras trazem a cabeça junto. Alguns caras até baixam a cabeça e jogam diretos cegos.

Eu prefiro quando eles jogam diretos retos. Mais fácil esquivar e mais fácil contra-golpear. Os por cima eu não tenho certeza se devo esquivar ou só bloquear e eu acabo tendo que bloquear. Eu vejo ir pra dentro do direto se for óbvio mas se o cara é bom ele nunca faz ser fácil. Meu contra favorito é jogar um cruzado de esquerda previamente ou durante o direto dele. Acerta fácil e até mesmo perturba o equilíbrio dele especialmente se acertar nos ombros dele depois de ele ter balançado o braço.

Eu diria que os melhores caras são os que jogam o direito com um equilíbrio perfeito. É como se a cabeça deles não viessem junto quando eles o fazem. As luvas acertam em cheio mas a cabeça dele ainda está ali atrás. E quando você também tem o oposto que é quando eles trazem a cabeça junto e entram no cruzado de esquerda em seguida.

Cruzados de esquerda podem variar também. Alguns jogam o cruzado bem curto. Alguns estendem o braço ao máximo. A configuração é a chave. Alguns caras jogam o cruzado de um jeito que é difícil de ver e outros apenas vão joga-lo durante uma troca. Eu fico especialmente incomodado com cruzados enganosos que vem do nada. Ou igualmente incomodado com os caras que trocam entre jabs e cruzados… Você nunca sabe qual vai ser.

Cruzados de esquerda no corpo é algo totalmente diferente. Alguns caras vão se inclinar pra frente e ficar ali. Outros vão ficar bem equilibrados e procurar o alcance pra bater. Os que procuram alcance normalmente fazem melhor que os que se inclinam. Já que quando se inclinam eles telegrafam e você fica achando que eles podem bater no seu figado a qualquer momento.

Ganchos variam. A maioria não os usam a não ser quando bem próximos. De vez em quando, eu luto com caras que usam ganchos longos com um efeito mortal. Você acharia que algo assim é facilmente previsível mas para mim é algo totalmente sorrateiro e realmente encaixa as vezes. Muito assustador.

 

Que tipo de defesa eles usam ?

Bloqueadores PAREDE vs bloqueadores TOQUE

É muito importante saber como seu oponente bloqueia ou esquiva. Quando se trata de bloquear, você tem os bloqueadores parede, que gostam de ficar firmes no chão e então parecem um tijolo quando você bate na guarda deles. E então o bloqueador toque que meio que para seu golpe ou toca na sua luva quando você bate nele. É como se eles estivessem jogando um bloco na sua luva para contrariar a energia da sua luva. É como bloquear com precisão total.

Eu imagino os bloqueadores de toque serem mais habilidosos que os paredes. O bloqueador de toque é capaz de usar ritmo junto com o bloqueio para transitar rapidamente para combinações. É como se o bloqueio fosse o primeiro soco da combinação. Enquanto os bloqueadores-parede tem que explodir fora a guarda deles para contrariar você.

Quando lutando com bloqueadores-parede, eu gosto de ficar tocando nele para incomodar ele até que ele saia da concha — e ENTÃO eu bato forte. Eu não gosto de investir qualquer energia na guarda deles já que eu sinto que é muito pior para mim. Enquanto para os bloqueadores de toque, eu gosto de fingir bater e apenas bater através da guarda dele. É um pouco difícil quando você luta com um bloqueador de toque que sequer tem as mãos em posição. Ele está precisamente pegando seus golpes, então você meio que precisa jogar o jogo do potshot com ele.

 

Esquivadores bruscos vs Esquivadores suaves

Os estilos de esquivas podem variar também. Basicamente você tem os esquivadores bruscos e os esquivadores suaves. Os bruscos vão rapidamente se inclinar ou agachar ou cortar pra um lado. E então imediatamente jogar o contra-golpe ou sair de perto. Os suaves são bem tranquilos, como se estivessem esquivando em câmera lenta. Eles não usam muito esforço e são bons em desviar dos seus socos. Eles normalmente estão andando, também. Eles não tem pressa em avançar. Apenas andam e esquivam.

