3 Contragolpes Básicos para Boxeadores Canhotos contra Destros

6 abril, 2010 6 abril, 2010 por Johnny N Contragolpes do Boxe, Estratégia do Boxe 7 Comentários

contra golpes canhoto

Três contragolpes simples para boxeadores canhotos usarem contra lutadores destros. É hora de usar a sua base canhota para sua vantagem!

Se você é um boxeador canhoto em um mundo destro, você definitivamente tem uma vantagem. O motivo é que sendo canhoto você vai lutar contra mais boxeadores destros, enquanto os boxeadores destros nunca irão conseguir a mesma experiência contra canhotos. Por enquanto, eu incluí alguns contragolpes muito simples para qualquer lutador canhoto usar contra um boxeador destro.

 

Lembretes para os Canhotos

Sempre que um canhoto luta contra um destro, é comum a luta virar uma briga por causa da base espelhada. Normalmente em uma luta destro VS destro, ambos lutadores tem a habilidade de defender-se contra a mão direita do outro colocando o braço esquerdo, usado para jab, no caminho.

Em uma luta canhoto VS destro, os boxeadores estão em uma base espelhada, e a cabeça e o corpo estão abertos para serem atingidos pelo braço de trás do oponente, que é mais forte. No caso de um iniciante canhoto VS iniciante destro (jogo de perna e movimento da cabeça à parte), é comum que a luta vire uma “corrida de golpes” – em outras palavras, o jab mais rápido intercepta o jab mais lento e o golpe com a mão forte mais rápido irá interceptar o mais lento. O que eu quero dizer é… Se você é o canhoto, golpeie mais rápido e tente colocar seus golpes dentro dos dele.

Último lembrete, tente se movimentar para sua direita (que é a esquerda do seu oponente). Isso vai posicioná-lo longe da mão direita do seu oponente ao mesmo tempo que traz sua mão esquerda mais perto dele. Muitos treinadores irão falar para você sempre tentar manter o seu pé direito (à frente) do lado de fora do pé esquerdo do seu oponente. Se você fizer isso corretamente, você irá perceber que será possível acertar bons golpes com ambas mãos enquanto seu oponente só poderá acertar-lhe com sua mão da frente. Chega de intruções pré-luta… Vamos aos contragolpes!

 

1) Seu Jab sobre o Jab dele

Geralmente no começo de uma luta entre um lutador canhoto e um destro, ambos lutadores terão dificuldade ao tentar jabear o outro. O motivo é porque ambos estarão jabeando e aparando com o mesmo braço da frente. A princípio, o que você vai fazer é simplesmente aparar o jab dele com sua mão direita. O lutador destro comum irá se sentir desajeitado ao jabear o seu braço da frente já que ele estáclaramente tentando acertar seu rosto. Em algum momento ele vai se inclinar para frente ou lançar um jab rápido e forte.

No momento que ele fizer isso, levante sua mão direita para que o jab dele passe por baixo e então vc pode lançar seu próprio jab por cima do braço dele. (Você também pode facilitar um pouco o movimento dobrando um pouco os joelhos e então elevando seu corpo para fazer ele errar totalmente). Esse contragolpe parece simples a princípio, mas você verá que ele funciona bem se você praticar bastante e fizer o movimento sutilmente. Você também pode melhorar o movimento ao fazer o pivô com a planta do pé da frente no sentido anti-horário enquanto você lança o jab.

 

2) Direto de Esquerda quando Ele Jabeia

uitos destros não estarão prontos para isso porque eles estão acostumados a trocar jabs de esquerda contra outros lutadores destros. O conceito é o mesmo exceto que você estará lançando um direto de esquerda, que causa muito mais dano. Qualquer momento que você vir seu oponente lançando um jab, imediatamente lance seu direto de esquerda no meio.

Se você lançar o direto rápido e em linha reta, ele deve acertar. A beleza desse direto é que mesmo que ele lance um direto de direita, seu direto de esquerda começou antes e irá interceptar facilmente o golpe; sua cabeça estará na parte de interna do seu braço e protegida dos diretos de direita.

 

3) Intercepte a Mão Direita dele com um Direto de Esquerda

3) Intercepte a Mão Direita dele com um Direto de Esquerda

Muitos lutadores destros não conseguiram ver o seu direto de esquerda. Se o seu oponente destro lança um golpe com a mão direita, rapidamente supere o golpe dele lançando um direto de esquerda no meio ou até entre as luvas, se o oponente as posicionar de acordo. Essa dica é quase igual à dica número 2 exceto que você está fazendo o mesmo movimento com uma reação diferente.

boxing ebook Advanced Boxing Techniques A Dieta de 30 Dias dos Lutadores
Aprendeu alguma coisa? Compartilhe!



7 Comentários

William Rox dezembro 5, 2013 às 5:44 am

Sensacional esse site! não acredito que levei tanto tempo para conhecê-lo! Muito bom mesmo!

Resposta

Everton janeiro 31, 2014 às 1:15 pm

Obrigado William! Abraços e bons treinos!

Resposta

Ruan Matheus março 3, 2014 às 10:22 am

Olá, Boa tarde ^^
Eu sou de brasília e por aqui não conheço muitos lugares em que posso comprar meus equipamentos, vocês teriam listas de lojas e sites brasileiros para que eu possa fazer minhas compras?
Desde já agradeço.

Resposta

André Amorim maio 19, 2014 às 11:40 am

Show o site, eu sou canhoto e vou tentar usar esses contragolpes, mas eu quero saber se você tem alguma dica para canhotos vs canhotos, sempre que faço sparing com um canhoto, mesmo um menos experiente, ele me acerta muito mais do que o contrário, e aí tem alguma dica pra mim??

Resposta

William março 6, 2015 às 10:55 am

Excelente site! Parabéns aos idealizadores!

Resposta

luiz fernando outubro 28, 2015 às 2:39 pm

Faço boxe há cinco meses e gostaria de algumas dicas para melhorar meu sparring

Resposta

Gilmar Rocha Brito janeiro 6, 2016 às 12:19 pm

FAÇO KICK BOXING E SOU CANHOTO, GOSTEI MUITO DAS INFORMAÇÕES

Resposta

Deixe um Comentário

Compartilhe sua opinião com outros boxeadores. Por favor, seja respeitoso.
Emails nunca serão publicados ou compartilhados.
Quer seu próprio avatar nos comentários? Faça um Gravatar!

Post anterior:

Post seguinte:

Copyright © 2008-2013 Como Boxear | ExpertBoxing. All rights reserved