Os esquivadores bruscos são bem divertidos de bater. Contanto que você fique batendo, você eventualmente vai acertar e quebrar o ritmo deles. Os esquivadores suaves são um pouco mais difíceis de quebrar. Por causa do ritmo e movimentos superiores, eles tiram o vapor dos seus golpes mesmo que você consiga acertá-lo de novo e de novo. você pode acertar uma combinação inteira no esquivador suave e mesmo assim sentir que não causou nenhum dano. O melhor jeito de combater os esquivadores suaves ? Eu gosto apenas de recuar, faze-lo bater, e então bater enquanto ele soca. Eu não persigo eles com socos enquanto estão fazendo a dança-suave… muito arriscado… e eles sempre tem a rotina para desferir contras. Ultimo aviso… NUNCA tente bater em um cara que estão agachando e esquivando. É sempre uma maldita armadilha!

 

Bloqueio com Ombro vs Desvio com Ombro

Alguns caras gostam de bloquear com o ombro enquanto outros caras desviam o soco com ele. Aqueles que desviam o soco são bem mais suaves e irritantes. Aqueles que bloqueiam é bem fácil de contornar. Heh, eu apenas dou alguns socos e contorno ele. Para aqueles que desviam o soco de verdade, eu apenas recuo e dou a eles algum espaço. Ou outra opção é de tentar ir para o lado dele e então desferir golpes no corpo.

 

Defesa dos pés, vulgo “defesa em fuga”

Hilário. Eu apenas o sigo pelo ringue e dou alguns passos para trás para criar muito espaço. Ele não está controlando a distância se eu sair completamente. Se eu ir ao alcance dele enquanto ele está preparando uma armadilha pra mim, vai ser quando eu quiser. Também é importante saber se ele tá correndo porque é assim que ele luta ou está correndo porque está falando confiança.

 

Fazendo meus socos encaixarem

Estabelecendo meu jab

Primeiro de tudo, eu asseguro que eu consiga o tocar. Se eu não consigo acertar ele com um jab de toque, então eu estendo meu braço para um rápido jab inclinado. Se eu AINDA não consigo fazer contato, então eu começo a tentar tocar as luvas dele. De um jeito ou de outro, eu vou bater nele. De jeito nenhum eu vou deixar ele confortável pensando que consegue escapar do meu soco mais rápido.

Eu vou em cima, eu vou embaixo. Alguns na cabeça, alguns no corpo usando a posição de agachamento. Se ele fizer a coisa do braço-da-frente-pra-baixo eu acerto um bom soco no coração dele. Se ele estiver bloqueando tudo ou se movendo bastante., eu uso um jab de empurrão forte naquela posição agachada de lado (bom para tirar ele do equilíbrio)

 

Fazendo o direto encaixar

Eu tento ao máximo encaixar o direto na primeira chance que der, logo no início. O mais cedo ele sentir minha força, mais ele vai me respeitar, e mais ele vai diminuir o ritmo. Eles normalmente fazem. Até os caras mais agressivos vão me dar algum espaço se eu acertar bem o meu direto.

A menos que ele seja bem equilibrado e se mova bem, é bem fácil entrar no alcance e bater nele com a direita. Mas depois disso, você precisa ter cuidado porque ele vai contra-golpear. As minhas melhoras táticas para acertar o direto cedo:

  • de fora do alcance, acertar um 1-2 longo
  • pressione-o usando uma guarda alta, de um passo a frente, dê um direto selvagem através da guarda dele
  • de um contra logo após um dos jabs cedos dele
  • entre e dê um rápido 1-2-3-2, se ele ficar na troca, o segundo direto normalmente vai acertar
  • vá para um clinch, e assim que você se afastar jogue um direto (tome cuidado também com o golpe que pode ver logo após)

 

Fazendo o cruzado de esquerdo encaixar

O cruzado de esquerda encaixa tanto a curto alcance quanto em alcance longo. À curto alcance, normalmente um bom e pequeno cruzado durantes as trocas. A longo alcance, normalmente um cruzado forte durante uma troca rápida ou enquanto você está desviando. Eu queria dizer algo inteligente aqui mas o que eu gosto de fazer é apenas jogá-lo.

A melhor hora pra jogar um cruzado ? Basicamente quando ele tiver jogando um soco. Não importa qual. Ele pode estar jogando um jab, um direto, ou um cruzado, vai ser a hora perfeito pra jogar um cruzado. Só tenha certeza de não ser pego pelo contra-cruzado dele e você vai estar bem. Se você estiver preocupado com o contra com a mão direita dele, pivoteie o corpo com o cruzado e então venha por baixo quando você estiver voltando a sua posição neutra ou tenha certeza que o golpe seguinte com sua mão direita seja mais rápido que o contra dele.

Mirar o cruzado é um ponto importante. Se ele esquivar por baixo demais, então mire na altura do queixo ou do peito e você vai acertar algo. Se ele gosta de ficar como está, então mire alto o suficiente e você quase com certeza vai bater na cabeça dele o tempo todo.

 

Acertando os ganchos

Sempre que ele estiver perto, eu vou um pouquinho pra trás e jogo o gancho. Eu nunca olho por aberturas. Acredite ou não, a melhor hora pra jogar um gancho é quando ele estiver defendendo (ou pelo menos ACHAR que está defendendo). Claro, você pode usar o gancho como contra mas pessoalmente, eu gosto de usar meus ganchos como um anti-contra. Quando eu vejo as mãos deles no rosto para se defender, eu jogo ganchos fortes direto na defesa como se ela não estivesse lá. E se ele pensar em me atacar, meu gancho vai acertar ele no momento que ele mover a mão um centímetro do rosto.

A coisa boa dos ganchos é que você pode empurrar a luva dele pro rosto dele se você souber onde e como mirar. (Mire no pulso.) Um pequena dica para os iniciantes… O melhor incline pro gancho é um bem específico. Não é só se inclinar pra trás. É como se você tivesse que se inclinar pra FRENTE, pro LADO e pra TRÁS… tudo ao mesmo tempo! Eu sei que parece estranho, mas você precisa testar e aí você verá!

 

O compromisso dele com o soco

Força do soco e Volume

Provavelmente o mais importante é o quão forte ele bate ? E quão forte ele está TENTANDO bater ? Podem ser duas coisas bem diferentes. Um cara tentando acertar socos grandes pode ser tão perigoso quanto um cara forte. Ou quantos socos ele está tentando jogar ? E quantos socos ele está tentando acertar ? A aproximação dele diz bastante sobre sua confiança e estratégia.

Cada lutador tem sua própria maneira de distribuir socos. Alguns jogam mais, outros menos. Mas também tem uma variedade de esforço que cada um põe no seu soco. Alguns caras vão jogar jogar muitos socos e todos poderosos. Alguns vão jogar muitos socos mas muitos deles são apenas socos para preparar uma combinação ou golpes mais leves. Alguns vão jogar uma pá de socos sem mirar. Alguns vão tentar mirar precisamente todos os socos.

Isso é importante saber para que você possa usar a defesa apropriada:

  • Contra socos mais pesados – esquive e rebata imediatamente.
  • Contra socos precisamente mirados – finja e prepare um grande contra.
  • Socos mais leves  – ignore ou bloqueie com a guarda relaxada e dispare contras através deles
  • Socos mais rápidos – ignore ou defenda e dispare contras
  • Contra muitos socos – esquive-se dos mais difíceis e acerte um grande contra, e/ou continue se movendo para longe dele

 

A conservação de energia dele

Quanto de energia ele tem ? Ele está tentando gasta ela toda ? Ele tem uma boa resistência ou não ? Quanto mais energia ele tem, mais alerta eu preciso estar. Mas se eu sentir que ele está apenas gastando energia freneticamente, então eu sento e espero ele se cansar sozinho. Ele está ciente dos seus próprios níveis de energia ?

Se eu estou desfrutando de uma vantagem estilística, talvez eu tente trocar com ele toda vez e igualar a energia. Se eu estiver ganhando todas trocas, porque não trocar mais frequentemente? Também se ele for do tipo nervoso, não é uma má ideia manter uma pressão nele para que ele continue queimando mais e mais energia nervosa. É melhor que deixar ele “reunir os nervos” de uma distância e acertar contras desesperados em você.

 

Estabelecendo respeito /ganhando o jogo da confiança

É importante sair do primeiro round com respeito do seu oponente. Você precisa acertar golpes. Você precisa estabelecer força. Ele precisa saber que você tem todas as habilidades e técnicas necessárias para bater nele, e que você tem a força para fazer os golpes contarem. Ele precisa saber que você não está com medo e está preparado para batalhar com ele sempre. A última coisa que você quer é um oponente confiante.

É extremamente importante que o primeiro round seja parelho. Pode ser parelho porque vocês dois acertaram a mesma quantidade de socos. Pode ser parelho porque um de vocês acertou golpes mais fortes enquanto o outro acertou mais jabs. Pode ser parelho porque você acertou mais golpes mais o outro foi mais calmo e confiante. Ou pode ser parelho porque nenhum dos dois fizeram muito. É muito importante estabelecer estabilidade no primeiro round.

Se você tentar bater forte demais para ganhar o primeiro round. Você acaba usando muita energia, ou deixando ele saber seus truques cedo demais e você dá espaço para ele ajustar nos rounds seguintes. Mas se você conseguir ganhar o primeiro round sem muito esforço, é uma boa forma de estabelecer uma vantagem cedo e então converter isso em uma vitória limpa e clara. Se você for insistir em ser agressivo e acertar golpes…. Tenha certeza de que ele respeite você enquanto você estiver sendo agressivo!

 

Ele acha que está ganhando ?

Ele acha que pode ganhar de mim? É normalmente bem óbvio pela forma que eu sinto… pela forma que o treinador está instruindo ele… e pelo jeito que ele luta. Sabe o nível de confiança dele me permite saber mais de oque esperar dele em termos de agressão, truques, e a quantidade de contras que eu posso esperar ver. Também me deixa saber quão bem eu estou indo.

E de saber minha própria confiança. Eu não penso muito nisso. Ou eu sou bom o suficiente pra ganhar ou eu não sou. Oque acontecer acontecerá. Já estamos lutando de qualquer forma e isso vai acabar em alguns minutos.

 

 

2º round

O primeiro round normalmente é o round de teste e o segundo é normalmente o round real da luta. É quando os dois lutadores tem uma boa visão um do outro. Eles sabem com oque estão lidando. Eles já aqueceram e estão confortáveis (e espero que não cansados!). Eles já tem alguma instrução, e estão prontos para arriscar os grandes golpes.

A verdade sempre vem no segundo round.  Qualquer truque ou impressão que ele queria projetar no primeiro round… ele vai estabelecer na luta agora. Oque ele fizer agora é basicamente o jeito que ele vai lutar.

 

Guerra de estratégias do boxe

Controlando o ritmo e distância

Eu vou usar alto alcance para os caras mais poderosos e altos. Ótima maneira de manter eles longe de mim e ganhar tempo para poder ir e surpreende-los. A distância de um braço é uma boa distância para lutar contra oponentes menores ou mais lentos em que eu possa ganhar com minha velocidade e braços maiores. Clinchar é bom para cansar o oponente ou descansar um pouco.

A melhor maneira de forçar a luta a estar em uma distância boa é ter bastante poder. A melhor maneira de forçar seu caminho dentro é ter uma boa esquiva. A distância de um braço é a mais fácil se você souber esquivar e saber como achar novos ângulos e abrir mais espaços para seus socos.

 

Ganhando a batalha dos ângulos

Na realidade não tem tantos ângulos assim para escolher. A mão esquerda ou vai direto ou cruza pelo lado. A mão direita direita ou vai direta ou cruza pelo lado. Se você se inclinar pra trás ou pros lados, você vai achar um ângulo pro gancho. Diferentes ângulos vem com vantagens.

Golpes diretos são os melhores para acertar um golpe limpo, rápido, e forte. Você sente bem quando faz o contato e sua mão retorna imediatamente com facilidade. Golpes cruzados podem dar bastante dano, bom para usar como um contra, bem divertido e satisfatório acertar um bom cruzado. Mas cruzados podem ser exaustivos se você errar.

Outra coisa que você pode fazer é balançar um pouco. Vá direito e mova sua cabeça aqui e ali enquanto você se balança e bate direto (mas com um pouco de ângulo).

 

Timing do ataque

Se eu sou mais rápido ou tenho vantagem no estilo, eu vou bater primeiro toda vez.
Se eu precisar descansar ou precisar ser defensivo, eu vou deixar ele dar o primeiro golpe e então vou contra-golpear e trocar o segundo golpe com ele.
Se eu precisar ser estranho porque ele é um lutador-de-ritmo ou tem uma defesa lisa, eu vou ter que bater-bater-pausar, e então explodir nele novamente.

 

Derrotando a defesa dele

Se ele estiver usando uma casca grossa, eu vou fazer choves golpes pelo meio (na luva dele) enquanto miro alguns golpes fortes pelos lados da guarda dele. Ter um ritmo meio estranho de ataque ajuda a esgueirar golpes fora do ritmo quando ele abrir a guarda.

  • Se ele esquivar bastante, eu vou chegar mais perto e tentar ficar junto com ele, e então pivotear e cavar cruzados e ganchos pelos ângulos.
  • Se ele correr, eu vou cortar o ringue e usar golpes rápidos de uma longa distância.

 

Contras e ataques

Quando ele jogar golpes diretos, normalmente eu vou esquivar e contra golpear. Se eu estiver me sentindo especialmente agressivo, eu vou barrar e trocar com os seus primeiros golpes. Quando ele jabear, ou eu me movo e jogo jab de volta ou eu procuro por um ângulo para a minha mão direito sobre o jab dele (na cabeça) ou por baixo do jab (no corpo). Quando ele jogar um direto, ou eu esquivo e jogo um direto de volta, ou eu viro de volta e jogo um cruzado. Quando ele joga um cruzado, eu saio por trás ou por baixo. As vezes eu vou trocar cruzados se eu me sentir confortável com o ritmo dele.

 

Amostra de Truques de Boxe

Contras mortais e estabelecer

Tem tantos tipos de contras nojentos. A maioria deles tem há ver com acertar um direto pesado, um cruzado sorrateiro, ou um gancho sorrateiro. A maioria dos caras vão estabelecer o direto pesado fazendo você chegar ou dar a cara para o seu direto, e então eles vão ir para aquele fácil contra através. E para o cruzado esquerdo, a maioria dos caras vão distrair sua defesa de alguma forma e então tentar o cruzado esquerdo na sua cabeça ou no seu corpo. Para o gancho, a maioria vai ou usá-lo como contra, ou eles vão chegar perto e bater através da sua guarda.

Você pode evitar muitos desses contras lutando inteligentemente. Use ameaças. Jogue golpes de teste. Seja cauteloso as vezes, mas também agressivo e tome vantagem quando você pegá-lo no meio de seu truque. Você precisa cuidar dos golpes dele e acertar o seu. Se você não consegue evitar um truque que você sabe que está vindo, as vezes é melhor ir e trocar golpes para que pelo menos você iguale os pontos. É melhor que ser pego aparte.

Meus truques favoritos :

  • Troca de diretos
  • Troca de cruzados de esquerda
  • Se incline pra trás e então dé um grande gancho no meio
  • Direito pesado no diafragma
  • Jab forte usado como pontuador
  • Cruzado surpresa após uma esquiva lenta (calcule bem o tempo!)

 

Adiamento / técnicas evasivas 

As técnicas mais comuns de adiamento são correr, clinch incessante, ou manobras habilidosas de defesa e pivô durante a luta. Você normalmente pode evitar as fugas cortando o ringue. E para os clinchers/wrestlers você precisa saber como lutar melhor ou usar acertar socos sólidos e usar jogo de pés para evitar ser agarrado. E para os defensores habilidosos, você vai precisar ter habilidades melhores.

 

Golpes sujos

Ou ele está batendo na sua nuca, puxando sua cabeça pra baixo, golpes baixos, te empurrado, dando cotoveladas, batendo no intervalo, e só planeja ter má conduta. Para os caras batendo na sua nuca ou puxando sua cabeça, você pode evitar isso simplesmente não se inclinando pra frente quando se esquivar dos socos. Para os que golpeiam baixo, é difícil de lidar. Para os que ficam empurrando ou dando cotoveladas, você precisa ter maiores habilidades greco-romanas. E os que batem no intervalo e os que tem má conduta, apenas tome cuidado com eles. Se for uma luta de sparring, apenas pare de lutar e saia do ringue se ele não consegue lutar limpo.

 

Contra-golpes comuns

  • O jab surpresa- normalmente explode depois de um bloqueio ou depois que ele desvia sua mão.
  • O direto surpresa – normalmente um contra comum se você estiver jogando jabs preguiçosos.
  • O passo falso – passo rápido com o pé da frente pra ver se você cai na armadilha e sai do lugar
  • o jab-cruzado – truque irritante onde o jab vira um cruzado. É por isso que a mão direita não pode estar sempre na frente do seu rosto.
  • O golpe sorrateiro do clinch – Sempre que você estiver em um clinch, cuidado com o golpe rápido após se afastarem.
  • Contra-puxe – Sempre que você estiver perseguindo um oponente muito longe, cuidado para ele não se inclinar pra trás e dar um direto de contra.
  • A dança da esquiva – todo lutador tem a dança do movimento da cabeça quando ele mergulha no nível da cintura… NÃO CAIA NISSO!
  • Andar pra trás, e então voltar – clássico movimento velha-guarda onde parece que você saiu da luta mas então você vira com um contra.

 

Truques de escapes defensivos

Esses podem ser incrivelmente irritante. Útil se você souber o ritmo dele antes e você acerta um contra quando seu oponente tentar em você.

  • Pule fora – um pulo para trás para sair completamente… útil para golpes no corpo. Também ajuda quando você esquiva em uma direção, e então pula na outra.
  • Deep waist lean – huge lean from the waist when someone’s getting barraged. Useful when you’re on the ropes. You can also do this with a huge back lean when you’re pivoting away from a straight shot.
  • Slowdown slips – right when you’re finding your rhythm on a guy. He slips, freezes, and then calmly blocks all your shots. And walks. It’s slick but also subtle.
  • Deep pivots and spin-outs – always happens when you get too close. The opponent spins right around and gets away.

 

Ajustes

Se você pensa rápido, você pode começar a ajustar no segundo round. Caso contrário, a maioria das pessoas não desvendam o oponente até o 3º round… que pode ser tarde demais porque você já está se cansando ou perdendo a luta.

 

Ajustes comuns que eu tenho que fazer para os oponentes:

  • Ajustes na guarda – minha mão direita fica mais no lado ou na frente dependendo de se ele joga mais jabs ou cruzados. Minha cabeça vai pra frente ou pra trás dependendo se eu quero deslizar e agachar ou se inclinar pra desviar desviar dos golpes. Minha mão direito mais em cima ou embaixo dependendo de como ele joga a direita.
  • Ajustes no Jab – Alguns caras são bem fácil de acertar com o jab. Outros, você precisa “estalar” para acertar.
  • Diretos e cruzados de esquerda – muitos caras vão ser mais fácil acertar com um ou com outro. Tudo depende da base deles e da forma como eles se cuidam contigo. Seja eles melhores em desviar, eu suavizo e procuro mais velocidade no lugar de força. Normalmente eu sou cuidadoso com o cruzado de esquerda já que é fácil perder o equilíbrio quando você erra.
  • Movimentos da cabeça – A maioria dos caras tem problemas quando eu vou pra baixo. Outros tem problemas quando eu vou por cima. Sair é geralmente fácil contanto que você já tenha planejado.
  • Ajustes de Timing – Timing adjustments – Alguns caras são melhores em trocar sem parar, para esses, você precisa ser limpo, estranho e preciso com 1 ou 2 golpes e então sair. Outros são melhores em pontuar, para esses, você entra e surpreende-o com combos.
  • Ajustes ofensivos – Achar os buracos pode ser difícil de fazer contra caras com técnicas irritantes de defesa. As vezes eu encontro o buraco sendo mais agressivo e forçando diferentes ângulos até que a guarda dele comece a desmoronar. Outra vezes eu encontro o buraco sendo mais passivo e deixando-os começar antes de jogar meus contragolpes.

 

 

3º round

Quem está ganhando?

Esteja você saindo com uma vitória fácil, ou tentando sobreviver há uma batalha perdida, ou tentando ganhar uma partida acirrada. Para a vitória fácil, eu diria para jogar seguro ou continuar batendo e dominando as trocas. Se você estiver tentando sobreviver uma batalha partida, então mantenha sua guarda alta e confiança em cima e consiga alguns contragolpes pesados. Se você estiver tentando ganhar uma luta acirrada, então é melhor você puxar rapidamente alguma estratégia e bater até o último sino.

 

Estratégias para lutar cansado

Essas estratégias são para quando os DOIS estiverem cansados. Tem muita alegria e diversão no final da luta porque pode acontecer muita selvageria nos momentos finais quando âmbos lutadores estão esgotados.

Se incline com os golpes pesados. Agarre, gire, empurre. Recue, recue, dispare um soco repentino. Movimento lateral para esquerda, para a direita, finja um golpe, recue novamente.Finte do movimento rápido dos pés pra frente, mas pause repentinamente para balançar o equilíbrio dele. Agora invista com golpes. Continue empurrado e batendo. Lute dentro agora. Se ele segurar, gire ele. Se ele empurrar, saia do ângulo e contragolpe.

 

Padrões repentinos

Entre com uma barragem. Finalize com um golpe no nível do peito. Use um desvio automático de um lado pro outro. Desvio duplo de vez em quando para limpar todos os contras.

Alguns dos meus auto-combos favoritos

  • 1-2-3-2
  • 6b-5b-2-3-2
  • 2-3-2-5-2
  • qualquer combinação brilhante que eu queira fazer.

 

Manobras de auto defesa

  • esquive pra baixo depois de uma combinação
  • você pode esquivar para baixo e esquivar para baixo DE NOVO para o outro lado (para se livrar dos contras dele)
  • se afaste
  • se incline ou empurre
  • agarre (ou acabe com um soco no peito dele ou guarda e ENTÃO agarre)

 

Fintas

Fintas não são apenas útil para o início da luta mas também para o final quando ambos lutadores estão cansados e perdem o equilíbrio facilmente se você fizer se estender demais.

  • Passo para dentro, se incline pra trás, contra.
  • Jab pesado, se incline pra trás, contra.
  • Combinação rápida com golpes diretos, se incline pra trás, contra.
  • Levante a direita, bata com a esquerda.
  • Abra as duas mãos amplamente, dispare o jab direto no meio.
  • Toque a luva dele com o jab, cruzado de tapa pesado.
  • Toque as luvas dele lentamente com o jab, golpe pesado por cima da mão com a direita.

 

Plano de Clinch

Dispare alguns golpes para forçar ele a bloquear. Ache o seu caminho pra dentro. Entre com golpes, saia, agache e de um passo e clinche. Dentro do clinch, use a técnica de puxar e empurrar para mexer com o equilíbrio dele. Se ele for forte, segure seu chão e deixe-o queimar toda sua energia. Quando ele estiver fora de equilíbrio novamente, junte os pés e gire-o fora de equilíbrio.

 

Erros forçados

Eu gosto de propositalmente errar socos para entrar sem tomar nenhum soco. Eu jogo um grande direto na sua guarda, entro, e empurro e/ou clincho. Grande cruzado na guarda, entro, empurre e/ou clincho.

boxing ebook Advanced Boxing Techniques A Dieta de 30 Dias dos Lutadores
Aprendeu alguma coisa? Compartilhe!



0 Comentários

Deixe um Comentário

Compartilhe sua opinião com outros boxeadores. Por favor, seja respeitoso.
Emails nunca serão publicados ou compartilhados.
Quer seu próprio avatar nos comentários? Faça um Gravatar!

Post anterior:

Post seguinte:

Copyright © 2008-2013 Como Boxear | ExpertBoxing. All rights reserved